O que se deve evitar na redação

Description

Palavras e expressões para lembrar o que nao deve ser feito na redação
Rafael Tavares
Flashcards by Rafael Tavares, updated more than 1 year ago
Rafael Tavares
Created by Rafael Tavares about 10 years ago
135
9

Resource summary

Question Answer
Ser Parcial Ser parcial ao argumentar na redação é muito mal visto. Não confunda ser imparcial com ficar "em cima do muro"
Ficar "em cima do muro" Voce deve ser justo e tem todo direito de mostrar os dois lados. Mas deve sempre deixar claro qual dos lados você está defendendo.
Ser superficial Prefira um pouco de ouro a quilos de latão. Muitos paragrafos, muitos argumentos e pouco conteúdo diminuem a qualidade de sua redação
Ser impreciso "Uma grande parte", "Geralmente", "É cada vez mais comum" são exemplos de frase que mostram imprecisão no seu argumento. Elas não estão banidas, mas devem ser evitadas
Senso comum Fuja, sempre que possível do senso comum. Milhões de pessoas fazendo a mesma redação que você, você não vai querer ser apenas mais um, certo?
Analogias erradas Usar analogias a eventos históricos, livros e filmes é sempre bem visto, desde que a analogia esteja correta. Prefira não dizer nada do que dizer algo errado.
Ser coxinha Mostrar preconceito ou sugerir intervenções que ferem os direitos humanos são atitudes que com certeza diminuirão sua nora
Fugir ao tema Pode parecer estranho, mas é muito comum pessoas fugirem parcialmente ao tema da redação. Leia com atenção a coletânea e a frase-tema para não cometer desvios.
Não apresentar proposta de intervenção (Enem) NUNCA, JAMAIS esqueça da proposta. Ela sozinha é avaliada em 200 pontos
Falar, falar e não concluir nada A conclusão é o espaço onde, além da proposta, você ira refletir e sintetizar toda sua tese. Separa uma linha para esse objetivo.
Usar Concerteza Erros de português não colam. Não estou dizendo que perderá duzentos pontos com um erro, mas tudo que puder ser evitado, melhor.
Deixar parágrafos "soltos" Uma coisa que melhora a qualidade de sua redação é "enganchar" os parágrafos, principalmente os do desenvolvimento. Passar a impressão que os parágrafos podem ser lidos em qualquer ordem nunca é bom
Eruditismo, Gerundismo e outros vícios de linguagem Falar bonito não quer dizer falar floreadamente. Prefira uma linguagem formal simples.
Coloquialismo e Vulgarismo Foco na Formal
Esquecer pontuação ou acentuação Tudo, desde ponto final até o pingo do i, deve ser lembrado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas
Alice Sousa
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Plano de estudos em três etapas
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Tipos textuais
brunolorenzatto
15 Dicas para Passar nos Exames Nacionais
MarisaS
Redação para Vestibular
Alice Sousa
Citações para Redação - ENEM
Jayne Torres
Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas - Vestibular e Enem
Maria José