Geografia ( Tratados no território Brasileiro )

Description

Geografia Referente a questão que caiu no enem 2009
gui_jparp
Flashcards by gui_jparp, updated more than 1 year ago
gui_jparp
Created by gui_jparp about 8 years ago
117
8

Resource summary

Question Answer
- Bula "Inter Coetera" do Papa Alexandre VI -1493 Concedeu à Espanha as terras descobertas ou que se descobrissem a partir de um meridiano distante 100 (Cem) léguas a Ocidente de qualquer das ilhas de Açores e Cabo Verde.
- Tratado de Tordesilhas - 1494. Estabeleceu a divisão do globo terrestre em dois hemisférios por um meridiano localizado 370 (Trezentos e Setenta) léguas a Oeste das ilhas de Cabo Verde. (A localização correta das Linhas de Tordesilhas revelou-se impraticavel, na época, pela impossibilidade da determinação de longitudes.
- Convenção de Saragoça - 1529 Escritura da venda feita pelo Rei da Espanha ao de Portugal da região onde se encontravam as ilhas Molucas. (Estabelecido também na base de um meridiano localizado à Leste dessas ilhas, passando pelas ilhas denominadas "las Velas e de Santo Thome").
- Primeiro Tratado de Utrecht - 1713. Firmado entre Portugal e a França para estabelecer os limites entre os dois paises na costa norte do Brasil. Estas disposições serviram, quase dois séculos após, para defender a posição brasileira na questão do Amapa.
- Segundo Tratado de Utrecht - 1715 Firmado entre Portugal e a Espanha, restabelecendo a posse da Colônia de Sacramento para Portugal.
- Tratado de Madri - 1750 Entre Portugal e Espanha, esbabeleceu limites entre as colônias dos dois, na America do Sul, respeitando a ocupação exercida nos territórios e abandonando inteiramente a "linha de Tordesilhas".(Colônia de Sacramento passaría domíninada pela Espanha). Esse Tratado deu ao BR perfil próximo atual
- Tratado do Pardo - 1761. Tornou nulas todas as disposições e feitos, decorrentes do Tratado de Madri.
- Tratado de Santo Ildefonso - 1777. Ainda entre Portugal e Espanha. Seguiu em linhas gerais os limites estabelecidos pelo Tratado de Madri, embora com prejuizo para Portugal no extremo sul do Brasil.
- Convenção (ou Paz) de Badajoz - 1801. Estabelece as condições de paz na Península Ibérica (sem fazer menção aos limites das colônias de Portugal e da Espanha na América do Sul). Com isto tornou nulas, na prática, todas as disposições a respeito - entre estes dois países -, permitindo a expansão da ocupação gaúcha até o rio Uruguai.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo
Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
Catarina Troiano