Relações Ecológicas

Description

Cards sobre as relações ecológicas (definições e características), utilizados para quizz interativo e fixação de conteúdos.
Professo Carol - Carol
Flashcards by Professo Carol - Carol, updated more than 1 year ago
Professo Carol - Carol
Created by Professo Carol - Carol about 7 years ago
288
5

Resource summary

Question Answer
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. Essas relações estabelecem-se por busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTRAESPECÍFICAS Relações que ocorrem dentro da mesma população, isto é, entre indivíduos da mesma espécie.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTERESPECÍFICAS Relações que ocorrem entre indivíduos de populações diferentes, isto é, espécies diferentes.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICA E DESARMÔNICA As relações ecológicas harmônicas beneficiam os indivíduos envolvidos ou, pelo menos, não traz desvantagem a um deles. As relações desarmônicas, trazem desvantagem a pelo menos um dos indivíduos envolvidos.
Relações Ecológicas SOCIEDADE Grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem juntos de forma a permanente e cooperando entre si, com relativa independência e mobilidade. Ex: humano, abelha, formiga, cupim...
Relações Ecológicas COLÔNIA Colônia é um grupo de organismos da mesma espécie, em uma associação anatômica formando uma unidade estrutural e funcional. Por vezes, alguns organismos tem funções específicas Ex.: coral-cérebro, caravela.
Relações Ecológicas MUTUALISMO Associação OBRIGATÓRIA entre indivíduos, em que ambos se beneficiam. Ex.: líquen, insetos e flores, boi e bactérias.
Relações Ecológicas HERBIVORIA Relação que se estabelece entre plantas e animais que se alimentam delas. Uma das mais importantes, pois assimila a energia que será passada pelos níveis tróficos.
Relações Ecológicas PREDATISMO Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar. Ex.: cobra e rato, homem e gado.
Relações Ecológicas COMENSALISMO Associação em que um indivíduo aproveita restos de alimentares do outro, sem prejudicá-lo. Ex.: tubarão e rêmoras, leão e a hiena, urubu e espécie humana.
Relações Ecológicas PROTOCOOPERAÇÃO Associação FACULTATIVA entre indivíduos, em que ambos se beneficiam. Ex.: gado e anum (limpeza dos carrapatos), crocodilo africano e ave palito (higiene bucal).
Relações Ecológicas CANIBALISMO Relação em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar. Ex.: louva-a-Deus, aracnídeos, filhotes de tubarão no ventre materno.
Relações Ecológicas PARASITISMO Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Ex.: Gado e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano.
Relações Ecológicas COMPETIÇÃO Intra ou Interespecífica Algumas organismos da mesma espécie disputam a mesma fonte de alimento, parceiros, água etc Organismos de espécies diferentes disputam o mesmo nicho Ex: peixe piloto e rêmora (tubarões)
Show full summary Hide full summary

Similar

Ecologia I
kyungsos
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça