Revisão História

Description

Revisão para o 6 ano de história

Resource summary

Question Answer
O que é História? Ciência que estuda os atos dos seres humanos no tempo
Quem é o profissiona que trabalha com a História Históriador
Como trabalha o Historiador? O historiador trabalha com as fontes históricas
Como pode ser as fontes históricas? As fontes Históricas podem ser: escritas (jornais...), orais (depoimentos...), iconográficas (pinturas ....) e materiais (objetos...) etc..
Na História a ideia de tempo é muito importante. Como percebemos a passagem do tempo? Percebemos a passagem do tempo pelas transformações ao nosso redor, como o florescimento das árvores, ou coisas que fazemos no dia a dia.
Como o tempo era medido ao longo da história? Os povos antigos organizavam a vida com base nos acontecimentos naturais. Assim a passagem do tempo era medida pela posição do sol no céu, pela sucessão de dias e noites etc...Depois o ser humano desenvolveu dispositivos para contar o tempo, inicialmente com o relógio de sol. Os chineses queimavam cordas com nós para contar o tempo, e assim as tecnicas foram sendo aperfeiçoadas até que inventaram o relógio.
Qual a medida de tempo utilizada pelos historiadores para facilitar a contagem do tempo? O século. Um século é um período de cem anos e são indicados por algarismos romanos. Ex. 1500 (século XV).
Qual a regra utilizada para determinar a que ano pertence um século? A regra se baseia nos dois algarismos finais do ano. Se forem 00 (1500), elimina os 00 e o século é o que resta 1500 (século 15). Cano não termine em 00 (1501) elimina os dois últimos algarismos e soma 01 ao que restar. 1500 (15+1 = 16) Século XVI.
O que é o tempo cronológico è o tempo utilizado para medir e organizar o tempo sequencialmente.
Que instrumento é utilizado para organizar o tempo? Calendário
Que instrumento é utilizado para ordenar e representar os fatos históricos em sequencia cronológica? Linha do tempo
Na cultura ocidental que fato histórico é utilizado como marco inicial? O nascimento de Jesus Cristo
Memorize a linha do tempo anterior, pois ela é importante.
Como surgiram todas as plantas e animais da terra, segundo a ciência? Segundo a teoria da Evolução, as primeiras manifestações de vida surgiram nos oceanos há cerca 3,7 bilhões de anos na forma de seres semelhantes a bactérias. foi da evolução dessas bactérias que a vida evoluiu até se tornar o que vemos hoje.
Quando e onde surgiram os primeiros humanos. Como eles eram chamados? Os primeiros humanos surgiram a cerca de 5 milhões de anos na savanas da África, eles são chamados de hominídios.
Como viviam os primeiros grupos humanos? Eles não praticavam agricultura. Retiravam diretamente da natureza os recursos de que precisavam
Como é chamado o período que vai desde o aparecimento dos primeiros hominídeos até o desenvolvimento da agricultura? Período Paleolítico
Como viviam os hominídios durante o período paleolítico. * Era uma sociedade caçadora e coletora, ou seja, viviam da caça e da coleta de fruto e raízes da natureza. * Eram nômades (não tinham moradia fixa) * Fabricavam instrumentos e ferramentas de pedra lascada. * Nesse período o homem dominou o fogo.
Qual a diferença entre o homem e os outros animais? A principal diferença é a capacidade de imaginar, ou seja pensa, que o homem tem e os animais não.
Que período histórico veio depois do período paleolítico? Neolítico que se iniciou com o surgimento da agricultura.
Qual a importancia do surgimento da agricultura para o ser humano? A descoberta da agricultura permitiu aos seres humanos garantir o suprimento de alimentos de que necessitavam para sobreviver. Foi um dos maiores feitos da humanidade. Além disso, permitiu ao homem fixa moradia em um lugar, ou seja deixou de ser nômade e passou a ser sedentário.
O que foi a era dos metais? período em que os homens começaram a utilizar os metais para fabricarem seus instrumentos e ferramentas. Os primeiros metais utilizados foram: cobre, bronze e o ferro.
O que foi o crescente fértil? Região onde que ficava localizada do norte da África onde passava o Nilo, e o Oriente Médio, onde estava localizado os rios Tigres e o Eufrates, onde hoje é o iraque.
Qual a importancia do Crescente fértil para os primeiros grupos humanos? Ao redor dessa região se formou as primeiras sociedade hidráulicas, onde era cultivado trigo, cevada e ervilha, e, onde ocorria a domesticação de animais como a carneiro e a cabra.
Irrigação - aumento de produção de alimentos - cidades A utilização de irrigação provocou o aumento da produção de alimentos que eram comercializados em rotas comerciais que deram origem as cidades.
Novas ocupações surgiram apartir do aumento da produção de alimentos. Que ocupações eram essas? Artesãos e sacerdotes.
Como surgiu a escrita? Surgiu com a necessidade de controlar o aumento de estoques de alimentos.
Como surgiram os primeiros exércitos? Surgiram para proteger os estoques de alimentos a fim de não serem roubados.
Show full summary Hide full summary

Similar

The Great Gatsby - Theme
Heather Taylor
10 Mind Mapping Strategies for Teachers
Andrea Leyden
Hitler and the Nazi Party (1919-23)
Adam Collinge
Statistics Key Words
Culan O'Meara
A View from the Bridge
Mrs Peacock
Maths
xcathyx99
chemistry: c2
kristy baker
The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
K d
Photosynthesis and Respiration
Jessica Phillips
Core 1.10 Polymers (Plastics)
T Andrews
Macbeth Quotes To Learn
Sophie Brokenshire