Introdução a Linguagem UML

Description

TI/Programação Flashcards on Introdução a Linguagem UML, created by Hosanan Montelo Fontenele Junior on 23/02/2017.
Hosanan Montelo Fontenele Junior
Flashcards by Hosanan Montelo Fontenele Junior, updated more than 1 year ago
Hosanan Montelo Fontenele Junior
Created by Hosanan Montelo Fontenele Junior about 7 years ago
10
2

Resource summary

Question Answer
Por que as Linguagens Orientadas a Objetos facilita a implementação de sistemas de alta complexidade? Por que tem estruturas bem definidas
Como surgiu ou foi definida a linguagem UML? Através da sintetização e unificação das melhores práticas de linguagens já existentes em meados dos anos 90.
Qual a definição de UML? A UML é uma Linguagem de modelagem visual que permite a definição da estrutura de um projeto de software complexo.
Em que aspectos as UML permite a representação de sistemas complexos? Visualização; Especificação; Construção; Documentação.
Qual o foco do vocabulário simbólico e regras de uma linguagem de modelagem visual? A representação conceitual e física de um sistema.
Quais as formas básicas de se construir programas de computador? Sob a perspectiva do algorítimo; Sob a perspectiva da orientação a objetos.
Sobre a "UML" Marque V para Verdadeiro e F para Falso nas questões abaixo: a) ( ) É uma linguagem de programação; b) ( ) Possibilidade de gerar códigos em uma linguagem de programação a partir de um modelo em UML. a) Falso, pois é uma linguagem de Modelagem; b) Verdadeiro, pois os modelos produzidos em UML podem ser convertidos para uma linguagem de programação.
Sobre a "UML" Marque V para Verdadeiro e F para Falso nas questões abaixo: a) ( ) É inteiramente independente da linguagem por meio da qual o sistema será inscrito; b) ( ) Se restringe ao modelamento de softwares. a) Verdadeiro; b) Falso, pois pode ser usada para modelar processos como por exemplo: O projeto da construção de um edifício.
Quais os três blocos de construção da linguagem UML? Itens; Relacionamentos; Diagramas.
Qual o símbolo que representa graficamente uma Interface: O círculo;
Sobre interfaces (itens estruturais) marque V para verdadeiro e F para falso; a) ( ) Fornecer uma visão abstrata de conceitos dentro de um sistema; b) ( ) Implementar métodos de uma classe. a) Falso, na verdade é o contrário ela deve fornecer uma visão clara; b) Falso, pois ela só especifica mas não implementa.
Qual a outra forma que a Interface pode ser representada e como é denominada? De forma expandida denominada classe estereotipada.
Em que consistem as "Colaborações" em UML? Consistem em agrupamentos de classes, interfaces quaisquer outros elementos que trabalhem juntos para fornecer algum comportamento cooperativo.
Qual o símbolo das "Colaborações" em UML? Elipse de linha tracejada.
Para que serve um caso de uso? Para especificar um comportamento pretendido para o sistema.
O que são os atores? São usuário ou outros meios externos que realizam algum papel em um sistema.
Qual a representação em UML para casos de uso? Elipse de linha continua (não tracejada).
Sobre as classes ativas e passivas, marque V para verdadeiro e F para falso: a) ( ) As classes ativas são acionadas por métodos de outras classes; b) Os processos das classes ativas serão executados de modos concorrente. a) Falso, as classes passivas é que são acionadas por métodos de outras classes; b) Verdadeiro.
A que se refere a descrição abaixo: "...possui um compartimento adicional que é utilizado para especificação de sinais. As linhas divisórias laterais devem ser desenhadas em negrito,..." Refere-se a "classe ativa".
Em que consistem os componentes? Os componentes são os elementos físicos do sistema, após ter sido executado a modelagem do sistema.
Qual a representação "gráfica" de um componente? Um retângulo com abas.
Em que consistem os nós? São elementos físicos que representam recursos computacionais
Sobre os "Nós", marque V para verdadeiro e F para falso: a) ( ) Componente poderão estar contidos em um nó e não poderão migrar de um para outro; b) ( ) A representação "gráfica" de um "nó" é a elipse tracejada. a) Falso, pois os componente poderão migrar de um nó para outro; b) ( ) Falso, pois a representação "gráfica" de um "nó" é um cubo.
Quais os itens comportamentais definidos em UML? As interações e as máquinas de estado.
Qual a representação "gráfica" da Interação? Uma linha cheia com seta incluindo o nome da ação envolvida.
Sobre as Interações, marque V para verdadeiro e F para falso: a) ( ) São nomeadas utilizando-se substantivos; b) ( ) Somente pode representar o comportamento individual de um objeto. a)Falso, pois são nomeadas utilizando-se verbos (ex. imprimir); b) ( ) Falso, pois também pode representar o comportamento de um conjunto de objetos.
Quais as duas situações em que as interações são utilizadas? Diagramas de sequência; Diagramas de colaboração.
Qual a ênfase dos Diagramas de colaboração? A organização de objetos e das mensagens.
Em que as máquinas de estado são empregadas? São empregadas na modelagem dos aspectos dinâmicos dos sistemas.
Qual a representação gráfica das máquinas de estado. Um retângulo de cantos arrendondados e linha contínua em negrito.
Quais os elementos que podem fazer parte das máquinas de estado? Estados; Transições; Eventos; Atividades.
Como podem ser entendidos o eventos? São ocorrências significativas no contexto do sistema. Agentes de mudanças de estado de objetos (ex. clique do mouse ou a mudança de valor de uma variável).
Sobre as transições, marque V para verdadeiro e F para falso: a) ( ) Definem algum tipo de relacionamento entre dois estados; b) ( ) Não podem ser ativadas por eventos. a) Verdadeiro; b) ( ) Falso, pois será ativa por um evento.
O que são as ações? São os processos que um estado pode executar ao transitar para outro estado.
Quais são as diferenças entre Interações e Máquinas de Estado? As interações podem representar o comportamento de um conjunto de objetos; As máquinas de estado representam o comportamento de um objeto individualmente.
Em que que sentido os pacotes são utilizados em UML? No sentido de agrupar objetos que guardem alguma relação entre si.
Qual a representação gráfica do pacote? Uma pasta, que pode incluir nomes que façam referência aos conteúdos.
Em que constituem os itens anotacionais? Comentários e descrições inseridos nos modelos UML. Serve para esclarecer detalhes dos modelos construídos.
Quais são os quatro tipos de relacionamentos definidos em UML? Dependência; Generalização; Associação; Realização.
Qual a representação gráfica de um relacionamento de dependência? Uma seta pontilhada que poderá incluir um rótulo.
Qual expressão é usada para indicarmos a ocorrência de um relacionamento de generalização? A expressão "é um tipo de" (ex. o filme de ficção "é um tipo de filme".
Qual a representação gráfica de um relacionamento de generalização (ex. Superclasse e subclasse)? Uma linha sólida que parte dos elementos derivados e aponta para superclasse.
Como é chamada uma classe que possui uma ou mais classes filhas mas não possui uma classe mãe? Classe de base ou classe-raiz.
Como é chamada a classe que não possui classes derivadas? Classe-folha.
Quando é estabelecido um processo de herança única? Quando uma classe possui apenas um relacionamento de generalização (apenas uma classe mãe).
Quando é estabelecido um processo de herança múltipla? Quando uma classe possui mais de um relacionamento de generalização (duas ou mais classes mães).
Show full summary Hide full summary

Similar

Silas Marner notes
mehxinee
The Elements of Drama
amz.krust
Geography Coasts Questions
becky_e
STUDY PLANNER IGCSE
Felixus
Geography - Restless Earth
pip.kaley
Business Studies Unit 1
emily.mckechnie
Unit 2 flashcards
C R
GCSE Biology B2 (OCR)
Usman Rauf
Business Management Exam Review Quiz
emily_hill
Frankenstein Key Quotes
michelle.lau
Market & Technology Dynamics
Tris Stindt