A Primeira Guerra Mundial

Description

Flashcards on A Primeira Guerra Mundial, created by beea.souza12 on 05/06/2014.
beea.souza12
Flashcards by beea.souza12, updated more than 1 year ago
beea.souza12
Created by beea.souza12 almost 10 years ago
125
6

Resource summary

Question Answer
Introdução à Primeira Guerra Deslocamento do centro economico mundial. Indústrias químicas e automobilisticas nos EUA. Industrias bélicas alemãs surpreendentes.
Paz Armada Alemanha exigia nova divisão colonial. Inglaterra se militarizava rápido para se defender. Corrida armamentista para amedrontar o inimigo.
Consequências da paz armada Africa e Asia disputam pelo mercado das potencias europeias. nacionalismo fortalecido. capacidade destrutiva do homem ampliada. Nacionalistas glorificavam o conflito e justificavam a dominação de outros povos.
Alemanha (1870-1871) Unificação da Alemanha (Bismarck). Conversão em potencia internacional que perturbava o equilíbrio de poder na Europa. Nacionalistas pressionaram a militarização.
Guerra Franco-Prussiana França perdeu a Alsácia e a Lorena para a Alemanha. Nacionalistas francesas queriam uma guerra por desforra, porem havia uma inferioridade bélica.
Bismarck política exterior para manter a França isolada e sem aliados. A fim de manter a paz e as fronteiras alemãs, forjou a Tríplice Aliança (Áustria-Hungria / Itália)
A triplice Entente A França investe e manda armas à Russia e estabeleceram uma aliança. Acabou com o isolamento de bismarck. Junto com a Inglaterra, formaram a Tríplice Entente.
Os Bálcãs desmembramento do Império Turco-Otomano. As potencias Imperialistas criavam nacionalismo. Russia defendia o Pan-Eslavismo (unificar os eslavos balcânicos para ampliar sua influencia)
Os Bálcãs II Império Austro-Hungaro queria construir a ferrovia Berlim-Bagdá para ter acesso direto ao petroleo do Golfo Pérsico (havia hegemonia inglesa nessa área).
Os Bálcãs III A Sérvia queria a construção da Grande Sérvia. O império Austro-Húngaro anexou a Bósnia-Herzegovina, dificultando o projeto sérvio. A sérvia promoveu movimentos nacionalistas na região.
O Estopim da Guerra I O Arquiduque Francisco Ferdinando (austria) viajou a Saravejo (Bósnia) para anunciar uma monarquia tríplice (austro-húngaro-eslava), elevando a Bósnia-Herzegovina ao nivel da Austria
O estopim da Guerra II Um terrorista com o apoio da Mão Negra assassinou F. Ferdinando. A Austria usou o assassinato como pretexto para esmagar a Sérvia (com a aprovação da alemanha)
O Estopim da Guerra III A Austria apresentou à Servia um Ultimato exigindo a investigação do assassinato para ser respondido em 48 horas. A Russia, temia um plano Austro-alemão para dominar os bálcãs e resolveu apoiar os Sérvios. Com o apoio Frances, a russia proclamou a mobilização geral.
Declaração de Guerra. A Alemanha declarou guerra à Russia e à França. Quando as tropas alemãs através da bélgica rumo ao território francês, a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, para impedir que ela se convertesse em "Dona da Europa"
A classe operária vai à guerra Os partidos socialistas dividiram-se sobre a participação na guerra. apoiaram as decisões dos governos de participar da guerra. internacionalismo. Os partidos russo, sérvio e húngaro mantiveram-se contra a guerra. Lênin - "A IIª Internacional está morta, vencida pelo oportunismo".
Plano Schlieffen (alemão) previa passar pela Bélgica(neutra) para fugir das defesas francesas e ocupar paris. Depois, as ferrovias alemãs conduziriam as tropas para enfrentar a Russia. Paris deveria ser tomada antes que a rússia pudesse invadir a alemanha.
Guerra de Trincheiras Era esperada uma guerra curta, porém durou 4 anos. os alemães A alemanha venceu inicialmente os franceses porem os russos invadiram a prússia oriental, obrigando os generais alemães e transferirem suas tropas do front francês.
Guerra de Trincheiras II A Itália (triplice aliança) manteve-se neutra até que sob a promessa de receber territórios austríacos entrou na guerra ao lado de franceses e ingleses. Os austriacos assumiram a ofensiva contra a Italia e os italianos retiraram-se desordenadamente
Entrada dos Estados Unidos I A Alemanha queria privar a Inglaterra de suprimentos e, como os EUA eram o principal fornecedor, viraram alvos. Os EUA temiam perder o mercado europeu caso a Alemanha dominasse o continente.
Entrada do Brasil O Brasil entrou na guerra com os EUA, porem numa posição secundária. cuidava de transporte e vigilancia dos mares, alimentação de tropas, envio de médicos e aviadores e apreensão de embarcações alemãs.
O Tratado de Brest-Litovsk A Rússia se retirou da guerra e negociou com a alemanha o tratado de brest-litovsk, pelo qual abriam mão da polônia, finlândia, estônia, letônia, lituânia, bielorússia e ucrânia. A revolução assustara as potencias capitalistas.
O Fim da guerra Os ingleses romperam as defesas alemãs. O exercito alemão temia que os aliados invadissem sua pátria e destruíssem sua reputação militar. O Kaiser abdicou e a nova republica alemã assinou um armistício encerrando o conflito.
Show full summary Hide full summary

Similar

Disputa contemporânea entre as concepções de mundo
Natane Garcia Santos
Idade coteporanea
Ana Clara Araújo
One child policy, China- Population Control Case Study
a a
Was the Weimar Republic doomed from the start?
Louisa Wania
AQA GCSE Physics Unit 2.2
Matthew T
A-level Psychology Revision
philip.ellis
An Inspector Calls: Mrs Sybil Birling
Rattan Bhorjee
Psychology subject map
Jake Pickup
Chemistry (C3)
Amy Lashkari
MAPA MENTAL
blanca beatriz m
Making the Most of GoConqr Flashcards
Sarah Egan