FLORESTA AMAZÔNICA

Description

Concursos Públicos Geografia (2) Geografia do Brasil) Flashcards on FLORESTA AMAZÔNICA, created by Antonio Rodrigues on 03/08/2017.
Antonio Rodrigues
Flashcards by Antonio Rodrigues, updated more than 1 year ago
Antonio Rodrigues
Created by Antonio Rodrigues over 6 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
A Floresta Amazônica está presente em quais Estados do Brasil, e abrange parte de quais países. A Floresta Amazônica representa mais de 60% do território brasileiro e está presente em todos os estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), Maranhão e Mato Grosso. Está presente também nos países: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Caracterize o clima da Amazônia. A Amazônia tem o clima quente e úmido, com temperaturas anuais variando entre 21ºC e 42º. A temperatura média anual é de 28ºC. Caracteriza-se por umidade elevada durante todo o ano, o que favorece a formação da cobertura vegetal de floresta ombrófila, com árvores de grande porte e folhagens sempre verdes. Apresenta altas taxas de precipitação pluviométrica, caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, sendo que as altas temperaturas das regiões de clima equatorial provocam um intenso processo de evapotranspiração.
A Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do planeta. Cite algumas espécies que são encontradas na Amazônia. Fauna – Araras, tucano, anta, bicho preguiça, boto, capivara, cotia, jacaré, jaguatirica, macacos, jiboia, onça, peixe boi, sapo, suçuarana, tamanduá bandeira, tartaruga, uirapuru, insetos, entre tantos outros. Flora – A flora da Floresta Amazônica é bem diversificada contendo aproximadamente 30 mil espécies de plantas diferentes. Entre elas podemos citar a vitória régia, urucum, buriti, babaçu, bromélias, etc.
As bacias hidrográficas no Brasil com maior potencial para a navegação são. A bacia hidrográfica Amazônica possui aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados (3,9 milhões no Brasil) de extensão. A bacia hidrográfica do Paraguai apresenta 1,1 milhão de quilômetros quadrados.
O Sivam foi introduzido na Amazônia para. O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) é um projeto desenvolvido pelas forças armadas do Brasil para realizar o monitoramento do espaço aéreo da Amazônia.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo