Exame admissional

Description

Flashcards on Exame admissional, created by Zeilma Oliveira on 21/04/2016.
Zeilma Oliveira
Flashcards by Zeilma Oliveira , updated more than 1 year ago
Zeilma Oliveira
Created by Zeilma Oliveira about 8 years ago
17
1

Resource summary

Question Answer
Exame admissional
O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório, solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada. O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT, o qual diz: “Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I - na admissão; II - na demissão; III – periodicamente
O Exame Admissional é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.
O exame inicia com uma entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores, dando ênfase aos empregos anteriores, bem como possíveis agentes nocivos a que este trabalhador esteve exposto. O médico questiona se o trabalhador sofre alguma doença ou mal estar, mede pressão arterial, batimentos cardíacos etc. Após o exame e a entrevista, o médico emite o Atestado Médico de Capacidade Funcional. A prática é uma garantia para o empregador e para o empregado porque, se ao longo do tempo de trabalho o empregado adquirir alguma doença em decorrência de suas funções, ele poderá ser indenizado por isso. Para o empregador, o exame admissional é necessário para saber se o candidato ao emprego está apto para exercer as funções que dele serão exigidas, dando maior garantia de que o trabalho será realizado.
É importante lembrar que no exame admissional não são permitidos testes de gravidez, de esterilização e exame de HIV (AIDS), por serem considerados práticas discriminatórias.
Referência: meusalario.uol.com.br FIM
Show full summary Hide full summary

Similar

Obrigações Trabalhistas
Fabio Branco
ADMISSÃO
Fernanda Alves
admissao
Daiane S.
Admissão
Daiane S.
admissao
Daiane S.
Admissao de funcionarios
Daiane S.
BIOLOGY B1 5 AND 6
x_clairey_x
Economics - unit 1
Amardeep Kumar
THE PRESENT CONTINUOUS
neworld2030