Geografia e Historia de Goiás

Description

Mind Map on Geografia e Historia de Goiás, created by Fabiana Lemos on 12/10/2014.
Fabiana Lemos
Mind Map by Fabiana Lemos, updated more than 1 year ago
Fabiana Lemos
Created by Fabiana Lemos over 9 years ago
99
4

Resource summary

Geografia e Historia de Goiás
  1. origina-se da denominação da tribo indígena ‘guaiás’
    1. clima é tropical
      1. limita-se ao norte com o Tocantins; a leste e sudeste com Minas Gerais; a leste com a Bahia; a sudoeste com o Mato Grosso do Sul; e a oeste com o Mato Grosso.
        1. Suas terras são drenadas principalmente pelos rios Tocantins, Araguaia e Paranaíba.
          1. Destacam-se ainda no Estado, os rios Aporé, Corumbá, São Marcos, Claro e Maranhão.
            1. No rio Araguaia encontra-se a ilha de Bananal, a maior ilha fluvial brasileira
              1. Com exceção da pequena área onde domina a floresta tropical, conhecida como Mato Grosso de Goiás, a maior parte do território do Estado de Goiás apresenta o tipo de vegetação escassa do cerrado.
                1. A população do Estado de Goiás é de 4.170.906 habitantes, distribuídos em 232 municípios, com densidade demográfica de 12,2 habitantes por km2.
                  1. as cidades mais populosas do Estado encontram-se Goiânia, a capital, seguida por Anápolis, e Luziânia.
      2. Economia - Baseia-se na produção agrícola e na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecção, mobiliário, metalúrgica e madeireira. Na agricultura destacase a produção de arroz, café, algodão herbáceo, feijão, milho, soja, sorgo, trigo, cana-de-açúcar e tomate. A criação pecuária de bovinos, suínos, bubalinos, além de eqüinos, asininos, ovinos e aves. Produz também água mineral, amianto, calcário, fosfato, níquel, ouro, cianita, manganês, nióbio e vermiculita.
        1. Formação Histórica - Os colonizadores portugueses chegaram pela primeira vez na região após quase um século do descobrimento do Brasil. As primeiras ocupações deveram-se a expedições de aventureiros bandeirantes provenientes de São Paulo, entre as quais destacou-se a de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera, que seguia em busca de ouro, tendo encontrado as primeiras jazidas no final do século XVII. A colonização de Goiás deveu-se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo no século XVI, em busca de melhores terras para o gado. Em 1744, a região, antes pertencente ao Estado de São Paulo, foi separada e elevada à categoria de província. A partir de 1860, a lavoura e a pecuária tornaram-se as atividades principais da região, ao mesmo tempo em que a atividade de mineração do ouro entrou em decadência devido ao esgotamento das minas. A navegação a vapor e a abertura de estradas, no final do século XIX, possibilitaram o escoamento dos produtos cultivados no Estado, perm
          1. Indígenas - Existem atualmente quatro áreas indígenas no Estado de Goiás, três das quais já se encontram demarcadas pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI, órgão do Governo Federal responsável pela questão indígena no País. A população indígena do Estado não ultrapassa 120 habitantes e ocupa área de 39.781 hectares, abrangendo os municípios de Aruanã, Cavalcante, Minaçu, Colinas do Sul, Nova América e Rubiataba.
            1. Transporte - A rede ferroviária é constituída por apenas uma linha-tronco, que, partindo de Araguari, no Triângulo Mineiro, alcança Goiandira, Ipameri, Pires do Rio, Silvânia, Leopoldo de Bulhões e Anápolis. Da linha-tronco partem dois ramais, um em direção a Brasília e outro em direção a Goiânia.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Romeo and Juliet: Act by Act
              PatrickNoonan
              Criminal Law
              jesusreyes88
              Macbeth Notes
              Bella Ffion Martin
              How does Shakespeare present villainy in Macbeth?
              maxine.canvin
              Quick tips to improve your Exam Preparation
              James Timpson
              Biological Definitions
              Yamminnnn
              Random German A-level Vocab
              Libby Shaw
              Psychology A1
              Ellie Hughes
              GCSE AQA Biology - Unit 3
              James Jolliffe
              AQA GCSE Chemistry Unit 2
              Gabi Germain
              World War I
              Lydia Klein