Aula 3-As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade.

Description

FlashCards sobre a aula 2. Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: Em Busca de Qualidade
Joana Cunha de Holanda
Flashcards by Joana Cunha de Holanda, updated more than 1 year ago
Joana Cunha de Holanda
Created by Joana Cunha de Holanda over 7 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
Aula 3- As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade. Avaliar- Estimar ou Calcular o Valor de Algo
Formas de avaliação: 1) Pedagógica- Professor/aluno, nível da sala de aula. Importante!! Avaliação Formativa- Quanto mais instrumentos de avaliação (provas, observação, formação etc.) melhor. Avaliação Como parte do PROCESSO.
2) Institucional. Envolve Todos os Elementos da Escola Quem avalia também é avaliado! - Como está a aplicação do PPP? -Como está a participação da Comunidade? -Qual tem sido o papel da Gestão?
3- De Larga Escala. Obtenção de dados macro - nível global/estabelece redes
IDEB- criado em 2007 Índice de Desenvolviemento da Educação Básica. Combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informações sobre rendimento escolar (aprovação)
Como é o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico? SAEB
Outro Exame de Larga Escala: ENEM Criado em 1998. A Partir de 2009 passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ensino superior, contribuindo para a democratização da Universidade.
Na terça-feira , 01 de Novembro, o INEP anuncia que 191.494 terão as provas do ENEM adiadas em função do movimento de ocupação das Escolas. A medida é repudiada em nota conjunta lançada pela UBES, UNE e ANPG.
Bibliografia AZEVEDO, Janete M. Lins de A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em outubro de 1988. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 2001. FREITAS, Katia Siqueira; SOUSA, José Vieira de. Progestão: como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar? – Módulo X. Brasília: CONSED, 2009. Nota da UBES UNE e ANPG sobre adiamento do Enem. Dispónível em: <http://ubes.org.br/2016/nota-da-ubes-une-e-anpg-sobre-adiamento-do-enem/> Acesso em: 02 de novembro de 2016.
Show full summary Hide full summary

Similar

How to Create A Mindmap
PatrickNoonan
HSC Economics
lydia le
IMPERFECT TENSE - French
T W
Present Simple vs. Present Continuous
Marek Mazur
Macbeth Notes
Bella Ffion Martin
The Berlin Crisis
Alina A
Atomic numbers and mass numbers quiz
Sarah Egan
Flashcards for CPXP exam
Lydia Elliott, Ed.D
1PR101 2.test - Část 9.
Nikola Truong
The Gastrointestinal System- Physiology- PMU
Med Student