A - glossário meteorológico

Rafaela Dos Santos
Flashcards by , created over 2 years ago

Glossário Meteorológico- Letra A

3
1
0
Tags No tags specified
Rafaela Dos Santos
Created by Rafaela Dos Santos over 2 years ago
Jung Quiz
katprindy
THE PRESENT CONTINUOUS
neworld2030
Verbo To be (negativo)
Renee Carolina
Certification Prep_tubes
Tonya Franklin
The League of Nations and the Manchurian and Abyssinian Crises Quiz
Leah Firmstone
Biological Molecules Definitions
siobhan.quirk
GCSE PE - 2
lydia_ward
From Tsardom to communism- Russia
jk.99
GCSE Music (Edexcel) Quiz
corelledavis
Creative Writing
amberbob27
Question Answer
Aberturas Furos por onde se observa o céu quando ele está quase todo encoberto por nuvens.
Ablação Processos combinados que remove neve ou gelo da superfície de um glaciar ou de um campo de gelo.
Abóbada Celeste O céu considerado sob a forma com que ele aparentemente se arqueia sobre a cabeça do observador.
Abrigo de instrumentos ou meteorológico estrutura semelhante a uma caixa ventilada, com a função de proteger os instrumentos que medem, por exemplo, a temperatura, a pressão, da exposição direta do sol, das chuvas e condensação.
Absoluto Refere-se ao mais alto ou mais baixo valor registrado de um elemento meteorológico.
Absorção processo no qual a energia luminosa incidente é retida por uma substância. A radiação absorvida é então transformada em energia molecular.
Acumulação Quantidade de neve ou outra forma de água no estado sólido e que é acrescida a um glaciar ou campo de neve por alimentação.
Adiabática Curva que representa num diagrama aerodinâmico, as variações de temperatura de uma pequena massa de ar submetida a um processo sem troca de energia com o meio.
Advecção é o transporte efetuado no plano horizontal pelo escoamento.
Advecção Fria é a transferência horizontal de propriedade da atmosfera, através do deslocamento de ar com temperatura inferior àquela presente na localidade de destino.
Advecção Quente é a transferência horizontal de propriedade da atmosfera, através do deslocamento de ar com temperatura superior àquela presente na localidade de destino.
Aerologia Estudo da atmosfera livre, no sentido vertical, em contraste com os estudos que se limitam à camada atmosférica adjacente à superfície da Terra.
Aerossol Suspensão no ar ou em outro gás, de um conjunto de finíssimas partículas sólidas ou líquidas. Sobre tais partículas os raios solares sofrem reflexão, refração ou difusão.
Aguaceiros chuva forte originada de nuvens cumulunimbos, de começo e fim inesperado.
Aglomeração Processo pelo qual as partículas crescem por colisão e por assimilação de partículas de nuvens ou outras de precipitação.
Airep dados de altitude coletados por aviões comerciais em rota codificados e disponibilizados pela rede de meteorologia do comando da aeronáutica – REDEMET.
Alagamento água acumulada no leito das ruas e no perímetro urbano por forte precipitação pluviométrica, em cidades com sistema de drenagem deficiente
Albedo É a razão entre a quantidade de radiação refletida pela superfície da Terra e a radiação proveniente do Sol. Superfícies que possuem altas taxas de albedo incluem areia e neve, enquanto que baixas taxas de albedo incluem florestas e terra fresca.
Alta é a região da relativa alta pressão em comparação com a vizinhança no mesmo nível horizontal.
Altas Latitudes Faixa de latitude localizada, aproximadamente, entre 60 e 90 graus ao Norte e ao Sul. Também chamada de região polar.
Altímetro Instrumento graduado de maneira a indicar a altura da aeronave em relação a determinado nível de referência, que pode ser o do mar.
Altímetro de Pressão Barômetro aneróide calibrado para indicar a altitude em pés em vez de unidades de pressão.
Altitude Para meteorologia, é a medida da altura vertical de um objeto sobre o nível do mar.
Altocumulus Tipo de nuvem pertencente às nuvens médias e que aparecem em bancos, lençóis ou camadas brancas e cinzentas, apresentando, geralmente, sombras próprias, compostas de pequenas lâminas, seixos, rolos, etc; de aspecto muitas vezes, parcialmente, fibroso ou difuso, soldadas ou não. Este tipo de nuvem está situado entre 2000 e 6000 metros de altura.
Altostratos nuvem de altura média basicamente composta de gotículas de água e, às vezes, de cristais de gelo encontrada nas latitudes médias entre 15 e e 20 mil pés de altitude, ou seja, 4.400 e 6 mil metros. Do branco ao cinzento, as nuvens do tipo altostratos podem criar um véu ou lençol fibroso, muitas vezes, obscurecendo o Sol ou a Lua. É um bom indicador de chuvas e, freqüentemente, precede uma tempestade.
Amplitude Térmica diferença entre a média das temperaturas máximas e a média das temperaturas mais mínimas.
Anemômetro Instrumento meteorológico usado para medir a direção e a velocidade do vento. O tipo mais comum é o anemômetro de conchas de Robinson
Anticiclone é uma região de circulação no sentido anti-horário no plano horizontal no Hemisfério Sul que podem se encontrar nos altos, médios e baixos níveis da atmosfera.
Ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Os principais gases que compõem o ar seco, e respectivos percentuais de contribuição, são nitrogênio (N2) 78,09%, oxigênio (O2) 20,946%, argônio (A) 0,93% e dióxido de carbono (CO2) 0,033%. O vapor d'água (H2O) é um dos componentes mais importantes do ar e um dos mais importantes gases em meteorologia.
Arco-íris Arco luminoso que exibe todas as cores do espectro visível de luz (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul claro, e violeta). É criado por refração da luz. É visível quando o Sol brilha e o ar contém água vaporizada ou pingos de chuva, o que ocorre durante ou imediatamente após uma chuva. O arco sempre é visto no céu do lado oposto em que está o Sol.
Árido Característica de um clima relacionado com a insuficiência de precipitação para manter a vegetação.
Aproximação Boussinesq é uma simplificação das equações que governa escoamento atmosférico ou oceânico baseada na suposição de que a densidade é considerada constante em todos os termos das equações governantes exceto quando a densidade está associada com a gravidade.
Atmosfera porção gasosa do meio físico que envolve um planeta. A atmosfera terrestre está situada mais ou menos próxima à sua superfície em razão da gravidade. A atmosfera spanide-se em: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera. A atmosfera é tridimensional. Os meteorologistas, de forma prática, spanidem a atmosfera em níveis: baixos níveis, próximo a superfície até 2 mil metros de altitude, médios níveis de 3 a 6 mil metros e altos níveis acima de 7 mil metros.
Atmosfera Padrão termo definido pela Organização Internacional de Aviação. É definida por temperatura média ao nível do mar equivalente a 15°C, pressão na superfície de 1.013,25 milibares, ou 760 milímetros de mercúrio e redução de temperatura igual a 0,65°C, a cada 100 metros, até 11 quilômetros de altitude.
Atrito é a força que opõe movimento relativo entre duas lâminas adjacentes do fluido ou entre o fluido e as paredes rígidas que contém o fluido. Quando o movimento relativo é nulo a força do atrito também é nula.
Avisos Meteorológicos os avisos meteorológicos, são disponibilizados sempre que há uma condição de tempo significativa. Há dois estágios de condições de avisos: Estado de atenção quando há uma possibilidade de evento meteorológico ocorrer num prazo de previsão superior a 72 horas; e Aviso de tempo severo quando o prazo de previsão do fenômeno é inferior a 48 horas. Os avisos trazem informações em detalhes, sobre, a intensidade do fenômeno meteorológico, a previsibilidade e a confiabilidade da previsão.