Vulcanismo e Sismologia

Description

Trabalho de ciências de 7º ano sobre vulcanismo e sismologia
Rúben Miguel
Flashcards by Rúben Miguel, updated more than 1 year ago
Rúben Miguel
Created by Rúben Miguel about 7 years ago
24
0

Resource summary

Question Answer
Uma das principais zonas sísmicas da Terra encontram-se em uma região que abrange boa parte dos limites do Oceano Pacífico, indo desde o sul da América do Sul, passando pelo norte da América do Norte e estendendo-se pelo extremo leste da Ásia e da Oceania. Rúben e Marta
Um sismograma é um registo do movimento do solo realizado por um sismógrafo.A energia medida em um sismograma é a partir de fontes naturais, como terramotos são ( ou tremores de terra ), ou de fontes artificiais, tais como explosivos ( sismos induzidos ).
Isossistas são linhas (imaginárias) que num território delimitam zonas de igual intensidade sísmica (depois ou no decorrer de um sismo). Embora em geral centradas na região epicentral, não são circunferências concêntricas porque as rochas atravessadas pelas ondas sísmicas são diferentes e as construções não são do mesmo tipo.
Magnitude - A magnitude de um sismo pode ser quantificada pela escala de Richter e está relacionada com a energia liberada durante o sismo.
Intensidade - A intensidade sísmica é uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos sismos em locais na superfície terrestre. A classificação da intensidade sísmica é feita através da observação dos danos e de inquéritos à população afetada. Para classificar a intensidade sísmica, é usualmente utilizada a escala de Mercalli modificada. A escala de Richter não mede a intensidade de um sismo mas sim a sua magnitude.
O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra, à superfície da crusta terrestre incluindo a atmosfera. O Vulcão é uma abertura na superfície da crusta terrestre, através da qual se dá a erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas.
Erupções Explosivas- As lavas são muito viscosas, fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo por isso, violentas explosões. Devido à sua viscosidade, a lava, por vezes, não chega a derramar constituindo estruturas arredondadas, chamadas domas ou cúpulas. Noutras situações a lava solidifica mesmo dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas, que podem mais tarde ficar a descoberto devido à erosão do cone. Nas erupções explosivas os cones são essencialmente formados pela acumulação de piroclastros.
Erupções Efusivas- O magma é fluido, a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava abundante a altíssima temperatura. A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias. Se os terrenos forem planos, a lava pode cobrir grandes áreas, constituindo os mantos de lava. Se houver declive acentuado, pode formar "rios" de lava, denominados correntes de lava ou também escoadas lávicas. Os vulcões predominantemente efusivos, quando formam cones, são baixos, pois a lava espalha-se por grandes superfícies. O vulcanismo dos fundos oceânicos é do tipo efusivo.
Erupções Mistas- Assumem aspectos intermédios entre os descritos, observando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas. Nas erupções intermédias formam-se cones mistos, em que alternam camadas de lava com camadas de piroclastros. As explosões são explicadas pela entrada de água na chaminé ou na câmara magmática, que devido às altas temperaturas, se vaporizou, originando uma grande quantidade de água. Por essa razão, deu-se um aumento da pressão interior, tornando a erupção periodicamente explosiva.
Materiais Vulcânicos Gasosos- os vulcões emitem muitos tipos de gases mas os mais abundantes são: vapor de água; vapores com enxofre e dióxido de carbono. Líquidos- lava fluida e muito viscosa. Sólido- piroclastos, obsidiana, brecha vulcânica, pedra pomes.
Benefícios- Estudo da estrutura interna da Terra; Solos férteis; Produção de energia elétrica em centrais geotérmicas. Riscos- Mortes; Destruição de construções humanas; Destruição de biodiversidade e habitats; Contaminação da atmosfera.
Show full summary Hide full summary

Similar

Vulcanismo Secundário
josenandocouto
Vulcanismo e sismologia
Beatriz Pinheiro
Vulcanismo e sismologia
Mafalda Inocêncio
Vulcanismo & Sismologia
Diana Salvado
Vulcanismo e Sismologia
Sara Rosinha
vulcanismo e sismologia
Rodrigo Simões
Medidas de Proteção dos ecossistemas
Leonardo Alves
Vulcânismo e Sismologia
David Pinto
vulcânismo e sismologia
Débora Mendes
Vulcanismo e sismologia
Daniela Esteves
Consequências do movimento das placas tectônicas
Carolina Foganholo