DIP

Description

prova Doenças Infecto Parasitárias Flashcards on DIP, created by Ana querichelli on 13/06/2016.
Ana querichelli
Flashcards by Ana querichelli, updated more than 1 year ago
Ana querichelli
Created by Ana querichelli almost 8 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Qual a sequência de eventos durante uma reação inflamatória? Agressão tecidual - liberação de mediadores químicos - vasodilatação - diapedese - migração de células imunes para o tecido - fagocitose - produção de citocinas pelos macrófagos - produção de proteínas de fase aguda - opsonisação do microorganismo.
Que tipos de células podem atuar como APCs, e quais suas funções? Células dendríticas, macrófagos e linfócitos B podem atuar como APCs, que vão fagocitar os microorganismos, migrar para os linfonodos regionais e apresentar os antígenos aos linfócitos T.
Quais células são ativadas pelos MHC de classe I e II? E para que tipos de parasitas cada um deles serve? MHC CLASSE I: parasitas intracelulares, ativam TCD8 (liberação de perforinas e granzimas para matar célula parasitada). MHC CLASSE II: parasitas extracelulares fagocitados, ativam TCD4 TH1 (ativam macrófagos a produzirem citocinas) e TCD4 TH2 (ativam linfócitos B para produção de anticorpos e células de memória).
Que tipo de resposta predomina nas infecções bacterianas? Resposta humoral mediada por MHC de classe II com a formação de anticorpos específicos.
Quais as diferenças entre as bactérias gram positivas e gram negativas? Gram positivas: espessa camada de peptideoglicano, estrutura simples, ausência de membrana externa, cora-se em roxo. Gram negativas: fina camada de peptideoglicano, estrutura complexa, camada lipídica externa, cora-se em vermelho. Antibióticos são menos ativos devido à dificuldade em penetrar sua camada complexa.
Cite 4 características gerais sobre as Staphylococcus. Organização em cacho de uva, imóveis, anaeróbios facultativos, catalase positivos, osmotolerantes, resistentes à dessecação.
Qual local de colonização dos Staphylococcus? Que populações estão mais suscetíveis a desenvolver pneumonias causadas por essas bactérias? Colonizam pele e mucosa (associados a doenças de pele, tecidos moles, ossos, TGU, infecções oportunistas). Pneumonias são comuns em imunossuprimidos e idosos.
Quais as principais espécies dos Staphylococcus e seus locais de colonização? S. aureus - trato respiratório superior. S. epidermidis - pele e mucosas. S. saprophyticus - microbiota periuretral e pele.
Qual o mecanismo de patogênese da S. aureus? Alimento contaminado com bactéria - crescimento e produção de enterotoxina - contato toxina com mucosa intestinal - processo inflamatório intenso - diarreia - toxina estimula centro do vômito - gastroenterite
Qual a função da cápsula polissacarídica e camada mucoide na S. aureus? Inibição da fagocitose e impede a identificação pelo sistema imune.
Qual a função do peptideoglicano na S. aureus? ativar complemento, estimular pirógenos, proporcionar estabilidade osmótica.
Qual a função do "clumping factor" na S. aureus? Formação de camada de fibrina em volta do abcesso, localizando a infecção e protegendo a bactéria da fagocitose.
Qual a função do ácido teicóico na S. aureus? São mediadores da adesão entre a bactéria e a membrana celular, e são responsáveis pela especificidade antigênica da parede.
O que é a Síndrome do Choque Tóxico? É uma emergência médica rara causada por uma toxina bacteriana produzidas pelas bactérias Gram-positivas Staphylococcus aureus (mais freqüente) ou Streptococcus pyogenes. Causada por citocinas produzidas por linfócitos e monócitos estimulados por componentes da estrutura celular, ou diretamente por certas enterotoxinas ou pela toxina do choque tóxico (TSST-1).
Quais as principais características do S. epidermidis? Segunda espécia de importância clínica, associada a bacteremia, endocardite, sepse, etc. Coagulase-negativo, menor produção de enzimas proteolíticas, não produzem toxinas
Como é o mecanismo de virulência do S. epidermidis? Associada a produção de cápsula, mecanismos de adesão e formação de biofilme.
Quais as principais características do S. saprophyticus? Oportunista do trato urinário (segundo mais comumente associado a infecções urinárias), coagulase negativo.
Como é o mecanismo de virulência do S. Saprophyticus? Adesão às células do trato urinário e produção de urease (deixa urina alcalina e mais propensa a infecções bacterianas).
Qual achado laboratorial faz a identificação da S. aureus? E da S. saprophyticus? DNAse e Urease, respectivamente.
Quais as principais características dos Streptococcus? Organizados em cadeias ou pares, anaeróbios facultativos, imóveis, catalase negativos.
Descreva o S. pyogenes quanto à: classificação, local de colonização, fatores de virulência e tratamento. Beta-hemolítico, grupo A; infecções de vias aéreas superiores; pili recoberto de ácido lipoteicóico e proteína M (desencadeia resposta piogênica); fatores de virulência são cápsula de ácido hialurônico (antifagocitária), estreptolisinas (hemólise de células imunes), estreptoquinase (digestão da fibrina), toxina piogênica (choque tóxico); tratamento: antibiótico, que não atinge áreas de necrose tecidual.
Descreva o S. agalactiae quanto à: classificação, local de colonização. Beta hemolítico, grupo B; trato genital.
Descreva o S. viridans quanto à: classificação, local de colonização. Alfa hemolíticos, orofaringe.
Descreva o S. pneumoniae (pneumococos) quanto à: classificação, fatores de virulência. Alfa hemolíticos; cápsula polissacarídica, pneumolisina.
O que são piodermites? Quais os agentes causadores? Processos infecciosos cutâneos (primariamente) provocados por bactérias piogênicas (S. aureus e S. pyogenes).
Que fatores influenciam na patogênese das piodermites? Patogenicidade da bactéria, respostas do hospedeiro à infecção, estado anatomo-histo-fisiológico da pele, integridade da camada córnea, pH (baixo confere proteção), secreção sebácea (propriedades bacterianas), efeito supressor de cepas sobre outras, mecanismos imunológicos do hospedeiro.
Sobre o impetigo, responda: quais os agentes causadores? Quais os fatores predisponentes? Qual o tratamento? S. aureus, S beta-hemolíticos (pyogenes e agalactiae); picada de insetos, má higiene, escabiose; remoção das crostas, penicilina; respectivamente.
Sobre o ectima, responda: quais os agentes causadores? Quais as características da lesão? Qual o tratamento? Staphylococcus; lesão vesiculosa com ulceração superficial e formação de crostas que deixam cicatriz; penicilina, hidratação, drenagem de abscessos.
Sobre a Síndrome da pele escaldada, responda: quais os agentes etiológicos? Qual a fisiopatologia? Qual o quadro clínico? Exotoxinas esfoliativas produzidas pelo S. aureus, reação imunológica ao S. aureus; destruição da desmogleína pela esfoliatina produzida em um foco de infecção distante e levada até a pele pela corrente sanguínea; faringites, conjuntivites, febre, eritema, bolhas flácidas, áreas erosivas, etc.
Sobre as foliculites, responda: como é a forma superficial? E a profunda? Quais os agentes causadores? Superficial: pequena pústula folicular com formação de crostas, não interfere no crescimento dos pelos; Profunda: pústula folicular centralizada por pelo, placas vegetantes e infiltradas, não interfere no crescimento dos pelos; S. aureus, bacilos coliformes, S. coagulase-negativos (epidermidis e saprophyticus)
O que é um furúnculo? O que é um antraz? Qual o tratamento? Furúnculo é uma infecção estafilocócica do pelo e da glândula sebácea anexa, que acomete áreas de atrito e/ou sudorese; antraz é um conjunto de furúnculos; tratamento é uso de antibióticos e drenagem (quanto está flutuando).
O que é erisipela? Qual o quadro clínico? Forma aguda de celulite (inflamação do tecido subcutâneo) superficial causada por Strep beta hemolíticos do grupo A (pyogenes); quadro clínico envolve febre, mal estar, eritema, dor, comprometimento geral do paciente.
O que é uma estomatite? Acometimento da mucosa da cavidade oral e de regiões circunvizinhas (bochecha, língua, gengiva, lábios) ou doenças, ou lesões.
O que é uma angina? Infecção do trato respiratório superior, acometendo a faringe e as amígdalas.
Cite 2 doenças do tipo angina de etiologia viral. Herpangina, herpes simples (vírus tipo 1).
Quais os principais agentes causadores das anginas de origem bacteriana? Porque elas surgem? S. pyogenes, S. pneumoniae, S. aureus. Surgem por descompensação da microbiota normal.
Qual o mecanismo de patogênese do tétano? E qual o agente causador? O agente causador é a C. tetani. O tétano ocorre após inoculação do esporo em ferimentos - pele se rompe e entram Staph e Strep, que iniciam processo infeccioso e tornam o ambiente favorável para o desenvolvimento do esporo do tetani - surgimento da célula vegetativa - produção de toxina tetânica.
Qual a toxina tetânica e como ela age? A toxina é tetanospamina. Ela é transportada para o SNC, onde se liga a receptores que cliva proteínas envolvidas com a liberação de mediadores inibitórios da sinapse neural, bloqueando sua liberação e impedindo o relaxamento, o que causa uma paralisia rígida e espástica.
Qual o mecanismo de patogênese do botulismo? E qual o agente causador? O agente causador é C. botulinum. Alimentos mantidos em anaerobiose tem ambiente favorável para desenvolvimento da bactéria - ingestão de alimentos contaminados com esporo ou toxina botulínica - absorvida no intestino, levada ao SNC - bloqueia liberação de acetilcolina, causando paralisia flácida.
Qual o agente causador da gangrena gasosa? C. perfringens, produtor da endotoxina (alfa-toxina).
Como se faz o diagnóstico de bactérias anaeróbias? Pelo cheiro das substâncias coletadas, por exemplo, pois elas não crescem em cultura.
Qual o agente causador da Actinomicetose? Como ela ocorre? O agente é Actinomyces isreaelli. Infecção endógena - bactérias invadem mucosas após trauma - infecção granulomatose e supurativa - lesões piogênicas - edema.
Qual o papel da enterotoxina produzida por algumas cepas de bacterioides fragilis? Rompimento da barreira epitelial através da degradação proteolítica, levando a lesões teciduais e secreção de fluidos.
Cepas produtoras são mais virulentas? Sim, uma vez que a alteração dos complementos juncionais pode vir a promover translocação bacteriana e intensificar o processo inflamatório.
Quais as principais características das infecções causadas por bactérias anaeróbias? Supuração, formação de abscessos, presença de gás, desnutrição dos tecidos, natureza polimicrobiana.
Quais os 6 tipos de E. coli diarreiogênicas? Enteropatogênicas, enteroagregativas, de padrão de adesão difuso, enteroinvasora, enterotoxigênica, enterohemorrágica.
Qual a classificação da E. coli, Salmonella e Shigella quanto à coloração Gram? Bacilos gram negativos.
Por que a disenteria bacilar causa sangramentos e secreção de muco? Pois há invasão tecidual além da colonização intestinal, causando destruição do epitélio (muco) e rompimento de pequenos vasos do epitélio intestinal (sangramento).
Quais as ações da tetanospamina no SNC? Hiperexcitabilidade, hipertonia muscular, hiperrreflexia, espasmos e contraturas, distúrbios respiratórios, distúrbios metabólicos.
Como se mede a gravidade do tétano? O tétano é grave se tiver mais de 3 das manifestações a seguir, e moderado se tiver de 0 a 3: período de incubação menor que 7 dias, período de progressão menor que 48h, porta de entrada de risco elevado, temperatura maior que 40°, espasmos generalizados, taquicardia.
Qual o mecanismo de patogênese das infecções da meninge? Invasão bacteriana - resposta inflamatória intensa com aumento da permeabilidade capilar - aumento da entrada de microorganismos (leucócitos) - entrada de líquido na cavidade craniana - aumento da pressão intracraniana - cefaleia
Quais as principais características da Neisseria meningidis? Diplococo gram negativo, não esporulado, encapsulado.
Quais fatores relacionados com a virulência da Neisseria meningitidis? Cápsula espessa, membrana externa nos gram negativos com pilus, produção e liberação de endotoxina (ativa sistema imune, causa hipoglicemia, produção de proteínas de fase aguda, hipotensão (aumento da permeabilidade vascular), induzem a produção de IL-1 (provoca febre e coma).
Como é feito o diagnóstico de meningite? Colheita de amostra de líquor, aspirado de material de abscesso cerebral, biópsia cerebral. Divide-se em 4 tubos, para contagem de células e coloracões diferenciais, verificação da coloração de gram e cultivo, sorologia e bioquímica.
Quais as alterações presentes no LCR em casos de infecção bacteriana? Elevada celularidade (leucócitos), predomínio de neutrófilos, consumo de glicose, proteínas elevadas, cor leitosa.
Quais os fatores que conferem patogenicidade ao Treponema pallidum? Bainha externa de glicosaminoglicanos, hialuronidase, mucopolissacaridases.
Que crianças se enquadram no quadro de sífilis congênita? Toda criança cuja mãe teve sífilis não tratada, ou com VDRL reagente associado a situações específicas, ou com evidência laboratorial do T. pallidum, ou caso de morte fetal após 20 semanas de gestação.
Show full summary Hide full summary

Similar

SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
DIP - Conceito, Fontes e Princípios
Eduardo A Medeiros
Programação Modular 1 F.E
Lucas Correa
Sistema Interamericano
Leandro Cordeiro
Programação Modular 1.2 F.I
Lucas Correa
Era Vargas
Anna Lívia Gomes
Programação Defensiva
Lucas Correa
Dimensão Pessoal do Estado: Nacionalidade
Leandro Cordeiro
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Leandro Cordeiro
DOR PÉLVICA
Mariana Vidor Barbosa
Geografia segunda etapa
Guaxinim BR