Filosofia Mitologia

Description

Mitologia
fe_7
Flashcards by fe_7, updated more than 1 year ago
fe_7
Created by fe_7 almost 8 years ago
10
1

Resource summary

Question Answer
MITO (verdade inquestionável) a verdade está na pessoa que narra. Dogmatico - verdade absoluta Narrativa sagrada sobre a origem da vida, fatos da natureza. Utilizada na Grécia antiga. Explicações dadas através de simbologia, Deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.
PERIODO HOMERICO Mito sobre origem do Cosmo - Cosmogonia Mito sobre origem dos Deuses - Teogonia Cosmogonia - narrativa sagrada sobre a criação do universo. teogonia - Historia fantasiosa (sagrada) sobre a origem de uma divindidade (nascimento de Athenas, Afrodith).
Período Arcaico (filosofia explica o Mundo) inicio da filosofia ( Mito "desaparece" de forma gradul e lenta, torna-se uma forma secundária para explicar o Mundo ) Cosmologia 1°Navegações (Desencantamento do Mundo) Desenvolvimento das navegações. Em busca de desvendar as historias sobre deuses ou semideuses, a navegação foi cada vez mais longe e não encontrou nenhuma figura mitológica, levando o questionamento sobre a existência dos deuses. Oque obrigou a busca por novas teorias sobre a origem do mundo. Dando inicio a filosofia...
2° Desenvolvimento da moeda Moeda - valor simbólico e abstrato de troca. Desenvolvimento a capacidade de abstração, dar o valor "abstrato" a moeda.
3° desenvolvimento do calendário Medida abstrata do tempo
4 °criação do alfabeto Transcrição abstrata da fala e do pensamento
Filosofia Cosmologia - Tales de Mileto Tales passou 9 horas sentado em uma pedra pra concluir que a água sempre cai (teoria gravitacional dos corpos). Estuda a estrutura, evolução e composição do Universo, de forma racional.
Nascimento da Polis (cidades) por consequência o nascimento da filosofia Filosofia nasce ou na Grécia ou no Oriente. Filosofia e mito são formas diferentes de explicação.
Aletéia Laico Aleteia -Esclarecimento da verdade. Laico - o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela. O termo “laico” tem sua origem etimológica no grego laikós que significa “do povo”. Está relacionado com a vida secular (mundana) e com atitudes profanas que não se conjugam com a vida religiosa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227