SISTEMA ESQUELÉTICO

Description

CBMDF ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR (6. Sistemas) Flashcards on SISTEMA ESQUELÉTICO, created by Cleber Vieira on 20/07/2016.
Cleber  Vieira
Flashcards by Cleber Vieira, updated more than 1 year ago
Cleber  Vieira
Created by Cleber Vieira over 7 years ago
19
1

Resource summary

Question Answer
1) SISTEMA ESQUELÉTICO (CONCEITOS) Conjunto de ossos e cartilagens que se unem por meio de articulações, para formar o arcabouço do corpo. *Desempenha várias funções ** Composto por 206 ossos
COMPOSIÇÃO DO SISTEMA ESQUELÉTICO Ossos, Cartilagens, Ligamentos e Articulações.
2) Funções - Proteção dos órgãos e tecidos. - Sustentação e conformação do corpo. - Armaz. de minerais essenciais. - Inserção de músculos. - Realização de movimentos. - Fornec. de rigidez e resistência ao corpo. - Produção de certas células sanguíneas.
UNIÃO (Esqueletos Axial e Apendicular)
3) DIVISÃO ANATÔMICA (AXIAL)
4) DIVISÃO ANATÔMICA (APENDICULAR)
5) OSSOS Tecido conjuntivo mineralizado vivo, altamente vascularizado (VÁRIOS VASOS) e em constante transformação.
6) CLASSIFICAÇÃO LONGOS CURTOS LAMINARES IRREGULARES PNEUMÁTICOS
7) LONGOS Comp > Esp e Larg Ex.: fêmur, rádio, ulna, tíbia, falanges, etc.
8) CURTOS Comp + Larg e Esp = EQUIVALENTES Ex.: tarso e carpo.
9) LAMINARES / PLANOS (C = L) > Esp Ex.: escápula, ossos do crânio e ossos do quadril.
10) IRREGUARES NÃO HÁ CORRESPONDÊNCIA GEOMÉTRICA Ex.: temporal, vértebras, etc.
11) PNEUMÁTICAS #São ocos, com cavidades cheias de ar #Revestidas por mucosa (seios) #Peq. peso em relação ao seu volume Ex.: frontal, temporal, maxilar etc.
13) CRÂNIO (CAIXA ENCEFÁLICA) Caixa encefálica #Composto por 8 ossos largos e irregulares que se fundem #Formam a cobertura que protege o encéfalo.
12) CRÂNIO O crânio possui duas divisões principais: *CAIXA ENCEFÁLICA e *FACE
13) CRÂNIO (FACE) Face: composta por 14 ossos que se fundem para dar sua forma.
14) COLUNA VERTEBRAL *A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. *Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. *A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.
15) ESTRUTURA Composta de 33 vértebras/ e 5 regiões: 1. coluna cervical (pescoço): composta de 7 vértebras; 2. coluna torácica: composta de 12 vértebras; 3. coluna lombar: composta de 5 vértebras; 4. coluna sacral: composta de 5 vértebras; 5. coluna coccígea (cóccix ou cauda): composta de 4 vértebras.
ESQUEMA COLUNA CERTEBRAL
16) FUNÇÕES * Protege a medula espinhal e os nervos espinhais; * Suporta o peso do corpo; * Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça; * Exerce um papel importante na postura e locomoção; * Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso; * Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior.
17) ARTICULAÇÕES Conexão entre dois ou mais ossos adjacentes, Agrupadas em três tipos principais: *Fibrosas *Cartilaginosas *Sinoviais
18) ARTICULAÇÃO (FIBROSAS) O tecido que interpõe as peças ósseas é fibroso. #Impossibilitando o seu movimento.
19) ARTICULAÇÃO (Cartilaginosa) O tecido que interpõe as peças ósseas é formado por fibrocartilagem ou cartilagem hialina. #possibilitando movimentos limitados
20) ARTICULAÇÃO (Sinoviais) O elemento que interpõe as peças ósseas é o líquido sinovial. #Possibilitando movimentos amplos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Esquelético
Fernando Vital
SISTEMA ESQUELÉTICO
Daiane Dias
Sistema esquelético - Anatomia
mátila rhana
Avaliação Geral do Paciente
Rafael Bastos Arantes
Displasia Fibrosa
Beatriz Novais
Displasia Fibrosa
Beatriz Novais
AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE
Marciéli Bevilaqua
Sistema Locomotor
Ranna Kelly
Esqueletico y muscular
glecia garcia guidas
ABC do Trauma
RAFAEL OLIVEIRA BARBOSA