GEOGRAFIA

Description

Geography Flashcards on GEOGRAFIA, created by Maria Ribeiro on 27/11/2016.
Maria Ribeiro
Flashcards by Maria Ribeiro, updated more than 1 year ago
Maria Ribeiro
Created by Maria Ribeiro over 7 years ago
18
2

Resource summary

Question Answer
1. Consequências diretamente relacionadas com a quebra da taxa de fecundidade. - diminuição do crescimento natural; -envelhecimento da população; -não há renovação de gerações; -diminuição do índice de dependência de jovens.
2. Soluções a médio / longo prazo para inverter a quebra da taxa de fecundidade. - atribuição de subsídios a famílias numerosas; - aumento da licença pós parto para ambos os pais; - sistema de educação e saúde gratuitos; - adaptação do horário laboral a jovens mães.
3. Verifica-se renovação de gerações? Atualmente não se verifica renovação de gerações porque para que haja é preciso que cada mulher tenha no mínimo 2,1 filhos.
4. Principais motivos para o duplo envelhecimento. - Aumento do nº de idosos; - Redução do nº de jovens.
5. Motivos para a evolução da EMV. - Melhores condições médicas alimentares; - Plano nacional de saúde.
6. Consequências diretamente relacionadas com o envelhecimento da população. - Aumento do índice de dependência de jovens; - Redução do nº de jovens; - Nº de população ativa diminui.
7. Medidas para atenuar os efeitos adversos do envelhecimento da população. - Aumento da idade das reformas dos trabalhadores; - Medidas que atraem uma maior nº de imigrantes para o país.
8. Motivos pelos quais o envelhecimento é mais agudo no interior. - Taxa de natalidade é mais reduzida. - Maior nº de idosos.
9. Justificar a evolução da taxa de atividade em Portugal. - Aumento da população emigrante; - Entrada da mulher (domésticas) no mercado de trabalho.
10. Regiões onde cada setor é mais representativo. Setor primário: Alentejo e R.A. Açores; Setor secundário: norte e área metropolitana de Lisboa; Setor terciário: Lisboa, Algarve e R.A. madeira.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo