Declínio das Oligarquias

Description

Flashcard sobre o Declínio das Oligarquias
Marcos do Help
Flashcards by Marcos do Help, updated more than 1 year ago
Marcos do Help
Created by Marcos do Help almost 8 years ago
89
0

Resource summary

Question Answer
Explique a concentração industrial em SP durante a república velha: Isso se deve a dois fatores: o setor cafeeiro(rede de escoamento de mercadorias por ferrovias e portos, além de garantir moeda extrangeira para a importação de equipamentos) e os imigrantes(mercado consumidor).
Explique por que a ideologia tenentista costuma ser definida como "difusa, baseada em um vago reformismo"! Não possuem um projeto consistente para o Brasil, concordavam com a necessidade da revolução, e apesar de terem ideias como voto secreto, centralização política, ensino obrigatório; pouco se falava sobre o que fazer após a revolução.
Quais foram as forças que disputaram as eleiçoes de 1922? SP e MG juntos lançaram a candidatura de Artur Bernardes. RS, RJ, PE e BA lançaram a Reação Republicana, contra as oligarquias dominantes, apostando no Nilo Peçanha.
O que foi o famoso pacto de Pedras Altas? Pacto entre os "maragatos" e o governo do RS, representado pelo governador Borges de Medeiros do partido republicano, proibindo a reeileição para governador no Estado.
Relacione a Revolução Paulista de 1924 com a Coluna Prestes! A Coluna Prestes se iniciou depois do encontro dos paulistas revolucionarios de 1924 com unidades militares lideradas por Prestes.
Teve semana da arte moderna!! E a partir daí qual as vertentes políticas nasceram? Uma vertente chamada "antropófagos", que aceitavam a cultura estrangeira, desde que digerida e transformada em um produto nacional autêntico. E a outra o "verde-amarelismo" que tendia francamente para a direita xenofóbica.
Chegaram as eleições de 1930!! Quais forças à disputaram? Washington Luís indicou o candidato paulista Júlio Prestes, contrariando a política cafê com Leite. Os mineiros formaram a Aliança Liberal, lançando a candidatura de Getúlio Vargas.
Aliança Liberal de 1930 chegou causando!! Quais foram as inovações propostas?? Medidas de proteção ao trabalhador, incentivo à produção nacional geral, além de liberdade individual e anistia.
De que lado estava Luis Carlos Prestes frente as eleições de 1930? De nenhum dos dois lados. Prestes a esse tempo aderiu às ideias comunistas, e lançou um manifesto de repúdio aos dois grupos em luta eleitoral.
O governador de MG, Antônio Carlos, falou: "Façamos a revolução antes que o povo à faça"! Explique: Depois das eleições de 1930 a classe mais jovem da Aliança não aceitou o resultado e iriam iniciar uma revolução com apoio popular, nesse momento as elites preferiram assumir sua liderança em vez de deixar a revolução acontecer sem controle.
Qual foi a principal mudança gerada com a eleição de Getúlio? Pela primeira vez o governo brasileiro não representava apenas os interesses de uma única categoria social, como foi para a aristocracia escravocrata ou oligarquia cafeeira. Getúlio subiu ao poder a partir de uma aliança que juntara diferentes classes sociais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Império Oligárquico
Marcos do Help
O Governo-Geral Brasil colônia
jacson luft
Iluminismo
Priscila Reinaldo
Idade Média
Duda moschen
Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
Isadora Borges
Historia - Feudalismo
Maria Clara Ferreira
O Governo-Geral Brasil colônia
THIAGO GIRALDI FONSECA
Filosofia Medieval
Artur B. Linhares
Antiguidade Oriental
Izadora Sulzbacher
Independência do Brasil.
Marina Amaral
HISTÓRIA DA LITERATURA
Thais Meira