FLASH CARDS AULA IVETA

Description

Correspondentes as respostas do QUIZ.
carolinegbrandao
Flashcards by carolinegbrandao, updated more than 1 year ago
carolinegbrandao
Created by carolinegbrandao almost 10 years ago
33
1

Resource summary

Question Answer
O que pode ser a revisão de literatura? Ambas as respostas anteriores estão corretas. “[...] uma revisão de literatura é uma peça importante do trabalho científico e pode, por ela mesma, constituir um trabalho de pesquisa” (LUNA, 2011, p.85).
Alguns dos objetivos da revisão de literatura são: Determinação do "estado da arte"; Revisão teórica; Revisão empírica e Revisão histórica. "[...] O termo 'objetivo' foi empregado aqui cuidadosamente e deliberadamente. Qualquer tentativa de elaborar uma taxonomia de tipos de revisão de literatura cairia no erro de falar sobre abstrações, uma vez que, na prática, há uma considerável sobreposição entre vários 'tipos'. Então, parece preferível falar em objetivos, já que assim se estabelece um critério mais facilmente identificável da intenção do autor" (LUNA, 2011, p. 87)
O que significa o termo “estado da arte”? O “estado da arte” corresponde ao estado atual de uma área de pesquisa. “[...] O estado atual de uma dada área de pesquisa: o que já se sabe, quais as principais lacunas, onde se encontram os principais entraves teóricos e/ou metodológicos” (LUNA, 2011, p.87).
Qual é o objetivo de uma revisão teórica? Circunscrever um dado problema de pesquisa dentro de um quadro de referência. “[...] uma revisão teórica, em geral, tem o objetivo de circunscrever um dado problema de pesquisa dentro de um quadro de referência teórico que pretende explicá-lo” (LUNA, 2011, p.88).
O autor cita no texto dois exemplos de como o problema de uma pesquisa pode ser gerado, quais são eles? O problema pode ser gerado por uma ou por várias teorias, sendo o problema parte da pesquisa ou a pesquisa em si. “[...] o problema em estudo é gerado por uma teoria. Nesse caso específico, o problema tem origem num quadro teórico que lhe dá, supostamente, consistência e validade [...] E há um caso particular dessa classe que compensa ressaltar: o problema da pesquisa é a própria pesquisa.” (LUNA, 2011, p.89). “[...]o problema não é gerado por nenhuma teoria particular, mas pode ser derivado de várias teorias ou por elas explicado. [...] Consequentemente, o seu emprego na formulação de um problema de pesquisa exige uma delimitação teórica. Na pior das hipóteses, tal circunscrição teórica protegerá o pesquisador das críticas que poderiam ser feitas por aqueles que esperavam que determinada variável fosse avaliada segundo parâmetros que não aqueles escolhidos” (LUNA, 2011, p.90).
Qual é uma das funções mais importantes da revisão de pesquisa empírica? A explicação de como o problema vem sendo pesquisado, visando uma melhoria de planejamento no processo de pesquisa. “[...] É a explicação de como o problema vem sendo pesquisado, especialmente do ponto de vista metodológico” (LUNA, 2011, p.90).
Qual é o principal objetivo da revisão histórica? É a recuperação da evolução de um conceito, área, tema, etc. “[...] É a recuperação da evolução de um conceito, área, tema, etc. E a inserção dessa evolução dentro de um quadro de referência que explique os fatores determinantes e as implicações das mudanças” (LUNA, 2011, p.92).
O autor cita no texto algumas formas de localizar e identificar materiais potencialmente relevantes para a pesquisa. Entre as alternativas, qual possui uma forma que não é nem citada pelo autor? Proclamar a inexistência da revisão de literatura; busca de fontes terciárias; arquivos de bibliotecas. - arquivos de bibliotecas ( o autor cita a existência de bancos de teses mantido pela capes – coordenadoria de capacitação de pessoal do ensino superior – MEC e a ANPED – associação nacional de pós-graduação). - sumários de publicação “periódicos com as referências (às vezes o resumo) dos artigos publicados pelas revistas de uma determinada área” (luna, 2011, p.94). - referências citadas em artigos já encontrados - serviços de levantamento bibliográfico “algumas instituições (incluindo universidades estrangeiras) mantêm um serviço de levantamento bibliográfico. Obviamente o serviço é pago, bem pago, e por isso deveria constituir um último recurso” (LUNA, 2011, p.96). Outras alternativas caso as opções anteriores não sejam suficientes: - consulta a especialistas na área “[...] Se você tiver de apelar para essa fonte, pelo menos prepare-se bem para a conversa, o que significa esgotar as fontes habituais” (LUNA, 2011, p.97). - analogias (mas o autor não considera como boa solução). - “se nada disso for frutífero [...] Você estará autorizado a dispensar uma revisão de literatura e proclamar a inexistência desta” (LUNA, 2011, p.98). (método não muito recomendado também pelo autor).
O autor cita dois métodos de identificação do material potencialmente relevante que são úteis principalmente a iniciantes na área de pesquisa. Quais são eles? Levantamento inicial de palavras-chave; proceder à consulta na seguinte ordem: título - resumo – leitura do texto.
De acordo com o autor, existem critérios possíveis de serem utilizados para identificar até onde retrocedemos no tempo com nossa pesquisa. Qual alternativa não corresponde a um desses critérios? Existência de documentos que podem ser acessíveis apenas in loco. - Frequência de pesquisa na área “Se a literatura for abundante, como publicações regulares, é possível que o material dos últimos 4 ou 5 anos seja suficiente para compor um quadro de referência para o problema” (LUNA, 2011, p.99). - Disponibilidade de artigos de revisão frequentes na área “As próprias revisões indicarão artigos ou pesquisas particularmente importantes, de forma que bastará caminhar a partir deles” (LUNA, 2011, p.100).
O autor cita dicas que ele considera válidas sobre o modo como organizar o texto . Qual das alternativas não corresponde as dicas dadas pelo autor? A realização de citações de um autor sobre o outro para que o texto tenha um melhor embasamento teórico. “[...] organizar uma sinopse ampliada do texto, antes de ele ser escrito (sempre é possível reformulá-lo posteriormente)” (LUNA, 2011, p.101). “[...] é extremamente conveniente que o texto apresente subtítulos que indiquem o que será tratado em cada divisão [...] garantir a existência de ‘abertura’ e ‘fechamento’ para cada tópico” (LUNA, 2011, p.103).
Quanto à adequação do tipo e quantidade de informação o autor cita três tipos de texto que acabam se mesclando no momento da escrita. Quais são eles? Resumo, descrição e crítica. “O que se enfatiza aqui é o fato de que a seleção dos artigos que compõe a revisão não é aleatória, nem deve constituir prova de erudição ou de trabalho exaustivo de leitura. Eles são selecionados porque contribuem com informações de alguma forma relevantes para o tema que está sendo analisado, e ao autor demonstrar isso” (LUNA, 2011, p.106). “Além de dever buscar uma posição de adequação da informação fornecida, entre o resumo e a descrição é necessário que o autor de uma revisão assuma uma postura crítica ante as posições e dados apresentados” (LUNA, 2011, p.108).
Qual é a diferença entre fontes primárias, secundárias e citações diretas? Fonte primária é o texto original, como foi escrito e impresso pelo autor; citação de um autor sobre outro autor é indiscutivelmente fonte secundária; citação direta é uma transcrição literal de uma parte do texto. “Uma fonte primária é o texto original, como foi escrito e impresso pelo autor [...] Uma citação de um autor sobre outro autor é indiscutivelmente uma fonte secundária e há poucas circunstâncias que a justifiquem” (LUNA, 2011, p.109). “Uma citação direta é uma transcrição literal de uma parte do texto” (LUNA, 2011, p.111).
Show full summary Hide full summary

Similar

AS Unit 2 Physics Flashcard Deck
Callum McClintock
Chemistry Module C1: Air Quality
James McConnell
STEM AND LEAF DIAGRAMS
Elliot O'Leary
Geography - AQA - GCSE - Physical - Rivers
Josh Anderson
AQA Biology B1 Questions
Bella Statham
GCSE Maths Symbols, Equations & Formulae
livvy_hurrell
Music symbols
Sarah Egan
Power and Conflict Poetry
Charlotte Woodward
Repaso prueba Revalida Enfermeria 2016 Parte:2
Rodrigo Lopez
Information security and data protection
хомяк убийца
Anatomie - sistemul respirator 1
Eugeniu Nicolenco