Renal- Fisiologia II

Description

Fisiologia REnal- Perguntas
Vitória  Karoline
Flashcards by Vitória Karoline, updated more than 1 year ago
Vitória  Karoline
Created by Vitória Karoline about 7 years ago
115
3

Resource summary

Question Answer
O que determina o FG? As pressões efetivas de filtração (hidrostática e coloidosmótica) e o coeficiente de filtração capilar glomerular
Qual a composição da Barreira de Filtração glomerular? Qual a sua importância? O que ela não filtra? Composição: -Endotélio do capilar -Membrana Basal -Podócitos Importância: sua capacidade de filtração é muito mais efetiva do que a dos capilares normais. Não filtra proteínas.
- Se os capilares endoteliais são fenestrados, porque impedem a passagem de proteínas? - A membrana basal (proteoglicanas + colágeno) não é contínua. Por que proteínas não passam? As células epiteliais não são contínuas. Qual característica ajuda na impermeabilidade a proteínas? A membrana desses capilares tem caráter negativo, então repele as proteínas. As protepglicanas dão caráter negativo para a membrana basal, que também repele proteínas. Há os podócitos, que são prolongamentos dessas células endoteliais, elas acabam criando uma certa continuidade, sobrando apenas pequenas fendas por onde passarão os solutos.
Qual a relação do tamanho dos solutos com a sua filtrabilidade? E a carga iônica? Quanto maior o soluto, menos filtrado ele será. Quanto mais positiva a molécula é, mais absorvida ela será.
O que é nefropatia com alteração mínima e quais patologias ela pode gerar? Nefropatia com alteração mínima é quando a membrana basal do glomérulo perde alguns ânions, tornando-se mais permeáveis a esses. Pode desenvolver Albuminúria e Proteinúria.
Quais são os fatores favoráveis à filtração? Relacione com pressões. Pressão hidrostática (sangue) no glomérulo Pressão coloidosmótica na Capsula de Bowman
Quais fatores são desfavoráveis à filtração? Relacione com pressões. Pressão coloidosmótica do sangue Pressão hidrostática da Cápsula de Bowman
Relacione fluxo sanguíneo, fração de filtração e filtração glomerular. O aumento do fluxo sanguíneo faz o sangue ser filtrado mais lentamente, porém em maior quantidade, devido a um baixo acúmulo de proteínas ao longo das arteríolas (fração de filtração menor) Porém, se o fluxo sanguíneo diminui e inicialmente a FG não é alterada, a concentração de proteínas na arteríola vai aumentar, elevando a fração de filtração, que consequentemente reduzirá a filtração glomerular.
Quais são os fatores que influenciam na pressão hidrostática no capilar glomerular? E qual a influência desses fatores na Filtração Glomerular? -Pressão arterial: quando elevada vai aumentar a FG. -Resistência arteriolar aferente: Vai diminuir a FG. - Dilatação da arteríola aferente: aumenta a FG. -Resistência arteriolar eferente: tende a aumentar a FG, mas pode ter efeito binário.
Explique o efeito binário da Resistência Arteriolar Eferente. Quanto elevada: a resistência arteriolar eferente tende a aumentar a Filtração Glomerular porque inicialmente vai ter uma maior quantidade de líquido passando por um tempo melhor naquela área de trocas (pressão hidrostática capilar aumentada) Quando muito elevada: se essa resistência se prolongar por muito tempo, ela tende a reduzir o fluxo sanguíneo renal, buscando a homeostasia. Assim a fração de filtração e a pressão osmótica glomerular vão ficar aumentadas e consequentemente reduzirão a taxa de filtração glomerular.
Qual a influência do Sistema Simpático na FG? Explique. O Sistema Simpático tende a diminuir a filtração glomerular porque as arteríolas aferentes e eferentes inervadas por esse acabarão se contraindo, causando diminuição do fluxo sanguíneo e da filtração glomerular.
Quais hormônios fazem vasoconstrição e afetam a FG? Adrenalinda e Noradrenalina Angiotensina II Endotelina Adenosina
Quais hormônios fazem vasodilatação e afetam a FG? Prostaglandinas, Bradicinina Óxido Nítrico
Explique a relação Angiotensina/ Prostaglandina. ler no guyton pq n entendi
Qual a função da autorregulação no organismo? E no rim, especificamente? A autorregulação serve para manter o fornecimento de 0² e nutrientes para os tecidos, além de regular a excreção de metabólitos indesejáveis ao corpo. O rim , especificamente, tem a função de manter a filtração glomerular relativamente constante, regulando, assim, a taxa de íons e água que será eliminada.
Explique a relação do Complexo Justaglomerular com a regulação da FG quando há diminuição nos íons de cloreto e sódio na urina. A mácula densa, localizada nos túbulos distais, possui células que identificam a concentração de íons cloreto e sódio na urina que passa por ali. Quando há alteração nessa composição ela manda um comando para as células justaglomerulares, as quais: 1- dilatarão as arteríolas aferentes para aumentar o fluxo sanguíneo. 2- liberarão Renina--- angiotensina II (que tem mais efeito nas arteríolas eferentes, pois as aferentes estão protegidas pelo óxido nítrico e prostaglandinas), causando vasocontrição arteriolar para aumentar o fluxo sanguíneo local e elevar as concentrações de sódio e cloreto.
Como funciona a regulação miogênica? A regulação miogênica é um mecanismo nas quais as arteríolas aferentes causam vasoconstrição assim que identificam aumento na pressão arterial. Assim o fluxo de sangue renal não se altera, e a filtração glomerular mantem-se relativamente constante.
Show full summary Hide full summary

Similar

Rins - Visão geral
Rafael Ramos7071
Fisiologia I
Marisa Silva
Exames físicos - Urinálise
Lucas Mariz
Sistema Urinário
Marcela Torres
ESTADOS DE ACTIVIDAD CEREBRAL: SUEÑO, ONDAS CEREBRALES, EPILEPSIA, PSICOSIS Y DEMENCIA
Alan Alves
CONTROL DE LA FUNCIÓN MOTORA POR LA CORTEZA Y EL TRONCO DEL ENCÉFALO
Alan Alves
CONTRIBUICIONES DEL CEREBELO Y LOS GANGLIOS BASALES AL CONTROL MOTOR GLOBAL
Alan Alves
CORTEZA CEREBRAL, FUNCIONES INTELECTUALES DEL CEREBRO, APRENDIZAJE Y MEMORIA
Alan Alves
Angiotensina II
Gabriella Curia
Células cortex da suprarrenal
Gabriella Curia
Fisiología del Sistema Respiratorio (II)
Leonardo Robert