Cartografia

Description

Flashcards on Cartografia, created by Abraão Stevão on 15/06/2016.
Abraão Stevão
Flashcards by Abraão Stevão, updated more than 1 year ago
Abraão Stevão
Created by Abraão Stevão almost 8 years ago
10
1

Resource summary

Question Answer
Qual o objetivo da cartografia ? Representar o planeta terra a partir de uma grande variedade de materiais
Quais linhas auxiliam a obtenção de uma coordenada geografica? Merdianos e Paralelos
Quais pontos formam uma rosa dos ventos? *Pontos cardeais(uma letra) *Pontos colaterais(2 letras) *Pontos subcolaterias(3 letras)
O que são Meridianos? São linhas verticais traçadas do polo Norte só polo Sul e também são medidos em graus. Obs: O meridiano inicial é Greenwich. Obs2: Os meridianos apresentam valor máximo de 180o no hemisfério deste e 180o no hemisfério oeste.
O que é latitude? É um arco de meridiano, entre o Equador e o lugar considerado. Obs: Todos os lugares que estão sobre o mesmo paralelo tem a mesma latitude.
O que é longitude? É a medida em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até Greenwich. Obs: Todos os lugares situados sobre o mesmo meridiano apresentam a mesma longitude.
O que são paralelos? Linhas horizontais que circundam o planeta. Obs: O principal é o Equador. Obs2: São indicados por graus e determinado a partir do Equador(Oo) podendo atingir o valor máximo de 90o a norte ou a sul.
Qual o principal problema da cartografia? Projetar a superfície curta do planeta sobre uma superfície plana, pois provoca alterações nos ângulos e linhas defendidos pelas coordenadas geográficas.
O que são mapas? Representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas.
O que são cartas? Representação gráfica de áreas relativamente pequenas
O que são coordenadas geográficas? São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na sua superfície terrestre.
O que são projeções? Maneiras de representar o planeta em um papel.
Quais são as técnicas de projeção cartográfica? Cilíndrica, cônica e azimutal.
Caracterize a projeção cilíndrica de Mercator Mostra uma visão eurocentrica do mundo, exagerando o tamanho de áreas em latitudes elevadas como a Europa. *Utilizado em mapas mundis
Caracterize a projeção cilíndrica de Peters *Representa uma manifestação simbólica da submissão dos países subdesenvolvidos. *Se opõem a Mercator *Tem como objetivo apresentar fielmente a área dos países. *Destaca os países subdesenvolvidos.
O que são curvas de níveis ou hisoipsas? Linhas que em um mapa topográfico unem pontos de mesma altitude, elevação ou cota.
Como um declive é representado no mapa? Através da distância entre as hisoipsas. Quanto maior o declive, menor a distância entre as linhas e quanto menor o declive, maior a distância entre as linhas.
Importante: Quanto maior for uma escala, maior serão o número de detalhes representados. Ex: 1/10000 e 1/100 A escala maior é 1/100
Existe uma maneira exata de representar o planeta? Não. Depende muito de qual atividade você for realizar.
O que são solstícios? São os momentos em que o Sol se encontra mais afastado do Equador, ou seja, sobre os trópicos. Esses momentos ocorrem no dia 21 de Junho, o maior dia do ano, no hemisfério norte é nos dias 21 e 22 de Dezembro, o menor dia do ano, no hemisfério norte.
O que são equinócios? São os momentos em que o Sol se encontra sobre o Equador. Esses momentos ocorrem no dia 21 Março e nos dias 22 ou 23 de Setembro. Nestas datas os dias e as noites tem igual a duração em todos os lugares do Globo.
Lembrete As localidades que estão a leste do fuso horário de Greenwich tem hora adiantada em relação a esse fuso e as localidades que estão a oeste tem a hora atrasada. X
O que são fusos horários? Fuso horário é cada uma das 24 faixas de 15 graus em que se divide a terra, cada faixa corresponde a uma hora.
O que aconteceu com os fuso horários do Brasil em 2008? O senador Jião Viana criou um projeto que exitinguia o 4o fuso e incluia os territórios desse no 3o fuso.
O que aconteceu com os fuso do Brasil em 2013? Foi aprovado pelo senado o retorno do 4o fuso.
O oeste também pode ser denominado ocidental ou poente. O leste também pode ser chamado oriental ou nascente. O norte também pode ser chamado de setentrional ou boreal. O sul também pode ser chamado de austral ou meridional. X
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo
Geografia Geral e do Brasil
Magno Goulart
Sensoriamento Remotos
raquelsd2011
Cartografia
Diego Cândido
Cartografia
Daniel Marcos
Atividade de Aprendizagem Sobre o Módulo I
Guilherme Sousa
Projeções cartográficas
Miguel Bruno Neves de Almeida
O uso do software Google Earth no ensino de geografia
Professor Milson Brandao
cartografia
Lu B
GEOGRAFIA + CARTOGRAFIA. TEMA 1
paulo ribeiro