Colonização inglesa na América

Description

Mind Map on Colonização inglesa na América, created by Pedro Henrique L on 06/09/2014.
Pedro Henrique L
Mind Map by Pedro Henrique L, updated more than 1 year ago
Pedro Henrique L
Created by Pedro Henrique L over 9 years ago
79
2

Resource summary

Colonização inglesa na América

Annotations:

  • Trabalho de História professor Efrain Cucco Mapa Mental 1 integral Pedro Henrique L. Santos
  1. Como foi iniciada?

    Annotations:

    •    Em 1585, o inglês Walter Raleigh, liderou uma expedição com 117 pessoas, aportou na América e fundou a colônia da Virgínia.Cinco anos depois, uma outra expedição inglesa chegou à América a fim de complemetar o empreedimento, mas não encontrou niguém.Os colonos tinham sido mortos pelos os nativos.       Mas a colonização inglesa na América somente se efetivou com a chegada dos puritanos do navio Mayflower, 1620.
    1. Os puritanos

      Annotations:

      •      Os puritanos, conhecidos mais tarde como os ''pais peregrinos'', constituíram-se numa dissidência da Igreja Anglicana, influenciada por princípios calvinistas.Perseguidos devido a isso pelo governo inglês, os puritanos conseguiram uma permissão para se instalarem nas terras da campanhia Plymonth, em Massachusetts.Começava, assim, a história das Treze Colônias inglesas na América do Norte. 
    2. As Treze colônias

      Annotations:

      •      Diferentemente da colonização luso-espanhola, não foi a coroa inglesa a articuladora do processo colonizador.Seguindo os puritanos, vieram pessoas geralmente perseguidas por fatores religiosos ou políticos ou, ainda, expulsas da terra pela política inglesa dos cercamentos.
      1. Divisões

        Annotations:

        •        As Treze Colônias são divididas em três blocos:as colônias do norte, formando aquilo que na época é conhecido como Nova Inglaterra, assim como as colonias do centro, tiveram sua economia baseada em pequenas e médias propriedades.
        1. As Colônias do Sul

          Annotations:

          •      As colônias do sul, tiveram uma colonização assemelhando-se à colonização luso-espanhola na América, com base na colonização mercantilista. Sua estrutura era fundamentada, na grande propriedade, no trabalho escravo africano, na monocultura e na produção em larga escala para atender aos interesses da metrópole inglesa.
        2. Produções

          Annotations:

          •      Produzindo para o mercado interno, pois as condições geográficas, semelhantes às da Europa Ocidental, nada tinha a oferecer de produtos tropicais. Formando, portanto, Colônias de Povoamento.
        3. Colônias de Povoamento

          Annotations:

          •      Nessas colônias de povoamento, quando a família precisava de mão de obra para auxiliar nos trabalhos, utilizava assalariado ou o servo por contrato.O inglês que desejasse vir para a América e não tivesse recursos financeiros, seria bancado por uma família de colonos, para quem ele trabalharia por certo período a fim de pagar as despesas de sua viagem. Depois de trabalhar o suficiente para pagar essas despesas, o novo colono estava livre para conseguir um pedaço de terra e prosseguir sua vida nas novas terras.
          1. Comércio Triangular

            Annotations:

            •      No século XVIII, com o desenvolvimento da produção de rum, do índigo e de outros produtos, foi possível aos colonos do norte efetuarem o chamado comércio triangular, representado pela venda do rum à África e ao sul da Europa, pela a aquisição de escravos na África e pela a venda nas Antilhas, onde se adquiria melaço, que, por sua vez, era matéria prima do rum.
            1. Âmbito Político

              Annotations:

              •       No âmbito político, as Treze Colônias apresentavam um elevado grau de autonomia, organizando seus governos em base representativa da população colonial, os chamados self-governments.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              GRE Test - Overview
              SAT Prep Group
              Of Mice and Men
              becky_e
              GCSE English Language Overview
              philip.ellis
              GCSE AQA Citizenship Studies: Theme 1
              I Turner
              History - Germany 1918 - 1945
              Grace Evans
              AS Economics Key Terms
              Fred Clayton
              Organic Chemistry
              Megan Tarbuck
              Pathos in Battle
              mouldybiscuit
              Using GoConqr to teach English literature
              Sarah Egan
              Mga Tauhan ng Ibong Adarna
              mark.sy7054
              mi mapa conceptual
              Gloria Romero