DIREITO PENAL

Description

SIMULADO
Hugo Siviero
Flashcards by Hugo Siviero, updated more than 1 year ago
Hugo Siviero
Created by Hugo Siviero about 7 years ago
158
0

Resource summary

Question Answer
Ocorre o homicídio culposo quando o agente realiza uma conduta involuntária, com violação de dever objetivo de cuidado a todos imposto, produzindo, por consequência, um resultado morte? Gabarito: Errado Comentário: O homicídio culposo ocorre quando o agente realiza uma conduta voluntária, com violação de dever objetivo de cuidado a todos imposto, por negligência, imprudência ou imperícia, produzindo, por consequência, um resultado morte involuntárionão previsto e nem querido, mas objetivamente previsível, que podia ter sido evitado caso observasse a devida atenção
O crime, de acordo com a teoria finalista, adotou o critério dicotômico.? Gabarito: Errado Comentário: Analítica, finalística e tripartite, que considera o crime fato típico, antijurídico e culpável.
No chamado crime comissivo por omissão, o agente pratica uma conduta comissiva, porém, excepcionalmente, o resultado ocorre pela omissão. Gabarito: Correto Comentário: O crime comissivo por omissão é aquele que o agente pratica uma conduta comissiva, porém, excepcionalmente, o resultado ocorre pela omissão. A mãe que deixa de alimentar seu filho, propositalmente, até que ele morra. Ainda que o homicídio caracterize- se por crime comissivo, neste caso, será considerado crime comissivo por omissão, porque a morte do seu filho aconteceu pela falta de alimentação, cujo dever era da mãe
O crime plurissubsistente caracteriza-se por ser praticado, obrigatoriamente, por mais de uma pessoa.? Gabarito: Errado Comentário: O crime plurissubjetivo caracteriza-se por ser praticado, obrigatoriamente, por mais de uma pessoa, diferente do unissubjetivo que é aquele que pode ser praticado por uma pessoa. O crime plurissubsistente é praticado por mais de um ato, diferente do unissubsistente que admite a prática através de um único ato. Um exemplo de crime plurissubsistente é o roubo, cuja formação se dá pela subtração de coisa alheia mais grave ameaça ou lesão.
O crime permanente ocorre quando o agente pratica a mesma conduta de forma reiterada e contínua.? Gabarito: Errado Comentário: O crime habitual ocorre quando o agente pratica a mesma conduta de forma reiterada e contínua, adotando tal conduta como estilo de vida, por exemplo o exercício ilegal da medicina. No crime permanente, o resultado se prolonga no tempo por vontade do agente, por exemplo, o sequestro.
Podemos afirmar que ordenar, autorizar ou realizar operação de crédito, interno ou externo, sem prévia autorização legislativa é tipificado como crime, mas não no código penal e sim em lei extravagante. Gabarito: Errado Comentário: Está previsto no artigo 359-A do código penal. Aqui peço somente que os senhores leiam para saber que o crime existe e está previsto no código penal.
Constitui crime de tráfico de influência solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha. Tráfico de Influência (Redação dada pela Lei nº 9.127, de 1995) Art. 332 – Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função: (Redação dada pela Lei nº 9.127, de 1995) Exploração de prestígio Art. 357 – Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.
Frederico, na condição de advogado constituído por um investigado, recebeu das mãos do escrivão da delegacia os autos do inquérito policial para exame e, ao final da consulta, deixou de restituí-los ao cartório da delegacia, levando-os consigo, sem autorização para tanto. Nessa situação, caracterizou-se o crime de sonegação de papel ou objeto de valor probatório? Gabarito: Correto Comentário: O fato de Frederico, na qualidade de advogado, não restituir os documentos ao cartório da delegacia, ficou configurado o crime de “Sonegação de papel ou objeto de valor probatório”. Esse crime está previsto no art. 356 do CP, no qual diz: “Inutilizar, total ou parcialmente, ou deixar de restituir autos, documento ou objeto de valor probatório, que recebeu na qualidade de advogado ou procurador.”
Se um indivíduo adquirir, gratuitamente, maquinismo para falsificar moedas e alcançar o seu intento, então, nesse caso, ele responderá pelo crime de moeda falsa em concurso com o delito de petrechos para falsificação de moeda.? Gabarito: Errado Comentário: O indivíduo responderá apenas pelo crime do artigo 289 “Moeda falsa”, pois se aplica o princípio da Consunção e este crime absorverá o crime do artigo 291 “Petrechos para a fabricação de moedas”.
Por adotar a teoria da ubiquidade, o CP reputa praticado o crime tanto no momento da conduta quanto no da produção do resultado. Gabarito: Errado Comentário: Quando se trata de provas da banca Cespe, devemos ter uma atenção especial ao “português”. Por exemplo, nessa questão o elaborador usou uma sinonímia para tempo do crime ou seja, momento do crime . Dessa forma, se trocássemos a palavra “momento” por “lugar”, a assertiva estaria correta por se referir ao lugar do crime. O Código Penal adotou a teoria da atividade para o tempo docrime (Art. 4º, CP) e a teoria da ubiquidade para o lugar docrime (Art. 6º, CP Tempo do crime = Atividade Art. 4º, CP: “Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.”. Lugar do crime = Ubiquidade Art. 6º, CP: “Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.”.
Podemos afirmar que a arma desmuniciada não pode causar o aumento de pena no crime de roubo? Gabarito: Errado Comentário: Arma desmuniciada é meio relativo, visto que o agente pode a qualquer momento municiar e usar a arma de fogo, assim, segundo a doutrina, aplica-se o aumento de pena.
O crime impossível caracteriza-se pela ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, não ocorrendo a consumação do crime; nesse delito, considerado putativo pela doutrina, o agente acredita estar agindo ilicitamente, quando, na verdade, não está. Gabarito: Errado Comentário: O erro da questão está em afirmar que crime impossível é sinônimo de delito putativo, pois há diferença entre eles. Assertiva recorrente na banca Cespe, a qual já cobrou, pelo menos, 3 vezes a mesma questão! Portanto, não são sinônimos ! A resposta defendida pela banca, até o momento, é a de que: (i) No crime impossível, previsto no Art. 17 do Código Penal, o agente comete um fato típico (há previsão legal da conduta), mas por ineficácia absoluta do meio OU por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime, ensejando a exclusão da tipicidade (ii) Já no delito putativo , se quer existe previsão legal , o agente pratica uma conduta “acreditando” existir tal previsão, por exemplo: a esposa enciumada com o marido que joga futebol às quartas-feiras, resolve “praticar um crime”, qual seja, o de adultério (revogado em 28/03/2005). Nesse caso, a conduta é um indiferente penal por não existir previsão legal, é fato atípico.
O princípio da fragmentariedade ou o caráter fragmentário do direito penal quer dizer que a pessoa cometerá o crime se sua conduta coincidir com qualquer verbo da descrição desse crime, ou seja, com qualquer fragmento de seu tipo penal? Gabarito: Errado Comentário: Descrição do princípio da alternatividade utilizado para resolver os conflitos aparentes de normas penais. São os chamados tipos mistos alternativos , os quais descrevem crimes de ação múltipla ou de conteúdo variado, como exemplo, o Art. 33, caput, da Lei de Drogas, o qual descreve 18 ações (verbos): Importar, exportar,remeter,preparar, produzir,fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar,entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”
É aplicável a teoria do domínio do fato para o estabelecimento da distinção entre coautoria e participação, considerando-se coautor aquele que presta contribuição independente,essencial à prática do delito, não obrigatoriamente em sua execução. Gabarito: Correto Comentário: Esse é o chamado autor de escritório, normalmente em organizações criminosa, na qual existe uma hierarquia na estru- tura do crime e este sujeito é considerado o líder, ou seja, aquele que exerce o domínio organizacional do fato. Por isso, a teoria do domínio do fato considera este sujeito como autor (mesmo que não toque em armas ou execute o núcleo do tipo), sendo uma exceção à teoria restritiva do autor (autor é aquele que executa o núcleo do tipo: o verbo; e aqueles que auxiliam, mas não praticam o núcleo são partícipes). Tal teoria foi utilizada muito no caso do “mensalão” ( José Dirceu) e nas organizações criminosas, como o PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo, e o CV (Comando Vermelho), de Rio de Janeiro.
A lei conceitua organização criminosa como sendo a associa - ção de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de natureza econômico-financeira, mediante a prática de qualquer crime cometido no país ou no estrangeiro Gabarito: Errado Comentário: Não é para qualquer crime, mas para a prática de infração penal com as penas máximas superiores a 4 anos, caso o agente seja menor de idade não se aplica. Ainda é possível ser aplicada a lei em caráter transnacional. Para a Lei 12.850/13 a organização criminosa é a associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a quatro anos, ou que sejam de caráter transnacional.
No crime de estelionato, a fraude tem a finalidade de reduzira vigilância da vítima, de forma a facilitar a retirada da coisa Gabarito: Errado Comentário: A conduta descrita na afirmativa é o que ocorre no crime de furto mediante fraude. No crime de estelionato, o agente age de forma a induzir em erro a vítima e faz com que ela entregue espontaneamente o bem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA.
fcmc2
Direito Penal - Concurso de Pessoas
Rainã Ruela
Direito Penal - Escrevente TJ-SP
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Princípios Direito Penal
Carlos Moradore
EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL BRASILEIRA
TANIA QUEIROZ
Teoria do Crime
Marianna Martins