Sistema respiratório

Description

Atividade sobre sistema respiratório
Tais Koch
Flashcards by Tais Koch, updated more than 1 year ago
Tais Koch
Created by Tais Koch almost 7 years ago
202
3

Resource summary

Question Answer
Pulmões Órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.
Traqueia Conduto situado na frente do esôfago, constituído de anéis cartilaginosos horizontalmente dispostos, que liga a laringe aos brônquios e serve para a passagem de ar; traqueia-artéria.
Alvéolo Estruturas de pequenas dimensões às quais estão localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a troca gasosa.
Brônquios São os tubos que levam o ar aos pulmões.
Laringe Cavidade com paredes membranosas e cartilaginosas, situada entre a faringe e a traqueia, que contém as cordas vocais.
Fossas nasais São duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe. No seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que forçam o ar a turbilhonar.
Vias respiratórias Vias respiratórias são assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano.
Bronquíolos É a sub-ramificação de menor calibre da árvore brônquica, que penetra nos alvéolos pulmonares, que por sua vez realizam as trocas gasosas.
DPOC Um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração.
Asma Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração.
Sistema respiratório É o conjunto dos órgãos responsáveis, basicamente, pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células.
Hematose Transformação do sangue venoso em arterial, por meio de oxigenação nos pulmões.
Surfactante pulmonar É um líquido que atua nos alvéolos de forma a permitir a respiração em todos os seres vivos que respiram pelos pulmões. Quando não há a presença do surfactante os alvéolos diminuem de tamanho, ao ponto de causar a impossibilidade de respirar.
Pleura É uma membrana dupla muito fina formada pela pleura visceral, que envolve o pulmão, e pela pleura parietal, que forra internamente as paredes da cavidade torácica.
Volume de reserva inspiratória (VRI) Corresponde ao máximo de ar que é possível inspirar ao fim de uma inspiração normal.
Volume de reserva expiratório (VRE) Máximo de ar que pode ser exalado a partir da posição de repouso respiratório (fim de uma inspiração normal).
Volume corrente (VC) Volume de ar mobilizado normalmente a cada ciclo respiratório.
Volume residual (VR) Volume de ar que permanece no pulmão ao fim de uma expiração máxima.
Enfisema Presença de ar ou gás nos interstícios do tecido conjuntivo de uma região.
Bronquite cronica Bronquite é a inflamação dos brônquios. Existem dois tipos, a bronquite aguda, que geralmente é causada por vírus ou bactérias e que dura diversos dias até semanas, e a bronquite crônica com duração de anos, não necessariamente causada por uma infecção.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Respiratório
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Respiração aeróbia - 10º ano
hlopes047
Padrão respiratório ineficaz
ucbjacque@gmaIl.com
Sistema Respiratório
bedamorim
Respiração
Antonio Marcos Barreto
Simulado de Fisioterapia Pneumológica
Arantes Cristian
Sistema Respiratório - Biologia
Juliana Farias
Sistema Respiratório
Thaisa Bastos
Sistema Respiratório
Jéssica Aline Alves
Quiz - Sistema Respiratório - mais em: iago-medeiros.blogspot.com.br
Iago Medeiros