Aula 01 - A rede com IP, ping e traceroute

Description

Introdução, Conceitos e Prática
Braulio Torres
Flashcards by Braulio Torres, updated more than 1 year ago
Braulio Torres
Created by Braulio Torres about 7 years ago
45
0

Resource summary

Question Answer
O que é redes de computadores? Máquinas que estão interligadas, passando informações em diversos pontos.
Como se realiza um teste de conectividade? É responsável por fazer a requisição até uma máquina remota (Echo Request) e esperar a resposta (Echo Reply). Através do ping, podemos verificar se temos uma resposta da máquina remota, sabendo assim se temos conectividade.
Qual protocolo está dentro do ping? Explique o protocolo. Dentro da ferramenta administrativa do ping temos o protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol), sendo ele o responsável por mandar uma requisição (Echo Request) para máquina remota e esperar um retorno dessa máquina remota (Echo Reply).
Caso o tempo indicado no teste do ping esteja mais elevado em relação ao valor que normalmente apresenta, o que isso quer dizer? Quando temos um alto valor no índice do tempo do teste do ping, isso significa que podemos ter um problema em nossa comunicação. O protocolo ICMP que está dentro do ping manda um Echo request e aguarda um retorno de resposta da máquina destino (Echo Reply). Dessa forma, o tempo elevado pode indicar um problema na comunicação que pode estar tanto em um trecho como em outro.
Qual o principal uso do traceroute? A principal funcionalidade do traceroute é verificar a rota que a minha informação levou para chegar até a máquina de destino. Isso porque, em redes de computadores temos o que chamamos de rede não determinística, ou seja, não necessariamente um pacote de informação vai ser transferido pela mesma rota do anterior com o mesmo intervalo de tempo. Isto se deve a muitos fatores, por exemplo, uma máquina que pode estar congestionada ou um problema no link de comunicação, etc. Pense como se a rede fosse uma cidade com várias ruas, nem sempre pegaremos a mesma rota para chegar até a nossa casa ou ir para o trabalho, depende de muitos fatores, por exemplo, trânsito, obras e outros aspectos. Nas redes de computadores não é tão diferente. :)
O que seria o TTL que aparece no teste do ping? O TTL seria uma informação dentro do pacote do IP que informa qual é a máxima quantidade de hops que minha informação pode passar antes de ser descartada. É a quantidade de máquinas que ela vai poder passar no caminho.
Quando eu digito traceroute e temos que uma máquina retornou a informação (*), o que isso quer dizer? Quando nós temos uma máquina que retornou (*) e passou a informação para uma próxima máquina, isso provavelmente indica que o administrador dessa máquina desabilitou a resposta ao nosso chamado. O que acontece seria que esse tipo de teste pode ser interpretado como uma tentativa de “scanear” possíveis portas abertas e vulnerabilidades que possam existir, caso seja usado por um usuário malicioso, pode ser usada como uma forma de reconhecimento da rede dessa possível vítima para que assim possa explorar possíveis falhas.
Quando digitamos ping www.google.com no console aparece um número, o que seria esse número? Ao digitarmos www.google.com, ocorre uma tradução entre o nome e o endereço IP da máquina do google que estamos acessando. As máquinas para serem identificadas na rede devem possuir um endereçamento IP.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas Distribuídos
João Paulo Silva Araújo
Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
REDES DE COMPUTADORES
quirinodox
Redes de Computadores
Deisi Wegermann
Simulado sobre conceitos de redes de computadores
paulohenriquebs
Gerência de Redes
Adilson Matos
Redes - Modelo OSI - Camadas
Rodrigo Ferreira
Avaliação Módulo 1 ao 4
Matheus Rafael
PSI - Política de Segurança da Informação
Raoni Carvalho
Senai-Bruna
brunnahrodrigues