Europa

Description

Mind Map on Europa, created by Maisa Vieira Cruz on 20/06/2018.
Maisa Vieira Cruz
Mind Map by Maisa Vieira Cruz, updated more than 1 year ago
Maisa Vieira Cruz
Created by Maisa Vieira Cruz almost 6 years ago
10
0

Resource summary

Europa
  1. Ocidental
    1. Andorra, Alemanha,Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Malta, Mónaco, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
      1. Durante a Guerra Fria, quando a Europa Ocidental designava os países membros da NATO e sob influência norte-americana, o termo era frequentemente usado como contraponto ao Leste Europeu, que estava sob influência soviética. As fronteiras entre os países do Ocidente e do Leste estavam bem defendidas e patrulhadas, especialmente do lado oriental. A estas fronteiras dava-se também o nome de Cortina de Ferro.
    2. Oriental
      1. República Tcheca,Hungria,Romênia, Eslováquia,Bulgária,Eslovênia,Croácia,Montenegro,Sérvia,Albânia, Bósnia Herzegovina,Macedônia,Chipre,Armênia, Bielorússia ,Azerbaidjão, Ucrânia,Geórgia,Rússia(região oeste),Turquia,Moldávia,Estônia,Letônia,Lituânia,Polônia
        1. É importante destacar que esta divisão, baseada na localização geográfica, não é uma unanimidade entre os geógrafos. Muitos adotam critérios históricos, culturais e até políticos para estabelecer a divisão da Europa em Oriental e Oriental. O termo Leste Europeu (Europa Oriental) foi muito utilizado no período da Guerra Fria, para fazer referência aos países socialistas sob influência da antiga União Soviética.
      2. Localização
        1. Países indútrializados: SUÉCIA, ÁUSTRIA,SUÍÇA,ALEMANHA,FRANÇA ,REINO UNIDO, ITÁLIA, BENELUX (BÉLGICA, HOLANDA E LUXEMBURGO)
        2. Crescimento Demográfico::
          1. As questões demográficas da Europa, atuais e passadas, incluíram emigração por motivos religiosos, relações raciais, imigração econômica, declínio da taxa de natalidade e envelhecimento populacional. Em alguns países, tal como a Irlanda e a Polónia, o acesso ao aborto é atualmente limitado; no passado, tais restrições eram comuns em toda Europa, assim como a maioria dos métodos contraceptivos.
          2. Xenofobia
            1. O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.

            Media attachments

            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Europa - características econômicas
            Professora Fabiane
            Flashcards- Europa: Países e Capitais
            Felipe Perreira
            Recursos hídricos
            Homero Borba
            Historia - Feudalismo
            Maria Clara Ferreira
            América1
            geotaquarai
            1_América1
            geotaquarai
            Mercantilismo
            higorxduarte
            Revolução Francesa
            Thaynara de Azevedo
            Xenofobia
            Jéssica Damiani
            Escravidão Africana e Escravidão no Brasil
            Isadora Borges