MAX WEBER (racionalização)

Description

Mind Map on MAX WEBER (racionalização), created by Leila Schappo Camargo on 09/14/2014.
Leila Schappo Camargo
Mind Map by Leila Schappo Camargo, updated more than 1 year ago
Leila Schappo Camargo
Created by Leila Schappo Camargo over 10 years ago
31
1

Resource summary

MAX WEBER (racionalização)
  1. Tipo ideal: Modelos conceituais ou analíticos que podem ser usados para compreender o mundo. Qualquer situação no mundo real pode ser compreendida comparada e comparada a um tipo ideal. Poder, dominação e legitimação.
    1. Dominação legal: Regras, estatutos ou leis sancionadas pela sociedade ou organização. Dominação Tradicional: Legitimação, figura do líder, Regras determinadas pela tradição. Dominação Carismática: Apoiada na devoção por um apessoa com qualidades pessoais, como oratória, heroísmo, faculdades mágicas.
    2. Max Weber (1864-1920) Intelectual, alemão, jurista e economista. Considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia - Mostrar a realidade como é, e não como desejaria que fosse. Expressa seu sentimento sociológico a partir das relação do indivíduo como o meio social.
      1. Sociedade da racionalidade: Indivíduos cada vez mais pautados em avaliações racionais, que levaram em consideração a eficiência e as consequências futuras.
        1. Educação: Na medida em que a sociedade se racionaliza, não é mais, a preparação para que o indivíduo compreenda seu papel na sociedade. Tão pouco como meio de libertação. Torna-se o meio determinante de estratificação social, uma forma distinta onde busca-se obter privilégios sociais.
        2. Ação Social: Idéias, valores e crenças tinham poder de ocasionar transformações. Os indivíduos tem a habilidade de agir livremente e de moldar o futuro. Complexa interação de ações. A ação social, se constitui o marco inicial para a definição da sociologia compreensiva de Weber, que para ele "ocorre quando um indivíduo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude, de praticar uma ação."
        3. Sociedade Industrial: Pouco espaço para sentimentos e para fazer coisas simples razão de terem sido repetidas por gerações.
          1. Revolução industrial e a ascensão do capitalismo: Forte tendência em direção à racionalização.
            1. Capitalismo: Dominado pela ascensão da ciência e da burocracia. A Burocraciavista como o único modo de organizar um grande número de pessoas.
              1. Sociedade da Religião: Certos aspectos das crenças cristãs influenciaram fortemente o surgimento do capitalismo. Não surgiu só de mudanças econômicas.
            2. Racionalização (otimista): Desenvolvimento da ciência, da tecnologia moderna da burocracia, desda política ate religião e a atividade econômica marcou a sociedade moderna.
              1. Racionalização (pessimista): Temia a sociedade moderna como um sistema que esmagaria o espírito humano ao tentar regular todas as esferas da vida social.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              ExamTime's Getting Started Guide
              PatrickNoonan
              Developmental Psychology - Freud, Little Hans (1909)
              Robyn Chamberlain
              To Kill A Mockingbird GCSE English
              naomisargent
              Maths Revision- end of year test
              hannahsquires
              GCSE Maths: Overview Note
              Andrea Leyden
              GCSE AQA Physics - Unit 1
              James Jolliffe
              Biology (B3)
              Sian Griffiths
              GCSE REVISION TIMETABLE
              Sonia Christopher
              Theory of Knowledge Essay Preparation
              Derek Cumberbatch
              1PR101 2.test - Část 11.
              Nikola Truong
              Rossetti Links
              Mrs Peacock