SISTEMA DIGESTÓRIO

Description

CBMDF ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR (6. Sistemas) Flashcards on SISTEMA DIGESTÓRIO, created by Cleber Vieira on 27/07/2016.
Cleber  Vieira
Flashcards by Cleber Vieira, updated more than 1 year ago
Cleber  Vieira
Created by Cleber Vieira over 7 years ago
26
1

Resource summary

Question Answer
1) SISTEMA DIGESTÓRIO Responsável pela transformação de macromoléculas em micromoléculas absorvíveis, através de hidrólise e ação enzimática.
ESQUEMA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
2) FUNÇÕES SISTEMA DIGESTÓRIO 1- Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares. 2- Transformação mecânica e química das macrom. alim. ingeridas. 3- Transporte de alimentos digeridos 4- Elim. de resíduos alim. não digeridos ou absorvidos e resto de células .
3) DIVISÃO Canal Alimentar & Órgãos Anexos.
4) CANAL ALIMENTAR Cavidade bucal, Faringe, Esôfago, Estomago, Intestinos (delgado e grosso), terminando no reto, que se comunica com o meio externo através do ânus. *Aberto em suas duas extremidades, na porção superior, boca e inferior, ânus
4.1 BOCA A boca é a primeira estrutura do sistema digestório. A abertura que se forma entre o lábio superior e o inferior se chama fenda bucal. Ela serve de comunicação do tubo digestório com o meio externo; é por ela que entram os alimentos.
IMPORTANTE (DEGLUTINAÇÃO) Após a mastigação e a salivação, forma-se o que chamamos de bolo alimentar, que é deglutido. Após o ato de engolir, o bolo alimentar passa pela faringe e chega ao esôfago.
4.2 FARINGE *É um órgão cavitário alongado em forma de funil, situado logo após a boca. *Se comunica com a boca, as cavidades nasais, a laringe e o esôfago. *Os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento p/ o esôfago.
4.3 ESÔFAGO *É um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25 cm de comprim. *Em sua parede superior, ele se comunica com a faringe; já a inferior com o estômago. *Com "movimentos peristálticos" empurra o alimento p/ o estômago.
4.4 ESTOMAGO No estômago, os movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar ao suco gástrico, produzido pelas glândulas da mucosa. Esse suco contém ácido clorídrico, que mantém a acidez estomacal, dando condição favorável ao trabalho das enzimas do estômago.
4.5 INTESTINO DELGADO No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas. FORMA-SE O QUILO Subdividido: Duodeno, Jejuno e Íleo.
4.6 INTESTINO GROSSO Após a digestão no intestino delgado, o que resta do QUILO chega ao intestino grosso. Este absorve a água e os sais minerais ainda presentes nos resíduos alimentares, levando-os, então, para a circulação sanguínea.
4.7 NUTRIENTES APROVEITADOS Concluídas todas as etapas da digestão, os nutrientes que chegam à circulação sangüínea são distribuídos a todas as células, e assim são utilizados pelo organismo.
4.8 ETAPA FINAL *RETO e ANUS O material que não foi digerido, as fibras, por exemplo, forma as fezes que são acumuladas no reto e, posteriormente, empurradas por movimentos musculares ou peristálticos para fora do ânus. É quando sentimos vontade de defecar, ou seja, eliminar as fezes.
5) ÓRGÃOS ANEXOS Glândulas salivares, Fígado e o Pâncreas.
5.1 GLÂNDULAS SALIVARES Anexas à boca estão três pares de glândulas salivares, que são órgãos produtores de saliva. #Parótidas, Submandibulares e Sublinguais.
5.2 PÂNCREAS É a 2ª glândula anexa (+) volumosa do SD. É uma glândula exócrina e endócrina.
IMPORTANTE (SECREÇÃO: exócrina e endócrina) A secreção endócrina denomina-se insulina, que é lançadano sangue, cuja função é regular o metabolismo dos glicídios. A secreção exócrina é o suco pancreático, este é lançado no tubo digestório
5.3 FÍGADO Glândula anexa (+) volumosa do SD. Desempenha atividades vitais do organismo: Interfere no metabolismo dos carboidratos, gordura e proteínas, secretando a bile e participa de mecanismos de defesa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Digestório
Isabela Marques
Sistema Digestório - Anatomia
Teka Araujo
Sistema Digestório
Michelle Zucato
Quiz - Sistema Digestório
Gabriel Paes
Digestão humana
Laryssa Valencise
Flashcards - Sistema Digestório
Gabriel Paes
Fisiologia do Sistema Digestório
Mariana Sorrilha
Sistema digestório
Matheus Paracampos
Sistema Digestório
Bruna Ramos
Sistema digestório-monogastricos
TALITA ALMEIDA
Função Digestiva
ROSANA LODI LOURENCO