Banca IFTO - IFTO - 2016

Description

Questões de Concursos Flashcards on Banca IFTO - IFTO - 2016, created by Victor Jangada on 16/02/2017.
Victor Jangada
Flashcards by Victor Jangada, updated more than 1 year ago
Victor Jangada
Created by Victor Jangada about 7 years ago
20
1

Resource summary

Question Answer
O tratamento dos esgotos é usualmente classificado através dos níveis. Marque a alternativa incorreta: A) O tratamento preliminar tem como objetivo a remoção de sólidos em suspensão grosseiros. B) O tratamento secundário visa a remoção de DBO por meio de processos biológicos e promove a desinfecção do efluente. C) O tratamento primário promove remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e DBO em suspensão (associado à matéria orgânica dos sólidos em suspensão sedimentáveis). D) O tratamento terciário remove principalmente nutriente (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos. B) O tratamento secundário visa a remoção de DBO por meio de processos biológicos e promove a desinfecção do efluente.
Dentro de uma visão essencialmente prática, pode-se considerar que a capacidade que um corpo d'água tem de assimilar os efluentes, sem apresentar problemas do ponto de vista ambiental, é um recurso natural que pode ser explorado. Verdadeiro ou Falso? Verdadeiro. Na definição da tecnologia de tratamento de uma ETE, o Engenheiro Ambiental deve levar em conta a capacidade suporte de autodepuração do corpo hídrico que receberá o efluente tratado.
As Resoluções CONAMA 357/05 e 430/11, estabelecem os padrões de qualidade dos corpos d'águas e os critérios de lançamento de efluentes. Os efluentes poderão conferir ao corpo receptor características de qualidade em desacordo com as metas obrigatórias progressivas, intermediárias e final, do seu enquadramento. Verdadeiro ou Falso? Falso. Os efluentes devem obedecer as qualidades pretendidas nas metas obrigatórias, progressivas, intermediárias e finais de enquadramento.
As Resoluções CONAMA 357/05 e 430/11, estabelecem os padrões de qualidade dos corpos d'águas e os critérios de lançamento de efluentes. Na zona de mistura não serão admitidas concentrações de substâncias em desacordo com os padrões de qualidade estabelecidos para o corpo receptor, desde que não comprometam os usos previstos para o mesmo. Verdadeiro ou Falso? Falso. O órgão ambiental poderá autorizar o lançamento de efluentes que, na zona de mistura, excedam os limites estabelecidos para aquele enquadramento, desde que não comprometa os usos previstos.
As Resoluções CONAMA 357/05 e 430/11, estabelecem os padrões de qualidade dos corpos d'águas e os critérios de lançamento de efluentes. A resolução 430/11 não exige o cumprimento do padrão de lançamento do parâmetro nitrogênio amoniacal para sistemas de tratamentos de esgotos sanitários. Verdadeiro ou Falso? Verdadeiro. Os padrões de lançamentos de esgoto sanitário são simplificados. Os padrões de lançamento de efluentes industriais são mais complexos, englobando diversos parâmetros, inclusive nitrogênio amoniacal.
Marque a alternativa incorreta: A) A incineração é uma técnica que pode ser utilizada para qualquer tipo de resíduo orgânico, onde a temperatura de combustão pode chegar acima de 800 ºC, sendo uma alternativa de baixo custo de operação. B) A compostagem é um processo de tratamento biológico aeróbio que transforma os resíduos em um material estabilizado, chamado de composto ou húmus. C) A vermicompostagem é um processo complementar a compostagem, que visa melhorar as características do composto, aumentando a disponibilização de macro e micronutrientes. D) Determinados resíduos sólidos podem ser utilizados para obtenção de energia, como a palha da cana-de-açúcar na agroindústria. A) A incineração é uma técnica que pode ser utilizada para qualquer tipo de resíduo orgânico, onde a temperatura de combustão pode chegar acima de 800 ºC, sendo uma alternativa de baixo custo de operação.
Qual a vazão de projeto a ser adotada em uma cidade com população de 10.000 habitantes, consumo per capita de 150 L/dia e coeficientes de máxima demanda diária K1 = 1,2 e horária e K2 = 1,5? A) 35 m3/h B) 100 L/s C) 35 L/s D) 32 L/h E) 31,25 L/s E) 31,25 L/s Para resolver este exercício, deve-se lembrar da fórmula: Q=k1.k2.[P.q/86400]
Quais afirmativas estão corretas? I. A rede coletora de esgoto é um conjunto de canalizações destinadas a receber e conduzir os esgotos dos edifícios e residências; II. O emissário é a canalização destinada a conduzir os esgotos a um destino conveniente sem receber contribuições em marcha; III. Estação elevatória de esgoto é o conjunto de instalações destinadas a transferir os esgotos de uma cota mais baixa para outra mais alta; IV. A declividade a ser adotada na rede coletora deverá proporcionar, para cada trecho da rede, uma tensão trativa média igual ou superior a 1,5 Pa. I, II e III.
Quais alternativas estão corretas: I. Reator Anaeróbio (UASB) seguido de Filtro Anaeróbio – Tecnologia com alta remoção de nutrientes, principalmente fósforo; II. Filtro Anaeróbio seguido de Lagoa facultativa – Tecnologia com alta remoção de nitrogênio e fósforo; III. Lodos Ativados (com tanque anóxico e anaeróbio) seguido de tratamento físico químico com cloreto férrico – Tecnologia com alta remoção de matéria orgânica e fósforo; IV. Lagoa Anaeróbia seguida de Lagoa Facultativa - Tecnologia com baixa remoção de matéria orgânica e alta remoção de nitrogênio e fósforo; Somente a III. III. Lodos Ativados (com tanque anóxico e anaeróbio) seguido de tratamento físico químico com cloreto férrico – Tecnologia com alta remoção de matéria orgânica e fósforo;
As lagoas de estabilização que conceitualmente realizam um pós-tratamento dos efluentes de ETES, em particular dos reatores anaeróbios tipo UASB, são conhecidas como lagoas: A) anóxicas B) facultativas. C) de maturação D) aeradas de mistura incompleta. E) de polimento. E) de polimento.
Os poluentes atmosféricos são geralmente classificados como primários ou secundários. Marque a alternativa que apresenta somente poluente primários: A) Ácido sulfúrico, monóxido de carbono B) Dióxido de enxofre, metano, dióxido de carbono C) Dióxido de enxofre, ácido nítrico D) Ácido nítrico, óxido de nitrogênio, metano E) Ozônio, metano, ácido sulfúrico B) Dióxido de enxofre, metano, dióxido de carbono Ácido Sulfúrico, Ácido Nítrico e Ozônio são poluentes secundários formados na atmosfera.
Na economia ambiental, determinar o valor econômico de um recurso ambiental é estimar o valor monetário deste em relação aos outros bens e serviços disponíveis na economia. São métodos de valoração ambiental, exceto: A) Método de valoração contingente. B) Método de custo de viagem. C) Método de análise de ciclo de vida. D) Método de preços hedônicos. E) Método de bens complementares. C) Método de análise de ciclo de vida.
Com relação às técnicas utilizadas de Bioengenharia de solos é correto afirmar: A) as Técnicas de revestimentos se baseiam somente na hidrosemeadura e do entrançado vivo. B) as Técnicas de revestimentos se baseiam somente na hidro-semeadura. C) as Técnicas de revestimentos se baseiam na hidrosemeadura, biomantas antierosivas e geotêxteis. D) as Técnicas de revestimentos se baseiam somente na utilização de biomantas antierosivas e geotêxteis. C) as Técnicas de revestimentos se baseiam na hidrosemeadura, biomantas antierosivas e geotêxteis. Na hidrosemeadura, o jato d'água é lançado em alta pressão para fixar bem as sementes ao solo. Esse jato forma uma camada protetora consistente que funciona como um escudo provisório contra intempéries.
Show full summary Hide full summary

Similar

Serviço Público - Conceito e Classificação
Silvio R. Urbano da Silva
De acordo com o Regimento Interno Da Câmara Municipal De Nova Iguaçu julgue o item a seguir:
Marcos Paulo
Direito Adm. - Serviço Publico (TIPOS)
leandrosilveirap
01 Português: Questões de Concurso
Viviana Veloso
Simulado de Processo Penal - Escrevente TJ-SP
Tatiane Araujo
8. Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE)
Silvio R. Urbano da Silva
6. Empréstimos Compulsórios
Silvio R. Urbano da Silva
Redes de Computadores
Lutiane Silveira
1. Noções Introdutórias
Silvio R. Urbano da Silva
2. Tributos em espécies
Silvio R. Urbano da Silva