Description

Flashcards on Untitled, created by esguizado on 18/03/2014.
esguizado
Flashcards by esguizado, updated more than 1 year ago
esguizado
Created by esguizado about 10 years ago
284
0

Resource summary

Question Answer
A escala de Mercalli, na actualidade em rigor a Escala de Mercalli Modificada, é uma escala qualitativa usada para determinar a intensidade de um sismo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas construídas e naturais. Foi elaborada pelo vulcanólogo italiano Giuseppe Mercalli, em 1902, daí o nome que ostenta.1 Os efeitos de um sismo são classificados em graus, denotados pelos numerais romanos de I a XII, com o grau I a corresponder a um tremor não sentido pelas pessoas, e o grau XII à alteração calamistosa do relevo da região afectada.
Permitem-nos concluir que o risco sísmico no continente é significativo, sendo que as maiores concentrações demográficas se situam no litoral, precisamente nas áreas de maior risco. A carta de isossistas de intensidade máxima representa um importante instrumento de trabalho na gestão, no planeamento e no ordenamento do território.
A Intensidade, utilizada na Escala de Mercalli, serve para uma classificação apenas qualitativa de um sismo. É obtida a partir dos seus efeitos na população e estruturas. Como depende única e exclusivamente da observação humana, não pode, nem deve ser utilizada para medições absolutas. Por exemplo, um sismo no deserto, por muita que seja a energia libertada, será sempre de um grau de intensidade baixo, devido aos seus efeitos nas populações e estruturas.
Apesar de suas conseqüências trágicas, os terremotos também geram benefícios. Eles podem produzir mananciais e represas naturais, úteis para conservar ou conduzir água, petróleo e gás. Podem acumular ou expor valiosos recursos minerais, incluindo metais preciosos. E inclusive reduzem o risco de terremotos futuros. De fato, acredita-se que uma série de terremotos pequenos e inofensivos liberem energia suficiente para evitar a ocorrência de um sismo muito maior e devastador.
antes:- Liberte as saídas e os corredores de móveis e outros objectos - Fixe as estantes ou móveis pesados, as botijas de gás, os vasos e floreiras às paredes de sua casa - Coloque os objectos mais pesados nas prateleiras mais baixas das estantes - Não localize as camas perto de janelas ou debaixo de candeeiros. Cuidado com os vidros! durante:- Dirija-se para um canto da sala ou quarto, ou proteja-se debaixo das ombreiras das portas ou de algum móvel sólido, como mesas ou camas. Ajoelhe-se e proteja a cabeça e os olhos com as mãos - Mantenha-se afastado de janelas, espelhos, chaminés e outros objectos que possam cair - Se estiver num grande edifício, não se precipite para as saídas. As escadas podem ficar congestionadas - Nunca utilize os elevadores depois:- Mantenha a CALMA mas conte com a existência de possíveis réplicas - Não acenda fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás - Corte imediatamente o gás, a electricidade e a água - Observe se a sua casa sofreu danos graves. Saia imediatamente se não for segura.
Show full summary Hide full summary

Similar

P1 - The Earth in the Universe
franimal
Computing
Ben Leader
GCSE French Edexcel High Frequency Verbs: Second Set
alecmorley2013
ICT Key Terms Quiz - Part 1
Mr Mckinlay
Physics P2
Phoebe Drew
Main Themes in Romeo and Juliet
Carlowl
AQA AS Biology Unit 2 DNA and Meiosis
elliedee
Food and Nutrients
zaynsquad5ever
What is Marketing?
Stephanie Natasha
IB ITGS AREAS OF IMPACT
san wis
OS Part 1
Good Guy Beket