Gestão da Informação e do Conhecimento - Capítulo 2

Description

Processamento da Informação e Construção do Conhecimento
Clodoaldo Antonio  Silva Cavalcante
Flashcards by Clodoaldo Antonio Silva Cavalcante, updated more than 1 year ago
Clodoaldo Antonio  Silva Cavalcante
Created by Clodoaldo Antonio Silva Cavalcante about 7 years ago
22
1

Resource summary

Question Answer
Quais os componentes fundamentais da gestão do conhecimento ? Símbolos, dados e informações.
Quais os produtos do sistema humano de processamento de informações ? Memória, raciocínio e aprendizado.
O que é um modelo mental ? Conjunto de sentidos, pressupostos, referências, inferências e outros processos cognitivos, que nos proporciona determinada interpretação.
Como está representado o modelo mental através de modelos conceituais ? - Modelo conceitual do sistema (experiências anteriores) - Modelo conceitual do projeto (o que o homem pensa quando realiza tarefas) - Modelo conceitual da imagem do sistema (como o sistema espera que o homem aja na realização de tarefas)
Quais os elementos de um sistema humano de processamento de informações ? Percepção, atenção, memória, raciocínio e aprendizado
O que é a Percepção ? Processo decodificador de estímulos no qual o homem processa as informações adquiridas em seu meio ambiente.
Como se decompõe o processo de captação de um estímulo (como início da percepção) ? - Sensação (mecanismo fisiológico, no qual os órgãos sensoriais registram e transmitem os estímulos externo) - Interpretação (permite organizar e dar um significado aos estímulos recebidos)
Quais os sistemas perceptivos observados nos seres humanos ? - Percepção Visual - Percepção Auditiva - Percepção da fala
O que é a percepção visual ? Compreende a forma como estruturamos os elementos de uma imagem em nosso cérebro, a partir do ponto de vista do olho humano.
Quais os componentes da percepção visual ? - Similaridade - Proximidade - Continuidade - Pregnância - Clausura - Experiência passada
O que é a percepção auditiva ? Envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros, processo pelo qual o home decodifica os sinais envolvidos nesse processo, transformando-o em informação.
Como é determinada a percepção da fala ? É determinada por meio de neuro sensores, que extraem e armazenam informações em uma memória de curta duração, onde se realiza a análise da acústica relativa à fonética de uma linguagem.
O que é a Atenção ? Um fenômeno consciente de tensão, de esforço, de concentração, de interesse sobre algum aspecto da realidade.
Quais as categorias da atenção ? - Atenção motora (tensão estática dos músculos e pela hiper vigilância) - Atenção intelectual (ato de reflexão e racionalização de qualquer problema) - Atenção afetiva ou sensorial (relativa ao estado de ânimo e interesse sobre determinado objeto.
O que é Memória ? Define-se como um conjunto de fenômenos que determinam o armazenamento seletivo da informação, após certo período de absorção da informação pelo cérebro.
Quais os processos de desenvolvimento da memória ? - Reconhecimento (acionar através da percepção informações memorizadas anteriormente) - Reconstrução (reorganizar as informações memorizadas) - Lembrança (recupera uma situação vivida)
Quais os sistemas de armazenamento de informações na memória ? - Registro sensorial de informação (RS) - Memória de curta duração (MCD) - Memória de longa duração (MLD)
O que é o Raciocínio ? É definido como uma atividade mental que desencadeia a concepção de novas informações, a partir de argumentos preexistentes.
Quais os tipos de raciocínio ? - Dedutivo (quando a partir de uma ou mais preposições verdadeiras se chega a uma conclusão seguramente verdadeira) - Indutivo (quando a partir de informações verossímeis, chega-se a resultados generalizados, nem sempre verdadeiros)
Quais as etapas de um modelo de raciocínio ? - Formulação - Desenvolvimento - Implementação - Verificação
O que é o Aprendizado ? Define o nível de competência do ser humano sobre determinado conteúdo e ocorre pelo acúmulo de conhecimento e supressão de suposições falsas e inoportunas.
Quais os processos de enriquecimento descritos na gestão do conhecimento ? Processos que envolvem dados, informações e conhecimentos.
O que são dados ? Quando regras de sintaxe são aplicadas aos símbolos eles se tornam dados.
O que são informações ? Quando os dados são passíveis de interpretação dentro de um contexto específico.
O que são conhecimentos ? Quando as informações são interligadas, podendo ser usadas em um campo de atividade específico.
O que é um Sistema de Informação ? Conjunto de meios humanos e técnicos, dados e procedimentos, articulados entre si, com vista a fornecer informação útil para a gestão das atividades da organização.
O que é a Tecnologia da Informação ? Ferramenta essencial na criação de sistemas de informação integrados e coordenados.
O que é a gestão da informação ? Função que conjuga a gestão do sistema de informação e do sistema informático que suporte com a concepção dinâmica da organização num determinado contexto envolvente.
O que é o planejamento estratégico dos sistemas de informações ? Fator chave da criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, bem como defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.
Quais as fases do processo de aquisição do conhecimento ? - Entendendo o problema (contexto em que os problemas ocorrem) - Identificando a solução (apresentar soluções para os problemas) - Implementando a solução (validar as soluções)
O que é a interação humano-computador ? Conjunto de métodos e ações que observam como o homem interage com um sistema computadorizado, dedicando-se a implementar e avaliar o design de sistemas interativos e os fenômenos que dele fazem parte, como os atributos de usabilidade.
Show full summary Hide full summary

Similar

IB Chem Flashcards
j. stu
GCSE Computing - 4 - Representation of data in computer systems
lilymate
HRCI Glossary of Terms O-Z
Sandra Reed
AQA Biology B1 Questions
Bella Statham
Chemistry (C3)
Amy Lashkari
GCSE AQA Biology 1 Quiz
Lilac Potato
Britain and World War 2
Sarah Egan
el centro comercial
Pamela Dentler
1PR101 2.test - Část 6.
Nikola Truong
Macbeth Quotes To Learn
Sophie Brokenshire