Renascimento cultural

Description

Flashcards on Renascimento cultural, created by João Pedro Freire Falcao on 16/08/2016.
João Pedro Freire Falcao
Flashcards by João Pedro Freire Falcao, updated more than 1 year ago
João Pedro Freire Falcao
Created by João Pedro Freire Falcao over 7 years ago
43
1

Resource summary

Question Answer
1. Sobre os clérios, quais caminhos eles acharam que todos deveriam seguir ?E qual visão defendiam e o que se tratava? Eles achavam que deveriam seguir o caminho da fé e da religião, e defendiam a visão teocêntrica, que se tratava que a vida deveria ser guiada pela crença de Deus.
2. No renascimento, tiveram algumas complicações.Cite exemplos de algumas delas neste período. Se criou uma visão equivocada, que a Idade Media foi uma era de atrasos e de trevas, o qual o conhecimento e a cultura da antiguidade clássica teriam desaparecido
3. O que foi o humanismo ? Foi um movimento intelectual do renascimento que surgiu nos centros urbanos desenvolvidas na Península Itálica.
4. Fale o nome de duas pessoas importantes que eram humanistas e descreva sobre eles ? Nicolau Copérnico : é astrônomo, que contestou a teoria geocêntrica, de que a terra era o centro do universo, mas defendeu a teoria heliocêntrica, que o sol era o centro do universo. Johannes Kepler : astrônomo e matemático, que observava os planetas descobri-o que eram orbitas elípticas e criou as leis sobre o movimento dos planetas.
5. Como as ideias humanistas puderam ser difundidas para a Europa? Pelo alemão Johannes Guntenberg que desenvolveu a prensa, uma maquina que comprimia os tipos de moveis embebidos em tinta que permitiu a reprodução de livros e aumentar a sua produtividade que fez as ideias humanistas serem difundidas nas regiões da Europa
6. Quais eram os ricos das inovações? Elas eram consideradas revolucionarias na época e muitos pesquisadores e cientistas eram torturados e mortos.
7. Como a Península Itálica atingiu o esplendor? Pelas artes visuais do renascimento que o humanismo manifestou o potencial do ser humano e sua capacidade de representar o mundo que a Península atingiu o seu esplendor e passou a financiar o trabalho dos pintores
8. Quem eram os Mecenas? Eram protetores e patrocinadores dos artistas para exibir a sua riqueza e prestigio e imobilizar sua própria figura.
9. Como os artistas desenvolviam suas obras na Península Itálica ? Eles desenvolviam a realidade e perfeição nas suas obras em relação a natureza, os animais e o ser humano como as esculturas e pinturas de personagens biblicos
10. Fale o nome de dois expoentes da arte renascentista na Península Itálica e descreva sobre elas ? Ticiano :considerado o mestre da cor, que marcou influencia a escola de Veneza Rafael Sanzio :conhecido como o pintor das Madonas pela serie de representações que fez da Virgem Maria com o menino Jesus.
Show full summary Hide full summary

Similar

O Renascimento
Professor Junior
Classicismo
Laryssa Valencise
PLANO DE AULA
Lucas Villar
RENASCIMENTO(SÉCULOS XV-XVI)
Mel lisboa
RENASCIMENTO CULTURAL
VITORIA CANCELLI
FORMAÇÃO ESTADOS NACIONAIS MODERNOS E RENASCIMENTO CULTURAL
Flávia Diniz
RENASCIMENTO
Leandro Alexandre
Arte medieval e renascimento
Danielle Luz
Renascimento Cultural
Isabela Gurgel
RENASCIMENTO CULTURAL
M M
Classicismo
Milena Rodrigues