Resumo Aula 03 - PROFORM - Profa. Jussara Seidel - Políticas Educação

Description

Resumo Aula 3, Unidade II.
Anny Cassimira do  Nascimento Rodrigues
Flashcards by Anny Cassimira do Nascimento Rodrigues, updated more than 1 year ago
Anny Cassimira do  Nascimento Rodrigues
Created by Anny Cassimira do Nascimento Rodrigues over 7 years ago
26
0

Resource summary

Question Answer
Avaliação pedagógica Relação direta professor-aluno. Observar os momentos de crescimento intelectual e social do aluno. Provas escritas para verificação da aprendizagem.
Avaliação institucional A escola se avalia. Qual tem sido o papel da gestão? A comunidade escolar tem participação? Compromisso de realizar as propostas e sugestões. “Quem avalia deve ser avaliado”.
Avaliação em larga Pretende ter uma visão macro do sistema educacional. É um instrumento de acompanhamento global de redes de ensino para traçar séries históricas do desempenho dos sistemas com a finalidade de reorientar políticas públicas.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Indicador de metas a serem atingidas em um prazo determinado. Reúne fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. * Taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho no Inep. *Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar *As médias são da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (estados e nacional).
Sistema Nacional de Avalição da Educação Básica (SAEB) Avalia a Educação Básica brasileira para a universalização do acesso à escola. Formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Oferece dados e indicadores sobre o desempenho dos alunos.
SAEB Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc - "Prova Brasil") Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)
ANEB Avaliar qualidade, equidade e eficiência da educação de alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.
Prova Brasil Avalia qualidade do ensino de alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental. Escolas públicas municipais, estaduais e federais. Nível de alfabetização das crianças 2 etapas: início e término ano letivo
ANA Avalia níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e oferta do Ciclo de Alfabetização dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
Bibliografia www.inep.gov.br Portaria n. 482, de 7 de junho de 2013 . Freitas et al. (2011, p. 44) http://blog.clickmob.com.br/wp-content/uploads/2013/11/shutterstock_146240735.jpg http://vignette2.wikia.nocookie.net/mouse/images/a/aa/CHARGE_ESCOLA_ABERTA-1-.jpg/revision/latest?cb=20140410143942&path-prefix=pt-br http://1.bp.blogspot.com/-XHctj46-4Dk/T_jpOv2cLEI/AAAAAAAAKAA/OstOHMaCi2M/s1600/tirinha+turma+da+monica45.gif
http://cenarioseducacao2032.org.br/wp-content/uploads/2015/08/CTEBB_Logo@2X.png www.qedu.org.br/blog https://artesmendes.files.wordpress.com/2012/11/charge09-11-2012.jpg http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/aprendizagem/avaliacao-escolar.jpg
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha