LESÃO CELULAR

Description

Morte celular causada de forma sempre patológica.
Gabriela  Melo Fonteles
Mind Map by Gabriela Melo Fonteles, updated more than 1 year ago
Gabriela  Melo Fonteles
Created by Gabriela Melo Fonteles about 6 years ago
40
0

Resource summary

LESÃO CELULAR
  1. NECROSE: Morte celular causada de forma sempre patológica.
    1. Alterações morfológicas que acontecem após a morte celular em um tecido vivo, devido à ação progressiva de enzimas nas células que sofreram uma lesão letal.
      1. A maioria das células necróticas e de seus fragmentos acaba desaparecendo, devido à digestão enzimática e à fragmentação, seguidas da fagocitose por macrófagos e leucócitos.
      2. Necrose de coagulação: acontece caracteristicamente quando da morte celular por hipóxia em todos os tecidos, à exceção do cérebro. Nesse tipo de necrose, predomina a coagulação protéica, e tende a acontecer em tecidos com alto teor de proteínas.
        1. Necrose de liquefação: é característica de infecções, pois essas promovem o acúmulo de células inflamatórias; e também da morte por hipóxia do sistema nervoso. Esse tipo de necrose ocorre quando há o predomínio de liquefação enzimática; acontece quando o tecido tem grande teor gorduroso.
          1. Necrose caseosa é uma forma distinta de necrose de coagulação, encontrada comumente em focos de tuberculose. Esse termo é derivado da aparência branca, semelhante a queijo, da área necrótica.
            1. A necrose gordurosa se refere a áreas de destruição de gordura que ocorre como resultado da liberação de lípases pancreáticas ativadas na cavidade abdominal, quando de uma pancreatite aguda, por exemplo.
            2. APOPTOSE: Morte celular que pode ser causada também por processos fisiológicos normais do organismo (suicídio celular).
              1. Via de morte celular programada e controlada intracelularmente através da ativação de enzimas que degradam o DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas.
                1. Apoptose de via Intrínseca ou Mitocondrial ocorre quando da retirada de fatores de crescimento ou de hormônios, ou quando acontece lesão ao DNA por radiação, toxinas ou radicais livres.
                  1. Apoptose de via Extrínseca acontece por meio da interação receptor-ligante, como por exemplo o Faz e o receptor de TNF. Isso ativará uma cascata de proteínas adaptadoras, que também culminará na ativação das caspases.
                    1. A apoptose pode acontecer após a privação de fatores de crescimento; mediada por danos ao DNA; induzida pela família de receptores do Fator de Necrose Tumoral (TNF) ou mediada pelo linfócito T citotóxico.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Mecanismos de lesão celular
                    Amanda Santos França
                    Lesões celulares
                    Amanda Santos França
                    Necrose e Apoptose
                    Fernanda Angel
                    Necrose
                    Maria Martini
                    Morte celular
                    Dado .
                    Patologia prova 1
                    Gustavo Pizutti
                    Isquemia
                    Marcela Mapeli
                    Patologia Modulo 1
                    Saint-Clair Luiz
                    Agente nocivo
                    Marcela Mapeli
                    Biocel P2
                    Mayla Souza