Abordagem Desenvolvimentista

Description

Flashcards on Abordagem Desenvolvimentista, created by Julia de gois Quevedo on 31/07/2017.
Julia de gois Quevedo
Flashcards by Julia de gois Quevedo, updated more than 1 year ago
Julia de gois Quevedo
Created by Julia de gois Quevedo over 6 years ago
77
2

Resource summary

Question Answer
Abordagem Desenvolvimentista (AD) “Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista” Tani, Manoel, Kokubun e Proença
Base de conhecimentos acadêmico-científicos. Comportamento Motor - Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor e Controle Motor, com ênfase nas séries iniciais. Orienta principalmente crianças dos quatro aos quatorze anos. Contexto no qual surge a AD: EFE como disciplina sem função clara definida e sem participação efetiva no PPP; carente de fundamentação teórica.
MOVIMENTO humano em suas dimensões biológica, social, cultural e evolutiva, como centro das preocupações da Educação Física. Interação do ser humano com o meio ambiente em que vive; Ciclo de vida;
MOVIMENTO como meio e fim principal da Educação Física. Desenvolvimento do comportamento motor por meio do aumento da diversidade e complexidade da experiência de movimentos, de acordo com o estágio de crescimento e desenvolvimento da criança.
Segundo a AD se identifica uma sequência normal nos processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem no ciclo de vida do ser humano e as crianças necessitam ser orientadas em correspondência a esses processos, pois só assim as suas reais necessidades e expectativas serão respeitadas. Princípio da totalidade e princípio da especificidade.
Pretende possibilitar a aquisição de habilidades motoras básicas às crianças, com o intuito de facilitar a aprendizagem posterior de habilidades consideradas complexas. Procura privilegiar a aprendizagem do movimento embora possam ocorrer outras aprendizagens originadas da prática das habilidades motoras.
Aprendizagem do movimento x por meio do movimento. Sua função não é facilitar o desenvolvimento das capacidades cognitivas que possam auxiliar na alfabetização ou raciocínio lógico matemático. Nem buscar a solução de problemas sociais.
Taxionomia para o domínio motor de Harrow Educação infantil e quatro primeiros anos do Ensino Fundamental (EF): movimentos reflexos habilidades básicas Séries finais do EF, Ensino Médio e Ensino Superior: habilidades específicas comunicação não verbal
Gallahue divide o desenvolvimento motor em estágios etários Movimentos reflexos (vida uterina até quatro meses após o nascimento) Flexão, extensão, alongamento, ajustamento postural.
Movimentos rudimentares (1 a 2 anos) Movimentos locomotores, preensão, andar e correr. Movimentos fundamentais (2 a 7 anos) Andar, correr, saltar, lançar, receber, chutar, movimentos estabilizadores.
Movimentos Motorores especializados (7 a 14 anos) Refinamento e combinação dos movimentos fundamentais, gerando novos padrões de movimento. Ex: Drible
Show full summary Hide full summary

Similar

Social Influence
smita089
Breaking Bad
PatrickNoonan
Geometry Formulas
Selam H
SAT Exam 'Word of the Day' Set 2
SAT Prep Group
OCR Biology AS level (f211) flashcards/revision notes
Dariush Zarrabi
Women in Nazi Germany - Flashcards
Louisa Wania
Biology Unit 1
anna.mat1997
B7: Further Biology
Matthew Law
The Cold War Quiz
Niat Habtemariam
OCR AS Biology
joshbrown3397
1PR101 2.test - Část 17.
Nikola Truong