HOMILÉTICA FUNDAMENTAL

Description

Ciência da Oratória Prédica - Eloquência - Coerência
Ronaldo Elifas Lewis
Mind Map by Ronaldo Elifas Lewis, updated more than 1 year ago
Ronaldo Elifas Lewis
Created by Ronaldo Elifas Lewis over 6 years ago
69
0

Resource summary

HOMILÉTICA FUNDAMENTAL
  1. 1 A Origem:: homilética = vem do Grego"homilía" > associação = companhia "homileo" > falar, conversar > {homily} sermão, prédica; discurso. A homilética fundamental trata das questões introdutórias da matéria, visando uma compreensão objetiva de seus aspectos, tais como: origem, significado, tarefa, desenvolvimento histórico, problemas, características, conteúdo, importância e alvo da prédica evangélica.Stier propôs o nome Kerictica, derivado de ke,yx, que significa "arauto". Sikel sugeriu haliêutica, derivado de halieos, que significa "pescador".

    Annotations:

    • NT 1 Co 15. 33 ... as más conversações corrompem os bons costumes. A "homilética" surgiu durante o Iluminismo, entre os séculos XVII e XVIII
    1. 2 A homilética é ciência, quando considerada sob o ponto de vista de seus fundamentos teóricos (históricos, psicológicos e sociais); é arte, quando considerada em seus aspectos estéticos (a beleza do conteúdo e da forma); e é técnica, quando considerada pelo modo específico de sua execução ou ensino."O termo "homilética" surgiu durante o Iluminismo, entre os séculos XVII e XVIII, quando as principais disciplinas teológicas receberam nomes gregos, como, por exemplo, dogmática, apologética e hermenêutica.
      1. 3 Como disciplina teológica, a homilética pertence à teologia prática. As disciplinas que mais se aproximam da homilética são a hermenêutica e a exegese. Enquanto a hermenêutica é a ciência, arte e técnica de interpretar corretamente a Palavra de Deus, e a exegese a ciência, arte e técnica de expor as idéias bíblicas, a homilética é a ciência, arte e técnica de comunicar o evangelho. A hermenêutica interpreta um texto bíblico à luz de seu contexto; a exegese expõe um texto bíblico à luz da teologia bíblica; e ahomilética comunica um texto bíblico à luz da pregação bíblica. A homilética depende amplamente da hermenêutica e da exegese. Uma homilética sem hermenêutica b(blica é trombeta de som incerto (1 Co 14.8) e uma homilética sem exegese b(blica é a mera comunicação de uma mensagem humanista e morta.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Características do seres vivos
    Paulo Henrique M2895
    Capitalismo
    gqamanda
    Artrópodes
    Carolina Iwaoka
    Introdução à Biologia
    Maria Eduarda Wolff
    Barroco
    Lucas de Sales
    TEOLOGIA
    Miguel Couto
    PLANO DE AULA
    Lucas Villar
    Realismo no Brasil
    Volnei Vitorino
    Quiz Problemas com o Lixo
    Franciele Rodrigues
    Computação em Nuvem
    Raquel Sales de Azevedo