Kant (Conceitos importantes)

Description

Material sobre o Filósofo Kant. Ideias importantes para Avaliação Trimestral
Marcos  Rogerio
Flashcards by Marcos Rogerio, updated more than 1 year ago
Marcos  Rogerio
Created by Marcos Rogerio over 7 years ago
161
0

Resource summary

Question Answer
Nós e a realidade: a realidade humana é uma construção que depende de nossos sentidos ou da nossa experiência sensível. Quer dizer, só podemos conhecer a realidade por meio do “filtro” dos órgãos dos sentidos. Com base nessas ideias, podemos entender com maior facilidade o pensamento kantiano.
Kant: a mente ordena os fenômenos: Além de “filtros” físicos da realidade, como os órgãos dos sentidos, sem os quais não pode haver percepção, existem “filtros” mentais ou intelectuais que condicionam a experiência sensível humana. Quer dizer, tudo o que percebemos aparece em nossa mente de uma maneira específica, respeitando certas condições. Kant estudou quais eram essas condições.
Em sua investigação minuciosa a respeito do conhecimento humano, o filósofo alemão estudou a experiência sensível. Quando percebemos algo, aparecem em nossa mente imagens, representações ou, segundo a expressão do próprio Kant, fenômenos
A sensibilidade e o entendimento: Para Kant, os fenômenos dependem, por um lado, das impressões sensíveis que obtemos por meio dos órgãos dos sentidos; por outro, dependem da nossa capacidade mental ou intelectual de conformar ou ordenar essas impressões.
Segundo Kant, nós conformamos os fenômenos por meio da nossa sensibilidade, que é a maneira como recebemos as sensações. E também por meio do nosso intelecto ou entendimento, que é a maneira como pensamos as sensações recebidas.
A revolução copernicana de Kant: Fazendo uma analogia com a descoberta de Copérnico, Kant afirmou que suas investigações promoveram uma espécie de revolução copernicana na teoria do conhecimento. Quer dizer, sua filosofia teria mudado radicalmente a forma de entender o conhecimento humano. Nesse sentido, a filosofia kantiana foi revolucionária.
Assim como Copérnico revolucionou a teoria cosmológica, afirmando que o Sol é o centro do universo, Kant trouxe o sujeito para o centro do processo de conhecimento, questionando a tradição, que depositava nos objetos a centralidade desse processo. Para Kant, o sujeito é o principal agente do conhecimento.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227