ANTIGUIDADE CLÁSSICA

Description

Mapa Mental on Antiguidade Clássica , created by Gislayne Andressa on 29-08-2017.
Gislayne  Andressa
Mind Map by Gislayne Andressa, updated more than 1 year ago
Gislayne  Andressa
Created by Gislayne Andressa over 6 years ago
35
1

Resource summary

ANTIGUIDADE CLÁSSICA
  1. Tales de Mileto (624 a 557 a.C)
    1. É o marco inicial da filosofia ocidental. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. "O mundo evoluiu da água por processos naturais". Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro.
    2. Pitágoras (570 e 497 a.C)
      1. Foi um filósofo e matemático grego. Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona. Os pitagóricos estudavam as propriedades dos números. A maior descoberta atribuída a Pitágoras deu-se no domínio da geometria.
      2. Demócrito de Abdera (460 - 370 a.C)
        1. Foi o maior expoente do atomismo. Avançou o conceito de um universo infinito. Na visão de Demócrito o cosmo é determinado pelo movimento imanente do próprio cosmo. Ele não acreditava em uma finalidade para a existência.
        2. Sócrates (469 - 399 a.C.)
          1. Foi um filósofo ateniense. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, dedicava-se a maiêutica. O filósofo acreditava que os atos errados eram consequências da própria ignorância.
          2. Platão (427 - 347 a.C.)
            1. Discípulo de Sócrates, foi um filósofo e matemático da Grécia antiga, fundador da primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. Ele buscava a verdade essencial das coisas.
            2. Aristóteles (384 - 322 a.C.)
              1. Aluno de Platão e professor de Alexandre, o grande. Ele focava preferencialmente a ciência (episteme) como fundamento da realidade. Fundou o Lykeion. Aristóteles ao contrário de Platão, defendia a existência de um único mundo: o mundo em que vivemos.
              2. Epicuro de Samos (342 - 270 a.C.)
                1. Foi um filósofo grego nascido na ilha de Samos . O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade. Ele pregava o equilíbrio e a qualidade de vida.
                2. PENSAMENTO CIENTÍFICO
                  1. IDADE MÉDIA
                    1. Santo Agostinho (354 a 430)
                      1. Foi influenciado pela filosofia neoplatônica que lhe ensinou a espiritualidade de Deus e e a negatividade do mal. Seu interesse central está circunscrito aos problemas de Deus e da alma.
                      2. Roger bacon (1214 - 1294)
                        1. Foi um filósofo inglês que focou muito no empirismo e ao uso da matemática no estudo da natureza. Foi um dos primeiros europeus a ensinar a filosofia de Aristóteles. Descreveu o método científico como um ciclo repetido de observação, hipótese, experimentação e necessidade de verificação independente. Se destacou pelo seu trabalho de alquimia.
                        2. São Tomás de Aquino (1225 - 1274)
                          1. Foi um padre dominicano, teólogo e proclamado santo pela igreja católica. Definiu o ser humano como uma unidade formada por corpo e alma, e acreditava ser possível demonstrar a existência de Deus pela razão. Ele Propôs 5 vias de demonstração: Primeiro motor imóvel, Causa primeira, Ser necessário, Ser perfeito e Inteligência ordenadora.
                          2. John Duns Scotus (1266 - 1308)
                            1. Foi um dos mais influentes filósofos da idade média. Scotus contradizia o Santo Tomás de Aquino, pois e acreditava em Deus, mas também dizia que a origem das coisas poderia afastar-se da sua criação e que buscar comprovar Deus era como provar o infinito.
                          3. RENASCENÇA
                            1. Erasmo de Roterdan (1469 - 1536)
                              1. Foi um teólogo e um humanista holandês. Sua vivência como monge fez com que criticasse várias características que julgava negativas na igreja católica.
                              2. Martinho Lutero (1843 - 1546)
                                1. Foi um padre e professor de teologia alemão a quem se atribuiu o início da reforma protestante.
                                2. Francis bacon (1561 - 1626)
                                  1. Foi um político e pensador inglês. Destacou-se pela exaltação da ciência como benéfica para o homem, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo. Para Bacon, o conhecimento científico teria finalidade de servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza. Seu grande mérito foi ter esboçado uma metodologia racional para a atividade científica.
                                  2. Galileu Galilei (1564 - 1642)
                                    1. Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Contribuiu para o método científico, foi denominado o pai da física e da matemática.
                                    2. René Descartes (1596 - 1650)
                                      1. Obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria. Segundo estudiosos Descartes inaugurou o racionalismo da idade moderna. Contribuiu grandiosamente para o método científico, acreditando nos sentidos.
                                    3. ILUMINISMO
                                      1. Isaac Newton (1643 - 1727)
                                        1. Foi um cientista inglês, mais reconhecido pelos seus trabalhos como físico e matemático. Criou um modelo de ciência pautado na utilização da análise e da síntese, por meio da indução para explicar os eventos naturais.
                                        2. David Hume (1711 - 1776)
                                          1. Foi um filósofo e historiador escocês. Ele parte do princípio de que todas as ideias são subprodutos da percepção, porém corrompida pelas emoções e paixões.
                                          2. Denis Diderot (1713 - 1784)
                                            1. Foi um filósofo e escritor francês. Diderot tinha fé no progresso contínuo, preocupava-se sempre com a condição humana e seus problemas morais.
                                          3. MODERNIDADE
                                            1. Auguste Comte (1798 - 1857)
                                              1. Foi um filósofo francês, fundador da sociologia e positivismo. Comte assinalou quatro acepções para a palavra - positivo: real, util, certo e preciso. O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
                                              2. Charles Darwin (1809 - 1882)
                                                1. Foi um naturalista britânico que convenceu a comunidade científica propondo uma teoria que explica como se da evolução por meio da seleção natural e sexual.
                                              3. CONTEMPORANEIDADE
                                                1. Karl Popper (1902 - 1994)
                                                  1. Foi um filósofo da ciência austríaco naturalizado britânico. Defendia o falsificacionismo, a tarefa do cientista em sua busca pela verdade, seria buscar provas de falsidade daquela teoria. Criticou o principio de verificabilidade e propôs o principio de falseabilidade.
                                                  2. Ernst Mayr (1904 - 2005)
                                                    1. Foi um dois maiores biólogos e filósofos da ciência do século XX. Mayr foi um grande crítico do que considerava como um autoritarismo das ciências físicas sobre as demais ciências. Criou o método científico atual que prioriza as ciências exatas em detrimento de outras áreas de conhecimento.
                                                    2. Tomas Kuhn (1922 - 1996)
                                                      1. Seu trabalho incidiu sobre a história e filosofia da ciência. Desenvolveu o conceito de paradigma. Paradigma é a representação de um padrão a ser seguido.
                                                      2. Imre Lakatos (1922 - 1974)
                                                        1. Se dedicou a matemática e a ciência. Sua contribuição para a filosofia da ciência foi a tentativa de resolver o conflito entre o falsificacionismo de Popper e as revoluções científicas proposta por Kuhn. Para Imre, o que chamamos de teoria pode ser, na verdade, uma sucessão de teorias sutilmente diferentes, mas que compartilham uma ideia comum, que ela chamou de hard core.
                                                        2. Paul Feyerabend (1924 - 1994)
                                                          1. Suas principais obras são: Contra o método (1975) e Ciência em uma sociedade livre (1978), tornou-se famoso pela sua visão anarquista da ciência e por sua suposta rejeição a existência de regras metodológicas universais. Feyerabend defende a ideia que não há regras metodológicas obrigatórias que devam ser utilizadas pelos cientistas, restringindo o processo científico.
                                                      Show full summary Hide full summary

                                                      Similar

                                                      Atenas
                                                      Phelipe Dias
                                                      Roma Antiga
                                                      Sara Martins Silva
                                                      Esparta
                                                      Phelipe Dias
                                                      Filosofia Antiguidade Clássica
                                                      Carlos Souza
                                                      Grécia
                                                      Ana Abreu
                                                      Antiguidade
                                                      Marina Blumer Grigull
                                                      Grécia Antiga (Antiguidade Clássica)
                                                      Alisson Lopes
                                                      Antiguidade Clássica
                                                      giulia machado
                                                      1_Filosofia Antiguidade Clássica
                                                      Carlos Souza