Teoria de Tectónicas de Placas

Description

8ºB Ciências Naturais Flashcards on Teoria de Tectónicas de Placas, created by Bruna Margarida on 06/02/2014.
Bruna Margarida
Flashcards by Bruna Margarida, updated more than 1 year ago
Bruna Margarida
Created by Bruna Margarida about 10 years ago
2070
10

Resource summary

Question Answer
Limites de Placas: - Divergentes: Zona de Rífte/formação da crosta (falhas divergentes) -Convergentes: Zona da Fossa Oceânica/destruição da crosta (falhas convergentes) -Conservativos: Zona de Rifte (falhas transformantes)
O que se passa nos limites das placas?
Cada placa tectônica é limitada por alguma combinação destes três tipos de limites descritos acima. Por exemplo, a Placa Sul-Americana é limitada, a leste, pela divergente cordilheira meso-Atlântica, onde a litosfera é criada, e no oeste, pela zona de subducção convergente Peru-Chile, onde a litosfera oceânica é consumida. Outro exemplo é a Placa Norte-Americana, limitada pela cordilheira meso-Atlântica no leste, pela falha de San Andreas e outros limites transformantes no oeste, e também por zonas de subducção e transformantes localizadas desde o Estado do Oregon até as ilhas Aleutas (Alaska) no noroeste.
Limites divergentes formam-se quando duas placas afastam-se devido a convecção mantélica. No fundo do mar, o limite entre placas em separação é marcado por uma cordilheira oceânica que exibe vulcanismo basáltico ativo, terremotos superficiais e falhamentos normais provocados por forças tensionais criadas pela separação entre as duas placas. As Cordilheiras Meso-Atlântica e Meso-Pacífica são exemplos deste tipo de limite de placas no fundo mar.
A Litosfera é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso é constituído por rochas e solo. E está dividida em Placas Tectónicas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tectónicas de placas
amanda.cadete05
Tectónica das placas
PedroSLBnnbs
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
Sistema Reprodutor
jmiguelsousa2000