Metodologias Ativas em EAD

Eunice Spader
Flashcards by Eunice Spader, updated more than 1 year ago
Eunice Spader
Created by Eunice Spader about 4 years ago
12
0

Description

O trabalho apresenta um preâmbulo sobre Metodologias Ativas.
Tags

Resource summary

Question Answer
Metodologias Ativas (por Eunice Spader) - Reorganização do conhecimento: superação do modelo cartesiano; - Desenvolvimento de competências e metacompetências; - Compartilhamento de sentidos; - Articulação da teoria com a prática: aprendizagem significativa; - Novas práticas.
Benefícios da Metodologia Ativa para os alunos: - Envolvimento: atenção voltada para a atividade e desejo de realizá-la; - Reflexão: pensar sobre as próprias ideias e como estão sendo utilizadas; Autoavaliação constante: saber quando são necessários mais imputs.
Benefícios da Metodologia Ativa para o professor: Provocação: oferecer elementos que interessem e despertem a motivação; Timming das ações: oferecer o tempo para que o estudante reflita e saber quando intervir; Feedback: oferecer referenciais para a autoavaliação constante do aluno.
Novas práticas aplicáveis a EAD 1)- Estudo de caso 2)- Mapas conceituais 3)- Brainstorming 4)- Phillips 66 5)- GVGO 6)- Dramatização 7)- Seminário, simpósio ou painel 8) Júri Simulado
Novas práticas aplicáveis a EAD (continuação) 9)- Oficina 10)- Estudo do meio 11)- Aprendizagem por projetos 12)- ABP 13)- Método do arco 14)- Aprendizagem por pares 15)- Gamificação
Pressupostos da Metodologia Ativa -Integração do curso com a realidade profissional; Integração entre a teoria, realidade e a pesquisa; -busca de soluções multidisciplinares, criativas e inovadoras; -atualização de conceitos;
Pressupostos da Metodologia Ativa (continuação) - desenvolvimento de habilidades para a elaboração de projetos;
Observações ao se organizar cursos baseados em Metodologias Ativas - ser orientados para o desenvolvimento de competências e habilidades; -partir da proposicão de um problema real; -promover a aprendizagem baseada na mediação dialógica; ampliar as possibilidades de interação respeitosa.
Dicas de experiências bem sucedidas em EAD - Estabelecer uma escuta ativa; - Manter a possibilidade de um diálogo aberto. - Estar atento às necessidades do aluno. - Dar feedbacks rápidos e esclarecedores. - Estimular a participação. - Mostrar-se presente apesar da distância.
Show full summary Hide full summary

Similar

Plano de estudos em três etapas
GoConqr suporte .
15 Dicas para Passar nos Exames Nacionais
MarisaS
10 dicas para você lidar melhor com o seu tempo
vivi sousa
15 Dicas para Passar nos Exames
Alessandra S.
12 dicas para ter uma postura profissional
Liliane Tubino
Plano de estudos em três etapas
Elaine Cristina Feitoza
5 passos para organizar e monitorar o desempenho nos estudos
Alessandra S.
Morfologia
Raíza Da Cunha
TÉCNICAS DE ESTUDO
Rafael Fernando
Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Plano de estudos em três etapas
Elaine Cristina Feitoza