Description

7º ano Flashcards on Untitled, created by Lina Naleto on 19/10/2016.
Lina Naleto
Flashcards by Lina Naleto, updated more than 1 year ago
Lina Naleto
Created by Lina Naleto over 7 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
1D km hm dam m dm cm mm 2D km hm dam m dm cm mm 3D km hm dam m dm cm mm Massa: kg hg dag g dg cg mg Tempo: h min s
1. Área da circunferência; 2. Comprimento da circunferência; 3. Raio e diâmetro; 4. Volume; 5. Conversão de unidades de medida. 1. π.r 2. 2.π.r ou π.d 3. Raio= distância do centro a um ponto da circunferência (D:2) Diâmetro= distância de uma extremidade a outra da circunferência (R.2) 4. x (cubo) c.l.h (paralelepípedo)
Quais foram as principais características do renascimento? O que era mecenato? As principais características foram: o ser humano como principal criação de Deus, estudavam a importância humana no mundo e valorizavam a cultura da Grécia Clássica, onde estudavam muito a razão. O mecenato era um sistema de patrocínio aos artistas, que precisavam de fama para viver.
Quais eram as características do mercantilismo? O mercantilismo foi uma política econômica, os reis tinham o poder de ser absolutista, ou seja, tinham poder absoluto sobre toda a economia, política e religião de sua colônia. Nas colonias, havia o Plantation, um sistema de exploração agrícola onde era explorada a mão de obra escrava e a monocultura em uma grande propriedade de terra (latifúndios). Após o cultivo, era exportado somente para sua metrópole, o que era chamado de monopólio comercial.
Como era a relação entre os índios e os europeus? Ao chegarem no Brasil, os europeus precisavam de mão de obra para a exploração das terras, portanto praticavam o escambo - um sistema de trocas- com os nativos. Com o passar do tempo, os índios passaram a se recusar a trabalhar, então foi aplicada a escravidão. Os europeus também exploravam em excesso as riquezas naturais brasileiras, como o pau-brasil.
Como foi a invasão holandesa em Pernambuco? Ao ganharem uma guerra, os holandeses invadiram Pernambuco, o principal centro produtor de açúcar. Nassau, governador da época, concedia melhoras estruturais aos engenhos, modernização de cidades e a vinda de artistas, além de criar leis que contribuíram para impedir os períodos de fome. Após a alta cobrança de impostos, houve a restauração portuguesa.
O que eram as capitanias hereditárias? Por não terem homens homens suficientes para patrocinar a colonização portuguesa, Portugal implantou o sistema de capitanias hereditárias. O sistema consistia na divisão do Brasil em 15 faixas, com funções de unidades administrativas, que eram entregues aos capitães donatários, que por sua vez deviam defender, explorar e povoar. Porém, somente as capitanias de São Vicente e Pernambuco sobreviveram, as outras fracassaram, o que levou ao fim das capitanias, sendo ela trocada pelo Governo-geral.
O que aconteceu entre 1500 e 1534 no Brasil? 1500- Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Historiadores dizem que chegaram ao Brasil intencionalmente, pois além de terem marinheiros experientes, a rota já fora navegada outras vezes e havia o Tratado de Tordesilhas. Portugal não deu prioridade as terras brasileiras, pois não tinham muita riqueza mineral (principal exploração na época) e já investiam nas especiarias Indianas. 1530- O interesse da Inglaterra, França e Holanda fizeram com que Portugal colonizasse o Brasil.
Sistema Digestório - Aves Não são dotadas de dentes. O processo começa no fígado, vai para o esôfago e para o papo, onde o alimento é armazenado e umedecido. A digestão começa no estômago químico, onde se mistura as enzimas digestivas, em seguida, vai para a moela, um órgão musculoso com paredes espessas que tritura o alimento, vai para o intestino, no qual os nutrientes são absorvidos e vai para o reto e a cloaca, que tem a função de excreção.
Características gerais dos mamíferos - Podem habitar todos os ambientes; - São habilitados ao nado e ao voo; - Possuem glândulas mamárias, onde é produzido o leite materno.
Mono e dicotiledônea As angiospermas são classificadas em: -Monocotiledôneas: possuem um cotilédone (folha especializada que nutri o embrião); suas flores são trímeras, pois seus componentes estão em múltiplos de três. -Dicotiledôneas: possuem dois cotilédones; suas flores são dímeras ou pentâmeras, pois seus componentes estão em múltiplos de 2 ou 5.
Frutos -Frutos carnosos: apresentam pericarpo suculento. Tem muitos nutrientes e são comestíveis. Podem ser bagas (uma ou mais sementes soltas) ou drupas (endocarpo duro, onde se encontra a semente). -Frutos secos: apresentam o pericarpo seco. -Falsos frutos: não se originam a partir do ovário, mas do pedúnculo ou receptáculo floral.
Biomas brasileiros -Floresta Amazônica: Floresta Tropical Pluvial com clima quente e úmido, vegetação densa e grande biodiversidade. -Mata Atlântica: Floresta Tropical, com clima quente e úmido e localizado no litoral. -Caatinga: semiárido, com baixos índices pluviométricos, plantas xeromórficas e clima quente e seco. -Cerrado: Campo, clima seco e quente e vegetação rasteira com galhos e caules retorcidos. -Pantanal: clima semiúmido, vegetação de gramíneas e árvores, grande diversidade de peixes e alagamento anual. -Mata de Araucária: Sul do Brasil, em áreas com maior altitude e a araucária se destaca na vegetação. -Pampas: baixa temperatura no inverno e alta no verão, índices pluviométricos moderados e vegetação de gramíneas. Manguezais: pouco oxigênio na água devido à elevada taxa de decomposição de matéria orgânica e possuem raízes aéreas.
Briófitas, gimnospermas e angiospermas -Briófitas: são simples, porém importantes para os ecossistemas, já que faz parte de muitas cadeias alimentares. Não possuem caules, folhas, frutos, sementes e raízes verdadeiras e são avasculares. Ex: musgo. -Gimnospermas:tem grandes portes, suas sementes são expostas e facilmente visíveis, não depende da água para reprodução, apresentam raízes, caule, folha, estróbilo e semente, são vasculares e podem ser encontrados na taiga (bioma frio). -Angiospermas: possuem flor, fruto e semente e são as mais evoluídas do Reino Plantae.
Funções da folha As folhas são órgãos vegetais, a maioria clorofilados. Sua principal função é a fotossíntese, mas também participa dos processos de transpiração, trocas gasosas e da gutação.
Agentes polinizadores O transporte dos grãos de pólen é chamado de polinização. Esse transporte faz parte do processo de reprodução de certas plantas. Agentes polinizadores são animais que ajudam nessa locomoção, como as abelhas e borboletas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Equações do 1o grau
Rosana Guimarães Brito
Tectónicas de placas
amanda.cadete05
Tectónica das placas
PedroSLBnnbs
Questionário conceitos básicos de demografia
Coruja_123
Feudalismo
Coruja_123
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
A.S de Geografia
profmarceloabs
Cria o teu mapa mental sobre vulcanismo
profleonardo
Revisão para o teste sobre a Dinâmica Externa da Terra - 7º Ano
Leonardo Alves
A Teoria da Tectónica de Placas
profleonardo
A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA
Leonardo Alves