História da Saúde Pública no Brasil

Description

História da Saúde Pública no Brasil , desde o período colonial
Hilton Soares
Flashcards by Hilton Soares, updated more than 1 year ago
Hilton Soares
Created by Hilton Soares over 6 years ago
1779
4

Resource summary

Question Answer
Durante milhares e milhares de anos jaz incógnito e anônimo o gigantesco território brasileiro com suas florestas verde-escuras e sussurrantes, suas montanhas e seus rios e seu mar ritmicamente sonoro. A tardinha de 22 de abril de 1500, de repente aparecem no horizonte algumas velas brancas; caravelas bojudas e pesadas, com a vermelha cruz portuguesa em suas velas, aproximam-se da costa, e no dia seguinte chegam à praia desconhecida os primeiros escaleres A beleza e a grandiosidade das paisagens, combinavam, aos olhos do europer, com a saúde dos habitantes do novo mundo. Segundo as descrições, os índios eram fortes e ágeis. Desconheciam as mortais enfermidades que ceifavam milhares de vidas em todo o continente europeu. O "paraíso" tropical anunciado pelos marinheiros foi logo substituído pela versão oposta.
Os índios tinham as sua resistência abalada pelas doenças trazidas pelos estrangeiros, e isso acabava fazendo-os menos adeptos ao trabalho escravo (talvez daí tenha surgido a sua fama de preguiçoso).
Outro fator relevante que facilitou a escravidão negra foram as freqüentes doenças que muitas vezes provocavam a mortandade dos nativos.
BECO DA BOSTA Ruela em descida leve, bem estreita, que no período colonial servia de passagem para os escravos levarem tonéis de excrementos das famílias da cidade e jogá-los na maré. Era o único modo de despejo à época, já que não havia rede de coleta de esgoto.
No século XVII a colônia portuguesa da América era identificada como ïnferno". Múltiplas e frequentes enfermidades era um dos obstáculos para o estabelecimento dos colonizadores. Além do imenso território e da pobreza, o povo tinha medo de submeter-se aos tratamentos médicos, que eram baseados em purgantes e sangrias, que, em geral, enfraqueciam os pacientes e causavam a morte.
Show full summary Hide full summary

Similar

The Great Gatsby - Theme
Heather Taylor
GCSE PE - 7
lydia_ward
Chemistry General Quiz
lauren_johncock
Animal vs. Plant Cells
JimJam5
Revision Timetable
katy.lay
Pathogens and Immunity
Elena Cade
Interactive Multimodal Learning Environments
kaylamclaughlin8
The Circulatory System
Johnny Hammer
Treaty of Versailles (1919)
Inez Simpson
Phrasal Verbs
Felipe Veintimilla
Legislative Branch
Mr. Vakhovsky