Independência da América Espanhola

Description

Flashcards on Independência da América Espanhola, created by Ny Feuerschutte on 23/08/2017.
Ny Feuerschutte
Flashcards by Ny Feuerschutte, updated more than 1 year ago
Ny Feuerschutte
Created by Ny Feuerschutte over 6 years ago
133
0

Resource summary

Question Answer
O processo de independência da america espanhola ocorreu no século xix, para enterdemos esse evento, no século xix houve muita turbulencia no continente europeu. As razões principais foram: - a revolução francesa. - a instalação do império napoleônico.
A Espanha, metrópole onde a america estava associada, foi fortemente afetada pelas guerras napoleônicas. Além desse fator externo, temos que entender também os fatores internos, como a revolução francesa foi inspirada pelo iluminismo, que eram contrárias aos regimes absolutistas e ao mercantilismo, os primeiros movimentos para a independencia da américa espanhola também foram. Um desses foi a rebelião de Tupac e o movimento comunero. Esses movimentos foram sufocados pelo exército, mas serviu de estimulo para outros movimentos.
Além disso, a organização política das colônias espanholas desfavorecia enormemente os descendentes de espanhóis nascidos nas colônias – os chamados criollos. Os crillos não tinham poder político algum. as elites criollas foram os agentes principais das guerras pela independência. Entre os líderes dessa elite, quatro nomes possuem destaque: Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins e José Sucre.
A década de 1820 foi decisiva para as guerras pela independência. Gradualmente, praticamente todo o território das antigas colônias espanholas estavam livres (com exceção de Cuba, que só se tornou independente em 1898). Esse processo de independência foi bem-visto e acolhido por países que tinham interesse em estabelecer contatos comerciais diretos com a América Hispânica, como era o caso do Império Britânico e dos Estados Unidos da América.
Show full summary Hide full summary

Similar

AMÉRICA:divisões e quadrosnaturais
Adriano Liziero
América1
geotaquarai
Independência da América Espanhola
Antonio Augusto
Independência da América Espanhola
LUCAS DE MEDEIROS SOARES
Nascimento dos Estados Unidos da América
Laura Pavin
Codigo da Estrada 2016
Fábio Barros
Geografia do mundo
Igor Belarmino Lopes
Quiz Da Língua Enomacu
leonardo_evandro
Modelos Macroeconômicos
Wislley Costa
Nações latino-americanas
Eryc Lisboa
política externa do primeiro reinado e abdicação
Leticia Magalhaes