TGA - 03/10

Description

Flashcards on TGA - 03/10, created by Luna Cecille on 03/10/2016.
Luna Cecille
Flashcards by Luna Cecille, updated more than 1 year ago
Luna Cecille
Created by Luna Cecille over 7 years ago
11
2

Resource summary

Question Answer
Qual o dia do Administrador ? E porque essa data? 9 de Setembro, data em que foi regulamentada a profissão no Brasil.
Cite características do Administrador. Capacidade de identificar prioridades e oportunidades Criatividade Comunicativo/Articulado Delegar funções Perfil de Liderança Proativo Ético e Profissional
O que significa Gestão? Significa gerenciar, administrar, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.
Onde e por que iniciou-se a história da Administração? 5.000 a.C. na Suméria. Os sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos exercitando assim a arte de administrar.
Quais as contribuições que povos da antiguidade deixaram para a administração? EGÍPCIOS - Burocracia BABILÔNIOS - Registros de transações comerciais e controle das mesmas ASSÍRIOS - Depósitos de suprimentos GREGOS - Democracia, planos de estratégia, conceito de qualidade ROMANOS - tributos, primeiros organizadores de empresa em outro país CHINESES - ensinamento de planejamento, comando, estratégia.
Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram. Quais? Igreja Católica Romana Organizações Militares
Por que a Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental? Porque ela vem através dos séculos mostrando e provando sua força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis.
O que significa organização linear? Cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
O que é o princípio da unidade de comando? É fundamental para função de direção, é o núcleo central de todas as organizações.
O que é a escala hierárquica? Escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente.
Qual fenômeno ocorreu no final do século XVIII que provocou o aparecimento das empresas e da moderna administração? A Revolução Industrial
Quais as fases em que a Revolução Industrial foi dividida? 1ª Fase de 1780 a 1860 - Revolução do carvão (energia) e do ferro (matéria prima). O Trabalho do homem, do animal e da roda d'água e substuido pelo da máquina, migração e urbanização, pequena oficina sede lugar a fábrica. 2ª Fase de 1860 a 1914 - Revolução da Eletricidade e derivadas do Petróleo (energia) e do aço (matéria prima). Introdução das máquinas automáticas, especialização do operário, estrada de ferro, automóvel, avião, telégrafo.
Quando surgiu a Moderna Administração? Surgiu no início do século XIX, quando dois engenheiros publicaram suas experiências. O Americano Frederick W. Taylor (1856-1915) Escola da Administração Científica. O Francês Henri Fayol (1841-1925) Escola Clássica da Administração
Descreva a Administração Científica? Organização do Trabalho de cada operário, tarefas, racionalização do trabalho.
Descreva a Escola Clássica da Administração. Organização da empresa como um todo, estrutura organizacional, departamentalização, processo administrativo.
Qual a Contribuição de Henry Ford para a Moderna Administração? Linha de Montagem
Qual a Contribuição do casal Gilbreth para a Moderna Administração? Cronometravam o trabalho. Descobriam como realizar o trabalho mais rápido, utilizando menos esforço.
Qual a Contribuição de Henry L. Gant para a Moderna Administração? Organograma e Cronograma
Administração Científica. Quais as observações que Taylor fez quanto aos funcionários? - Não eram incentivados adequadamente. - Decisões eram tomadas por intuição. - Depois de observar e cronometrar, viu que eles usavam movimentos desnecessários.
Estudo de Tempos e Movimentos. De quem foi esse estudo? O que dizia? Taylor. Os funcionários deveriam ser adequados para as suas funções, os movimentos deveriam ser analisados e padronizados, eliminando o esforço desnecessário
Administração Científica. Quais as observações que Taylor fez quanto ao ambiente? - O Ambiente fazia bastante diferença na produtividade os funcionários, deveria ser iluminado, sem ruídos, e com temperatura agradável.
Administração Científica. Quais as reclamações dos funcionários? Os Trabalhadores da época reclamavam que o método de Taylor fazia com que eles trabalhassem mais e ganhassem o mesmo salário, o que não era verdade, pois eles trabalhavam 1/3 a menos e recebiam o mesmo salário.
Escola Científica. Quais as principais características? - Visão pessimista da natureza humana. - Administração como ciência. - Ciência, em lugar de empirismo. - Harmonia. - Cooperação - Rendimento máximo
Administração Científica. Quais os princípios Administrativos? - Estudo de Tempos e Movimentos - Padronização de Ferramentas e Instrumentos. - Padronização de movimentos. - Sistema de pagamento de acordo com desempenho. - Cartões de instrução.
Eficiência Vs. Eficácia. Diferencie. Eficiência: Correta utilização dos Recursos disponíveis. (método) Eficácia: Alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis, (resultado)
Administração Científica. Quais as críticas? - Superespecialização do operário. - Visão microscópica do homem. - Abordagem incompleta da organização. - Limitação do campo de aplicação.
Escola Clássica da Administração. Princípios Gerais. - Unidade de Comando e direção. - Autoridade e responsabilidade. - Disciplina - Espírito de equipe - Divisão do Trabalho - Estabilidade e duração do pessoal - Centralização - Equidade
PODC de Fayol. O que significa? PLANEJAMENTO - Decisão sobre os objetivos, definição de planos para alcançá-los, programação de atividades. ORGANIZAÇÃO - Recursos e atividades para atingir os objetivos, atribuição de autoridade e responsabilidade. DIREÇÃO - Preenchimento de cargos, liderança e motivação do pessoal. CONTROLE - Definição de padrões para medir desempenho, corrigir desvios e garantir que o planejamento seja realizado.
Segundo Fayol, a empresa tem 6 funções básicas. Quais são? o que fazem? - Administrativas: Prever, organizar, dirigir, coordenar e controlar. - Técnicas:Produzir, fabricar,transformar. - Comerciais: comprar, vender, permutar. - Financeiras: gerenciar capitais. - Segurança: proteger bens e pessoal. - Contábeis: realizar inventários, balanços, preços de custos e estatísticos,
Escola Clássica da Administração. Quais as críticas? - Pouca originalidade. - Concepção da Organização com ênfase exagerada na estrutura. - Insistência na unidade de comando e centralização da autoridade.
Diferenças entre as abordagens clássicas. TAYLOR: Tarefas. Aumentar a eficiência através da especialização dos operários. FAYOL: Organização. Aumentar a eficiência através da definição dos vários níveis de responsabilidade.
Quais os três princípios básicos de Ford? - Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado. - Economia: Reduzir ao mínimo o volume do estoque e matéria prima em transformação. - Produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem em um mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem.
O significa Burocracia? Forma de organização humana que baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Quem foi o responsável pela teoria das estruturas de autoridade e da Burocracia? Max Weber
Quais as 3 principais características da Burocracia? - Formalidade: normas. - Impessoalidade: as pessoas são ocupantes de cargos formais. - Profissionalismo: As burocracias são formadas por funcionários.
Burocracia. Cite características. -Legalidade das normas e regulamentos. -Formalidade nas comunicações. -Racionalidade na divisão de trabalho. -Impessoalidade nas relações. -Hierarquia da autoridade. -Rotinas e procedimentos padronizados. -Competências técnicas e Meritocracia. -Profissionalização dos Participantes. -Previsibilidade do Funcionamento.
Weber dividiu a sociedade em classes, quais? - Tradicional - Carismática - Racional
Quais as 3 classes da sociedade para Weber? e quais suas características? - Tradicional: Patriarcal, conservantismo. Família, clã, tribo. - Carismática: Personalista, mística. Partidos políticos, grupos revolucionários. - Racional, legal : Racionalidade dos meios e dos objetivos. Estado modernos, grandes empresas, exércitos.
O que significa autoridade? Probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Representa o poder institucionalizado e oficializado.
Quais são os tipos de autoridade? - Tradicional: Usos e costumes, geração para geração. - Carismática: Qualidades pessoais de um líder, depende de os seguidores admirarem as qualidades do líder. - Racional: Normas impessoais e racionais, figuras de autoridades.
De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático são? - Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos. - São contratados de acordo com sua competência técnica e qualificação. - Remuneração baseada em salários estipulados em dinheiro. - Funcionários devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares.
Burocracia. Quais as vantagens? - Racionalidade. - Processo decisório veloz. - Precisão de atribuições. - Continuidade. - Padronização de rotinas. - Interpretação Una. - Objetividade. - Constância (mesmo peso e medida) - Confiabilidade e Metodologia.
Show full summary Hide full summary

Similar

British Empire
chloeeatsalot
GCSE PE - 7
lydia_ward
G481 Mechanics Definitions
nikeishabk
Cells, Tissues and Organs
yusanr98
Cory & Manuel
Prudensiano Manu
Of Mice and Men
amyk4321
World Cup Quiz
Alex Declan
French Past tense verbs and pronouns
PEACEout
untitled 2
lola_smily
TItrations (how to do the experiment) (concentrations)
janey.efen