Atividade sismica

Description

5 cartas: ondas sísmicas sismógrafo sismogramas foco (hipocentro) epicentro
Pedro Miguel9615
Flashcards by Pedro Miguel9615, updated more than 1 year ago
Pedro Miguel9615
Created by Pedro Miguel9615 about 10 years ago
2036
0

Resource summary

Question Answer
Uma onda sísmica é uma onda que se propaga através da Terra, geralmente como consequência de um sismo, ou devido a uma explosão. Estas ondas são estudadas pelos sismólogos, e medidas por sismógrafos, sismómetros ou geofones. Nos estudos sísmicos de jazidas de petróleo também podem ser utilizados hidrofones.
Sismógrafo é um aparelho que registra as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terremotos. O sismógrafo é principalmente usado na área da sismologia, ele detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exata do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro). Para quantificar a energia desses terremotos usamos a escala de Richter. Existem vários tipos de sismógrafos, por exemplo, os que registram os movimentos horizontais do solo, os que registram os movimentos verticais, etc.
Sismograma é o registo em papel feito pelos sismógrafos dos movimentos do solo, ou seja, os terremotos. Serve para determinar a magnitude de um sismo, que é dada pela Escala de Richter.
O hipocentro ou foco sísmico de um sismo é o local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. Este ponto pode ser localizado quase na superfície, nos casos onde a atividade sísmica é resultante de vulcanismo.
Image: y (image/png)
O epicentro, "situado no centro" de um terremoto é o ponto da superfície da Terra que está exatamente acima do foco ou hipocentro do terremoto.
Show full summary Hide full summary

Similar

Atividade Sismíca
sarita_j2001
Placas Litosféricas
Didi SWAG
Atividade sísmica
João Pedro Pereira
tectonicas placas
marciaantunes
Atividade Sísmica
brunopuga01
rochas
iris.rosa
As Rochas
batatasfritasole
Ciclo das Rochas
mikaskids
Formação de rochas sedimentares
carolina mira
Tetónica de placas
bmelo937