Lucro Arbitrado

Description

IRPJ 02. Tributação Pessoas Jurídicas (2.3. Lucro Arbitrado) Flashcards on Lucro Arbitrado, created by César Cupertino on 18/11/2016.
César Cupertino
Flashcards by César Cupertino, updated more than 1 year ago
César Cupertino
Created by César Cupertino over 7 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
O que é lucro arbitrado? O arbitramento de lucro é uma forma de apuração da base de cálculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributária ou pelo contribuinte. É aplicável pela autoridade tributária quando a pessoa jurídica deixar de cumprir as obrigações acessórias relativas à determinação do lucro real ou presumido, conforme o caso. Quando conhecida a receita bruta, e, desde que ocorrida qualquer das hipóteses de arbitramento previstas na legislação fiscal, o contribuinte poderá efetuar o pagamento do imposto de renda correspondente com base nas regras do lucro arbitrado.
Como será exercida pelo contribuinte a tributação com base no lucro arbitrado? A tributação com base no lucro arbitrado será manifestada mediante o pagamento da primeira quota ou da quota única do imposto devido, correspondente ao período de apuração trimestral em que o contribuinte, pelas razões determinantes na legislação, se encontrar em condições de proceder ao arbitramento do seu lucro.
Poderá haver mudança do regime de tributação durante o ano-calendário para o contribuinte que já efetuou o recolhimento com base no lucro arbitrado? A pessoa jurídica que, em qualquer trimestre do ano-calendário, tiver seu lucro arbitrado poderá optar pela tributação com base no lucro presumido nos demais trimestres, desde que não esteja obrigada à apuração pelo lucro real.
Em caso de arbitramento de lucro ficam as pessoas jurídicas liberadas da comprovação da origem das receitas recebidas e da aplicação de penalidades? Não. Mesmo sendo tributadas com base no lucro arbitrado persiste a obrigatoriedade de comprovação das receitas efetivamente recebidas ou auferidas. O arbitramento de lucro em si por não ser uma sanção, mas uma forma de apuração da base de cálculo do imposto, não exclui a aplicação das penalidades cabíveis.
Quais as hipóteses de arbitramento do lucro previstas na legislação tributária? 1) o contribuinte, obrigado à tributação com base no lucro real, não mantiver escrituração na forma das leis comerciais e fiscais ou deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal; 2) a escrituração a que estiver obrigado o contribuinte revelar evidentes indícios de fraudes ou contiver vícios, erros ou deficiências que a tornem imprestável para: a) identificar a efetiva movimentação financeira, inclusive bancária; ou b) determinar o lucro real; 3) o contribuinte, não obrigado à tributação com base no lucro real, deixar de apresentar à autoridade tributária os livros e documentos da escrituração comercial e fiscal, ou o Livro Caixa, nos quais deverá estar escriturada toda a movimentação financeira, inclusive bancária; 4) o contribuinte optar indevidamente pela tributação com base no lucro presumido;
Qual é o período de apuração do lucro arbitrado? O imposto de renda com base no lucro arbitrado é determinado por períodos de apuração trimestrais encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário.
Qual o critério a ser utilizado para apuração do lucro arbitrado? O lucro arbitrado será apurado mediante a aplicação de percentuais: a) sobre a receita bruta quando conhecida, segundo a natureza da atividade econômica explorada; b) quando desconhecida a receita bruta, sobre valores (bases) expressamente fixados pela legislação fiscal.
Conhecida a receita bruta de uma pessoa jurídica quais os percentuais que devem ser aplicados para apuração do lucro arbitrado? Os percentuais a serem aplicados sobre a receita bruta, quando conhecida, são os mesmos aplicáveis para o cálculo da estimativa mensal e do lucro presumido, acrescidos de 20%
Os percentuais serão sempre os mesmos ainda que a pessoa jurídica venha a ser tributada reiteradamente através do arbitramento de lucro em mais de um período de apuração? Sim. Inexiste previsão legal para se agravarem os percentuais de arbitramento.
Qual o conceito de receita bruta para fins do lucro arbitrado? Compreende-se no conceito de receita bruta: 1) o produto da venda de bens nas operações de conta própria; 2) o preço da prestação de serviços em geral; 3) o resultado auferido nas operações de conta alheia; e 4) as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendida nos itens 1 a 3.
O que se considera ganho de capital para fins de tributação pelo lucro arbitrado? Os ganhos de capital nas alienações de ativos não circulantes investimentos, imobilizados e intangíveis corresponderá à diferença positiva verificada entre o valor da alienação e o respectivo custo contábil, sendo vedado o cômputo de qualquer parcela a título de encargos associados a empréstimos, registrados como custo
Qual a alíquota de imposto e qual o adicional a que estão sujeitas as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro arbitrado? A alíquota do imposto de renda que incidirá sobre a base de cálculo arbitrada é de 15%. O adicional do imposto de renda devido pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro arbitrado será calculado mediante a aplicação do percentual de 10% sobre a parcela do lucro que exceder ao valor de R$60.000,00 em cada trimestre.
Show full summary Hide full summary

Similar

IRPJ: Lucro Presumido
César Cupertino
Lucro Arbitrado
César Cupertino
IRPJ pelo Lucro Arbitrado
Guilherme Dourado
IRPJ: Lucro Presumido
Evaldo Modesto De Ávila
Magnetism
joan.march
Spanish connectives and a few key phrases
emdrakeley
Computing Hardware - CPU and Memory
ollietablet123
Physical Geography
clongworth25
maths: ALGEBRA
katie Dack
Edexcel Additional Science Chemistry Topics 1+2
Amy Lashkari
Mind Maps with GoConqr
croconnor