Quimica Organica

Description

Quimica organica,funçoes organicas
Daniela Mendes
Flashcards by Daniela Mendes, updated more than 1 year ago
Daniela Mendes
Created by Daniela Mendes about 8 years ago
132
1

Resource summary

Question Answer
Quimica Orgânica
o que é? é o segmento da disciplina responsável pelo estudo dos compostos do carbono. Estudar as características do carbono envolve conhecimento sobre tipos de ligação, classificação do elemento químico e das cadeias carbônicas. o que foi a Síntese de wohler? foi um processo que ficou conhecido no mundo inteiro, porque é a partir dele que a Química Orgânica surgiu. Tudo começou quando Friedrich Wohler em seus experimentos aquecia cianeto de amônio, que é um sal inorgânico e acabou obtendo a uréia que é uma substância orgânica encontrada na urina de alguns animais. A química orgânica está presente até em nosso organismo na forma de proteínas, lipídios e carboidratos. A composição do açúcar, da glicose e da celulose se resume em carbono, hidrogênio e oxigênio. Além de a química orgânica estar presente em todos os seres vivos (em nosso organismo), ela também faz parte de nossa alimentação, através dos chamados compostos orgânicos naturais. Existem centenas destes compostos nos alimentos que ingerimos, como por exemplo, o ácido tartárico presente na uva e o ácido cítrico do limão, todos possuem em suas fórmulas o elemento carbono.
Tipos de Quimica Organica? Os orgânicos, têm em sua composição o carbono e o hidrogênio. Compostos que tenham carbono, mas sem hidrogênio, são considerados compostos de transição. Os inorgânicos não contém carbonos. Exemplos de compostos em transição: CO2, CaC2, etc; Exemplos de compostos inorgânicos: H2O, HCl, etc; Exemplos de compostos orgânicos: CH4, C2H4O2; Características do elemento Carbono Para entender toda a química orgânica, é inevitável conhecer o seu elemento básico, o carbono: Massa: 12 Nº de prótons: 6 Nº de nêutrons: 6 Nº de elétrons: 6 - Estado fundamental bivalente.
Propriedades do carbono Ametal Tetravalente (realiza até quatro ligações de elétrons) Geometria tetraédrica (forma de pirâmide), com ângulos de 109º e 29' entre as quatro ligações Anfótero, pode realizar ligações com átomos eletropositivos e eletronegativos (receber ou "doar" elétrons) NOX entre -4 e 4 Capacidade de formar cadeias (vários carbonos em sequência) Funçoes Organicas o que é? São compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Assim, o metano (CH4) é um composto orgânico, mas o ácido carbônico (H2CO3) não.
As moléculas orgânicas podem ser sintetizadas por organismos vivos (sendo assim, naturais) ou em laboratório (artificiais). Entretanto, a definição inicial da química orgânica baseava-se na condição de que apenas seres vivos podiam produzi-las: sendo essa teoria derrubada pelo químico Friedrich Wöhler através da síntese artificial de uréia (orgânica) a partir de cianato de amônio (inorgânico). Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, radicais ligantes ou natureza das ligações. Portanto essas características agrupam os compostos por semelhança que formam, assim, as funções orgânicas:
Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, radicais ligantes ou natureza das ligações. Portanto essas características agrupam os compostos por semelhança que formam, assim, as funções orgânicas: Hidrocarbonetos São compostos constituídos por, apenas, átomos de carbono e hidrogênio. Sendo essa função composta por uma ampla gama de combustíveis (metano, propano, acetileno).
Alcoóis Os alcoóis são constituídos por radicais de hidrocarbonetos ligados a uma ou mais hidroxilas. Entretanto, nunca podem ser considerados bases de Arrhenius (pois não liberam essa hidroxila em meio aquoso). Fenóis São cadeias aromáticas (hidrocarbonetos) ligados a uma ou mais hidroxilas. Diferindo-se dos alcoóis, portanto, por apresentarem estrutura em anéis rodeados por grupos OH.
Éteres São compostos por um átomo de oxigênio entre duas cadeias carbônicas. Sendo estas cadeias também de hidrocarbonetos (radicais alquila ou arila). Ésteres São semelhantes aos éteres por possuírem átomos de oxigênio entre as cadeias carbônicas (radicais). Porém, diferem-se destes por possuírem um grupo carbonilo (CO) também entre os carbonos. Assim, a molécula é estruturada por: radical – carbonilo – oxigênio – radical.
Aldeídos São formados por um radical orgânico (alifático ou aromático) ligado a um ou mais grupos formilo (HCO). Cetonas São compostas por dois radicais orgânicos (alifáticos ou aromáticos) ligados entre si pelo grupo carbonilo (CO). É a essa função que pertence a acetona comercial (propanona - CH3COCH3).
Exercício 1: (PUC-RIO 2010) O oseltamivir, representado na figura ao lado, é o princípio ativo do antiviral Tamiflu que é utilizado no tratamento da gripe A (H1N1). Assinale a opção que NÃO indica uma função orgânica presente na estrutura da molécula do oseltamivir. A) Amina primária. B) Éter. C) Éster. D) Amida. E) Aldeído.
resposta: D Porque da resposta:em ambas as substâncias, pode-se identificar duplas ligações conjugadas
Show full summary Hide full summary

Similar

Cadeias carbônicas ABERTA
carllosrochab
Nomenclatura de cadeias carbônicas com Grupos Funcionais
Laura Santiago
Química Orgânica- mapa mental 01
Pedro Arnaud
O átomo de carbono
Andrea Borges
Reações de Adição
Sara Soares
Cadeias carbônicas
Laryssa Valencise
Isomeria
Bruna Bessa
Hidrocarbonetos no Cotidiano
Gabi4438
Química Orgânica
Mathias Rezende
Exercícios aula 5 - Isomeria
Fernando Tuba
Funções Orgânicas Oxigenadas
Jaquiely Balbino Barros