América Latina - México

Description

Flashcards on América Latina - México, created by mari-.-linda on 02/06/2014.
mari-.-linda
Flashcards by mari-.-linda, updated more than 1 year ago
mari-.-linda
Created by mari-.-linda almost 10 years ago
27
0

Resource summary

Question Answer
O México é um país montanhoso, pois o seu território é praticamente uma continuação das montanhas rochosas que vivem nos EUA. O México forma um conjunto de subdivisões conhecido como Sierras Madres.
As principais cordilheiras são, a oeste, a Sierra Madre Ocidental, a mais extensa. Enquanto a leste, encontra-se a Sierra Madre Oriental, de menor extensão. As sierras definem ao centro um planalto, o Planalto Central Mexicano, onde se encontram as principais aglomerações populacionais.
O México é cortado na porção centro-norte pelo Trópico de Câncer, mostrando que se encontra em uma zona de transição climática. Contudo a presença de sierras interfere no clima, alterando sua temperatura e pluviosidade. Junto ao Atlântico e também ao extremo sul do país, o clima é tropical, quente e úmido, acompanhado por extensas florestas tropicais.
A maioria dos mexicanos trabalhavam nas áreas rurais. Com o crescimento acelerado trazido pela renda do petróleo, provocam uma intensa urbanização, com a mão de obra procurando emprego. Assim, muito desses trabalhadores procuravam oportunidades nos EUA, migrando nem sempre de forma legal. Fazendo os EUA construírem um muro ao longo da fronteira como forma de impedir os emigrantes ilegais.
Agricultura: metade das terras mexicanas foram transformadas pelo governo em Ejidos. Em cada ejido, cerca de 70 famílias compartilham trabalho e produção. Sua produtividade tem sido precária. O resto das áreas são propriedades particulares que se localizam nas férteis terras vulcânicas do sul do país.
Recursos Minerais: O México possui inúmeros recursos minerais, tanto metálicos como fósseis. No planalto central, nas sierras encontram-se metais como outro, ferro, a prata, o chumbo e zinco. Já próximo ao Golfo do México, concentram-se as maiores reservas de petróleo, tornando o país o maior produtor da América.
Comércio Exterior: o NAFTA liberou as fronteiras comerciais dos EUA, México e Canadá. Isso trouxe diversas consequências para a vida econômica mexicana: a) o livre comércio com os EUA, causou invasão de produtos americanos no méxico. b) o méxico tornou-se ainda mais dependente da economia americana. Outro problema é a dependência para exportação do Petróleo. Levando o país a contrair pesadas dividas externas. Com a queda do preço do óleo, o país ficou sem renda para saldar a dívida. A economia sofreu grande depressão, gerando elevado número de desempregados, que iam para os EUA.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geometry Formulas (Perimeters)
PatrickNoonan
Memory - AQA Psychology Unit 1 GCSE
joshua6729
Biology 1 Keeping Healthy Core GCSE
Chloe Roberts
TOEFL English Vocab (A - M)
Ali Kane
The Cold War Quiz
Niat Habtemariam
Psychology subject map
Jake Pickup
Matters of Life and Death - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
nicolalennon12
Biology - the digestive system
Oliviax
el centro comercial
Pamela Dentler
What are they doing?
Tamara Urzhumova
Flashcards for CPXP exam
Lydia Elliott, Ed.D