Revisão para Avaliação Integrada 9ºano

Description

Informações referentes ao conteúdo da Avaliação Integrada 9ºano
Marcos  Rogerio
Flashcards by Marcos Rogerio, updated more than 1 year ago
Marcos  Rogerio
Created by Marcos Rogerio almost 7 years ago
20
0

Resource summary

Question Answer
Revisão para Avaliação Integrada 9ºano
Filósofo Auguste Comte Nasceu em 1798, em Montpellier, na França, e morreu em 1857. Foi secretário e colaborador de Saint-Simon, que contribuiu para o desenvolvimento de sua filosofia. Comte acreditava no caráter progressista da história e buscava a reorganização da sociedade,
Ideias de Comte Comte se opôs às filosofias metafísicas e a toda especulação teórica que não se baseasse na realidade. O termo “positivo” na filosofia desse pensador tem o significado de “real e preciso”, em oposição ao que é imaginário e vago.
A lei dos três estágios Comte considerava a lei dos três estágios a sua maior descoberta. Segundo o filósofo, a humanidade progressivamente passou por três momentos: o teológico, o metafísico e o positivo. (Conforme livro Encontro com a Filosofia página 37)
O último estágio de organização social O filósofo francês defendia que o capitalismo é a última etapa do desenvolvimento humano, na qual o homem atinge sua organização social definitiva. Os problemas surgidos nesse sistema poderiam ser resolvidos por meio do avanço da ciência e da indústria.
Filósofo Karl Marx Karl Marx nasceu em 1818, em Trier, na Alemanha, e morreu em 1883. Estudou direito e especializou-se em filosofia. Rompeu com a tradição idealista da filosofia alemã e desenvolveu o conceito de materialismo histórico. O pensamento de Marx exerceu influência sobre diversas áreas do conhecimento, como história, economia e ciência política.
ideias de Marx Para entender uma sociedade é preciso investigá-la, estudando como ela se organiza para produzir os bens de que necessita, como se desenvolvem as relações econômicas entre as pessoas – as relações de produção – e como o Estado se estrutura a partir dessas relações. A visão de todo esse conjunto permite compreender as condições históricas de determinada sociedade. ​
Trabalho e humanização O filósofo considerava o trabalho a principal atividade do ser humano. Por meio do trabalho, o homem modifica a natureza e cria produtos para o seu benefício. Ao mesmo tempo, ele se transforma, adquirindo as capacidades propriamente humanas.
O trabalho capitalista Em sua principal obra, O capital, Marx demonstrou que o trabalho nessa sociedade não era algo benéfico ao ser humano. Os trabalhadores, em vez de se humanizarem, embruteciam-se, deixando de planejar suas atividades e de ter consciência delas. Os operários apenas reproduziam movimentos que eram determinados pelos interesses dos capitalistas.
Para Marx, o trabalhador na sociedade capitalista tornou-se uma coisa, isto é, uma peça ou um elemento no processo produtivo. Pode-se dizer que o trabalhador se transformou em mercadoria. O proprietário da indústria comprava a força de trabalho e a utilizava como quisesse a fim de obter cada vez mais lucro.
Mais-valia: a exploração do trabalhador O trabalho excedente não pago ao trabalhador seria o lucro dos capitalistas. A diferença entre o valor do salário recebido pelo trabalhador e o valor das mercadorias produzidas pelo seu trabalho foi chamada por Marx de mais-valia.
Show full summary Hide full summary

Similar

Elements, Compounds and Mixtures
silviaod119
MCAT Study Plan
Alice McClean
GCSE REVISION TIMETABLE
haameem1999
Biology B2.3
Jade Allatt
Sociology - Unit 1:Families and households
Jake Pickup
GCSE AQA Biology 3 Kidneys & Homeostasis
Lilac Potato
Romeo + Juliet (Themes)
alexandra_m_
Pathos in Battle
mouldybiscuit
Using GoConqr to learn German
Sarah Egan
Biology - B2 - AQA - GCSE - Exam Style Questions
Josh Anderson
Core 1.10 Polymers (Plastics)
T Andrews