Tabagismo - Tutoria MSA III

Description

Flashcards on Tabagismo - Tutoria MSA III, created by RENATO CESAR DA CUNHA on 14/11/2016.
RENATO CESAR DA CUNHA
Flashcards by RENATO CESAR DA CUNHA, updated more than 1 year ago
RENATO CESAR DA CUNHA
Created by RENATO CESAR DA CUNHA over 7 years ago
8
1

Resource summary

Question Answer
Tabagismo O consumo de derivados do tabaco, definido como tabagismo, pode ser feito de diferentes formas
Formas de consumo Tabaco fumado e não fumado
Tabaco fumado: Definição e exemplos tabaco consumido a partir da sua queima (gerando “fumaça”). O principal representante deste grupo é o cigarro industrializado, que conta ainda com os cachimbos, charutos, cigarros de palha e narguilé.
Tabaco não fumado: Definição e exemplos É toda forma de tabaco consumido sem a sua queima (portanto, sem gerar “fumaça”). O tabaco pode ser deixado entre a gengiva e o lábio (superior ou inferior), mascado, inalado ou aplicado sobre a pele. Também se relaciona a diversos problemas de saúde, incluindo câncer e dependência à nicotina.No Brasil, as formas mais comuns de uso são o tabaco mascado e o rapé (tabaco em pó, aspirado pelo nariz)
Fumante regular o tabagista com consumo superior a 100 cigarros na vida e que continua fumando.
Recaída A recaída é o retorno do hábito tabágico após um período de interrupção.
Lapso o lapso é o uso ocasional e isolado da substância durante o período de abstinência dela, caracterizado como um “deslize”.
Epidemiologia no Mundo O tabagismo é, hoje, a principal causa global de morbimortalidade que pode ser prevenida. O tratamento para cessação do tabagismo está entre as intervenções médicas que apresentam a melhor relação custo-benefício, superior inclusive aos tratamentos direcionados para hipertensão arterial leve a moderada, dislipidemia e infarto do miocárdio.
Epidemiologia no Brasil - minoria recebe acompanhamento para tratamento para evitar o tabaco. - Atenção Básica – principal nível de atenção (+ capilarizado; + próximo dos usuários). - MS visa universalizar o tratamento do tabagismo, ampliar a distribuição dos medicamentos que compõem o PNCT (Programa Nacional de Controle do Tabagismo). - Tabagismo é fator de risco prevenível de doenças cardiovasculares, neoplásicas, diabetes mellitus, e doenças respiratórias crônicas. Nota: tabaco foi responsável por 13% das mortes no Brasil.
Epidemiologia mundial em números ▪ 1/3 da população mundial é fumante – 1 bilhão e 200 milhões – 80% nos países em desenvolvimento. - países líderes: Bangladesh – 43%; Brasil – 18%.
Epidemiologia Brasil em números: Maiores de 18 entre 1989 e 2013 - INCA
Proporção de fumantes maiores de 18 no Brasil 2013 - INCA
Epidemiologia em Cuiabá vigitel Cuiabá ocupa a 14º posição no ranking entre as capitais que possuem o maior número de fumantes do Brasil. A capital mato-grossense apresentou o índice de 12,7% da população fumante, sendo desses, 14% homens e 11,6% mulheres, com idade maior de 18 anos.
Características da população fumante ▪ prevalência maior no sexo masculino; cor preta: região rural; menor grau de instrução – reduz-se progressivamente se aumenta a escolaridade; inversamente proporcional à renda do indivíduo.
Tabagismo passivo O fumo passivo está relacionado a diversas doenças respiratórias como rinite, sinusite, otite, asma, DPOC e câncer de pulmão, além do aumento em 30% do risco cardiovascular (RCV) do indivíduo. Gestantes e seus recém-nascidos expostos à fumaça de derivados do tabaco apresentam mais problemas de saúde. Além de doenças e óbitos, o tabagismo passivo contribui também para a diminuição na fertilidade de homens e mulheres.
Tabagismo ativo A nicotina é considerada uma droga psicoativa (ou psicotrópica) estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), uma vez que é capaz de alterá-lo, provocando mudanças no humor, na percepção, no estado emocional, no comportamento e na aprendizagem
Nicotina como psicoativo Para que a droga seja considerada de efeito psicoativo, é necessário haver evidências de que o comportamento para seu uso seja reforçado, em certa medida, pelo próprio efeito da substância, e esta situação se aplica ao cigarro.
A nicotina provoca dependência A nicotina provoca dependência, já que gera a necessidade compulsiva do uso dela, e o resultado disso é que o cigarro passa a ser controlador do comportamento do indivíduo.
Fatores de risco para iniciação e persistência: - 90% inicia a fumar com idade < 19 anos; - Os fatores de risco mais relevantes para iniciação, identificados em estudos realizados em outros países e no Brasil, são: - convivência com amigos e familiares fumantes, - baixa escolaridade, - publicidade do tabaco - situação socioeconômica precária.
Os estudos referentes aos efeitos do consumo de charuto e cachimbo são em menor número, mas reúnem informações suficientes de que: ▪ a fumaça do cachimbo e do charuto contém maior quantidade de material particulado, de CO e de alcatrão comparada à liberada pelo cigarro de papel; ▪ não reduz o risco de adição, pois mesmo sendo menos tragado, a nicotina alcalinizada presente na fumaça é absorvida pela mucosa oral em maior quantidade; ▪ dependendo do número de charutos e cachimbos que se fume e da quantidade de fumaça inalada, os riscos de mortes relacionadas a esta forma de tabaco são semelhantes aos do cigarro; ▪ as doenças associadas são as mesmas observadas nos usuários de cigarro, embora os estudos existentes sugiram menor risco para DPOC e doença coronariana.
Show full summary Hide full summary

Similar

Weimar Germany 1919: The Spartacists and the constitution
Chris Clayton
Weimar Revision
Tom Mitchell
GCSE Mathematics Topics
goldsmith.elisa
French diet and health vocab
caitlindavies8
English / FRUIT
Jan Laxckey
Biology B2.1 Cells, tissues and organs
Corey Meehan
ALL module 5 vocab
Pamela Dentler
Study timetables importance
elena navarro
Aplicaciones TIC
Klaudyna Filipkowska
Geometry
Idil Mogeh
Histologie
Moloșnicov Tanciu