Revisão pronomes

Description

Revisão de pronomes para o 5º ano.
Michelle Zucato
Flashcards by Michelle Zucato, updated more than 1 year ago
Michelle Zucato
Created by Michelle Zucato over 7 years ago
150
1

Resource summary

Question Answer
PRONOMES Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma.
Pronome para: substituição do nome A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos!
Pronome para fazer referência ao nome A moça que morava nos meus sonhos era mesmo bonita!
Pronome para qualificação do nome Essa moça morava nos meus sonhos
Grande parte dos pronomes não possuem significados fixos, isto é, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto, o qual nos permite recuperar a referência exata daquilo que está sendo colocado por meio dos pronomes no ato da comunicação. Com exceção dos pronomes interrogativos e indefinidos, os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso ou a elas se relacionar, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso. Minha carteira estava vazia quando eu fui assaltada. [minha/eu: pronomes de 1ª pessoa = aquele que fala]
Mais exemplos: Tua carteira estava vazia quando tu foste assaltada? [tua/tu: pronomes de 2ª pessoa = aquele a quem se fala] A carteira dela estava vazia quando ela foi assaltada. [dela/ela: pronomes de 3ª pessoa = aquele de quem se fala]
Pronome são palavras variáveis porquê: Em termos morfológicos, os pronomes são palavras variáveis em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural). Assim, espera-se que a referência através do pronome seja coerente em termos de gênero e número (fenômeno da concordância) com o seu objeto, mesmo quando este se apresenta ausente no enunciado.
Pronomes pessoais são... São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala. Os pronomes pessoais variam de acordo com as funções que exercem nas orações, podendo ser do caso reto ou do caso oblíquo.
Pronomes retos são... Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito ou predicativo do sujeito. Por exemplo: Nós lhe ofertamos flores.
Pronome Oblíquo Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou complemento nominal. Por exemplo: Ofertaram-nos flores. (objeto indireto)
Agora é com você: Faça os exercícios!
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Revisão Para o ENEM em 20 dias
GoConqr suporte .
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
REVISÃO DO ENS FUNDAMENTAL
Paulo César R. Silva
Direito Tributário - Revisão
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Revisão de Química Geral (grandezas físicas, substâncias, misturas, estados físicos, modelos atômicos)
José Silva Santos
Revisão
Vanessa Bolina
Quiz Literatura 3ºAno - Revisão Literária
Felipe Terra
Colocação Pronominal
Neimar Soares